Conceitos Sobre o Atraso na Fala

Antes de falarmos sobre atraso na fala da criança é importante entender que existe um período crítico no desenvolvimento infantil, em que as áreas do seu cérebro responsáveis pela fala e a linguagem estão em formação. Essa fase vai do nascimento aos 3 anos de idade e deve coincidir com um período de intensa estimulação comunicativa, com ambientes ricos em sons, imagens e acesso à fala e à linguagem humana. É nesse cenário que se torna muito importante a vigilância da audição dos bebês e crianças, seja com o teste da orelhinha, obrigatório em recém nascidos, seja através da observação do comportamento e das reações da criança à medida que ela avança. A falha em estimular o cérebro na hora certa com sons e fala pode prejudicar de maneira definitiva a futura habilidade linguística da criança.

O desenvolvimento da linguagem no bebê começa muito antes do aprendizado da fala, na medida em que eles começam a usar o choro, o sorriso e outros gestos como sinais de fome, tristeza, contentamento ou solidão… Por volta dos 6 meses de idade, os bebês já compreendem que a fala dos pais e demais pessoas que os cercam é um canal de comunicação. Mesmo que eles ainda não tenham a capacidade cerebral e motora para articular palavras e falarem, eles já podem “conversar”, dando atenção a quem fala com eles e respondendo com gestos e resmungos à sua própria maneira.

O ritmo da aquisição da fala e linguagem entre as crianças é muito variado, sendo assim importante observar se o passo-a-passo desse caminho segue seu rumo natural. Abaixo, fiz a tradução para o português de um checklist criado pela Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição, que pode auxiliar aos pais a saberem se seus filhos seguem os degraus da boa aquisição de linguagem e quando pode haver um atraso na fala preocupante.. Qualquer falha nessa evolução deve ser avaliada por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

Critérios para identificar Atraso na Fala

Até os 3 meses

Reage a sons altos
Acalma-se ou sorri quando ouve a fala
Reconhece sua voz e pára de chorar ao ouvi-la
Pára ou inicia a sucção enquanto mama ao ouvir a voz
Articula sons com a boca
Chora de maneira diferente para necessidades diferentes
Sorri ao ver vocês

Dos 4 aos 6 meses

Segue os sons com os olhos
Reage ás mudanças no seu tom de voz
Da atenção a brinquedos que produzem sons
Presta atenção à música
Balbucia sons diferentes, inclusive começando com p, b, m,  imitando a maneira correta de falar
Dá risadas
Balbucia quando está excitado ou insatisfeito
Produz murmúrios brincando sozinho ou com você

Dos 7 meses a 1 ano

Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música
Vira-se para a direção dos sons
Presta atenção quando você fala com ele
Entende palavras comuns “água”, “mamar”, “sapato”
Atende à chamados como “vem cá”
Balbucia sílabas repetidas como “dadada”, “papapa”
Balbucia no intuito de receber atenção
Tenta se comunicar com gestos como levantar os braços
Imita diferentes sons da fala
Fala uma ou duas palavras como “papai”, “mamãe” ou “não” até um ano

1 a 2 anos

Aponta para algumas partes do corpo quando você fala o nome delas
Obedece comandos simples (“chuta a bola”) e entende perguntas simples (“cadê seu sapato?”)
Se diverte com histórias, músicas e rimas simples
Aponta para figuras em livros quando você fala os nomes
Aprende novas palavras regularmente
Fala perguntas simples com uma ou duas palavras
Junta duas palavras como “mais água”
Usa os sons das consoantes no inicio das palavras

2 a 3 anos

Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou perguntar
Pronuncia os sons de k, g, f, t d e n.
Fala de um jeito que pessoas da  família e amigos entendem
Refere-se aos objetos pelos nomes corretos para mostrá-los ou pedi-los
Consegue nomear quase todas as coisas

3 a 4 anos

Ouve quando você chama de outro cômodo
Ouve a TV no mesmo volume que as demais pessoas da casa
responde perguntas simples como “quem”, “O quê?”. “Onde?”, “Porquê?”
Pode falarsobre suas atividades, na escola ou fora dela
Usa frases com quatro ou mais palavras
Fala com facilidade sem repetir sílabas ou palavras

4 a 5 anos

Presta atenção às pequenas histórias e responde perguntas simples sobre elas
Ouve e entende a maioria das coisas que são ditas em casa e na escola
Usa frases com riqueza de detalhes
Conta histórias até o fim
Comunica-se facilmente com outras crianças e adultos
Pronuncia corretamente a maioria dos sons, com exceção de alguns poucos (l, s, r, v, z, ch)
Faz rimas
Reconhece algumas letras e números
Usa a gramática dos adultos
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