Novas Indicações

  • Surdez em Agudos: Nos últimos anos vimos surgir novas indicações ao IC. Pacientes com surdez profunda nas frequências agudas e com audição mais ou menos preservada em tons graves agora podem se beneficiar do IC híbrido que atua de modo duplo, sendo o dispositivo ao mesmo tempo IC e AASI. Assim o paciente pode se beneficiar da estimulação dos sons agudos pelo IC e os sons graves são amplificados pelo AASI integrado ao sistema. Já há modelos híbridos disponíveis no Brasil.
  • Zumbido Incapacitante: A observação clínica mostra que na maioria dos pacientes portadores de zumbido, o IC traz alívio do mesmo. Desta forma, alguns centros vêm propondo o IC como opção de tratamento em pacientes que não conseguem alívio com nenhuma outra modalidade de tratamento.
  • Surdez Unilateral: Atualmente as melhores opções de tratamento dessa condição são os aparelhos auditivos do tipo CROSS e o Implante BAHA. Ambos se valem da orelha normal para receber os sons que chegam ao lado surdo. Assim, o IC teria a vantagem de restabelecer a audição binaural. Trata-se de indicação ainda em estudo e, apesar de haver centenas de pacientes já implantados no mundo, ela ainda não está estabelecida como consenso em nosso meio.

<< Indicações na Surdez Pós-Lingual

Deixe uma resposta