São muitos os que sofrem com a surdez e chegam no consultório ou enviam mensagens com a mesma preocupação: “Não existe um implante coclear invisível?“. O melhor conselho que posso dar para os que aguardam que o implante coclear diminua ou fique invisível é: Esqueça isso!
Para os que desejam mais detalhes sobre o assunto e o porque dessa resposta, explico:
Existe muita ciência e tecnologia em desenvolvimento para o tratamento da surdez. Células tronco, nanotecnologia e terapia genética poderão no futuro curar ou prevenir a surdez decorrente de algumas causas (vide a série Cura da Surdez à Caminho). Também os implantes cocleares poderão se tornar totalmente implantáveis, sem unidade externa e portanto invisíveis. De fato, já existem pacientes com cócleas implantadas com esse tipo de tecnologia, embora apenas em caráter experimental. Entretanto existem alguns problemas ainda não contornados para que esses implantes se tornem realidade, como a durabilidade da bateria e a qualidade do som captado por microfones internos. O tempo necessário para esses desafios serem vencidos é totalmente incerto. Alguns especialistas falam em 5, 10 ou mais anos. A verdade é que ninguém sabe!
Se este é o panorama que podemos esperar do futuro, por que o conselho de esquecer isso?
Porque seu cérebro não pode esperar! A surdez não tratada traz incontáveis prejuízos ao seu cérebro.
O cérebro é um órgão que se adapta e se transforma conforme as informações que recebe. É a tal da neuroplasticidade. Como já publiquei algumas vezes aqui, a privação de estímulos cerebrais decorrentes da surdez pode levar à atrofia (diminuição do tamanho) do cérebro e aumentar as chances de Alzheimer, depressão e outros prejuízo cognitivos. Alguns estudos mostram que essas alterações cerebrais já acontecem mesmo nos quadros iniciais, leves ou moderados da surdez. Como eu disse antes, muita pesquisa está em andamento nas universidades e na indústria médica. São investimentos gigantescos, com muito dinheiro, muita gente competente envolvida e resultados promissores. Essas serão soluções que vão beneficiar milhares de pessoas, mas no futuro. Portanto, para aquelas pessoas que receberam a indicação formal de um implante coclear nos dias atuais – seja por uma surdez severa ou profunda e que não se beneficiam o suficiente com aparelhos auditivos – o tempo de agir é agora!
5 comments
verdade. só que na maioria das vezes é bem dificil pro paciente, aceitar um aparelho tão sofisticado.. de modelo bem visiabilizado por tdos à seu lado. principalmente para aqueles curiosos que vão logo perguntando pra que isso? ou pq vc.usa isso? fingindo inocência quando não verdade mais parece uma crítica. ê preciso mto autocontrole pra encarar a situação de boa… Porque acredito que ninguém se sente Feliz em precisar usar… Dai pode até sentir-Se Feliz. com a melhora que o aparelho ira propocionar com o tempo…
minha filha de quatro anos, implantada a um ano, mesmo não querendo usar o aparelho o tempo todo, esta desenvolvendo a fala, isso para mim é muito satisfatório, tenho esperanças que ela tenha total exito com o IC.
A atrofia cerebral ocorre se a indicação de IC for só para um ouvido? O ótimo retorno que tenho em um dos ouvidos com AASI pode postergar o IC ou é melhor implantar logo, independente da perda se agravar também no outro ouvido?
Olá Cássia,
Pelas diretrizes atuais, o IC é indicado quando não há ganho com AASI nos dois ouvidos. Nas pessoas que têm ganho satisfatório, mesmo que apenas num ouvido, a indicação tem que ser avaliada com muito critério pela equipe.
Quanto aos efeitos cerebrais da privação sonora em apenas um ouvido, eu não tenho acesso a pesquisas suficientes para te responder.
Um abraço e feliz 2016!
Luciano Moreira
Boa tarde.
As pessoas curiosas realmente não conhece o IC eu fiz em 2012 um trabalho de faculdade sobre surdez e não tive conhecimento do IC.
Já em 2013 quando meu filho nasceu e tive a necessidade descubro que ixistia algo que pudesse faz o meu pequeno ouvir.
Hoje com 1 ano e 7 meses ela já fala bastante coisa.
Então gente vamos parar de preocupar com quem está em volta e agradecer a Deus pela inteligência dos profissionais de saúde que possibilitaram que nos possamos ouvir de forma ajustada pelas mãos do homem…
Feliz 2016 a todos..