Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

Aparelho AUDITIVO ou IMPLANTE Coclear – Dr. Luciano Moreira OTORRINO

O que é melhor: aparelho auditivo ou implante coclear? Essa não é exatamente a forma que a gente raciocina quando recebe o paciente com perda auditiva. O mais correto seria perguntar quem precisa de um aparelho auditivo e quem precisa de um implante coclear.

As indicações do implante coclear têm uma série de detalhes e, para quem tiver interesse, eu tenho uma série de quatro vídeos falando especificamente do implante coclear no meu Canal no Youtube. São vídeos que gravei nos primeiros meses de pandemia, em julho de 2020, e você pode encontrá-los na minha timeline.

Aparelho auditivo ou implante coclear?

Vou tentar explicar aqui as diferenças entre os aparelhos auditivos e os implantes cocleares e para quem se aplica cada um deles. Isso tem a ver com o grau da perda auditiva, o tamanho da perda auditiva. Aparelhos auditivos, como estes aqui, são dispositivos que fazem a amplificação do som. Eles captam som, amplificam e apresentam ao nosso ouvido um som mais forte, mais alto. Eles são capazes de ajudar pessoas que têm perdas auditivas de grau leve, moderado, severo e, raramente, até profundo. Precisamos que o ouvido interno, a cóclea, ainda seja capaz de transformar o som amplificado pelos aparelhos em impulsos neurais para que o cérebro possa entender a mensagem sonora.

Na medida que a perda auditiva avança e chega ao grau severo e profundo, não é mais apenas uma questão de volume. Nesses casos, mesmo aparelhos auditivos amplificadores não conferem à pessoa a capacidade de compreender a fala. Mudamos completamente a forma de tratar e não estamos mais interessados em amplificar o som, mas em substituir todo o ouvido através de um ouvido biônico. É aí que entra o implante coclear. O implante coclear é um sistema de duas peças: uma peça é o implante propriamente dito, colocado durante uma cirurgia, que fica abaixo da pele e do músculo, acima do crânio. Este pequeno feixe de eletrodos vai dentro da cóclea.

Por fora, a pessoa usa um processador de fala que capta o som, digitaliza-o e transfere-o para a unidade interna através de um ímã. O implante vai estimular, através dos seus eletrodos, diretamente o nervo auditivo. Por isso, é um ouvido biônico, porque substitui todo o funcionamento do ouvido.

Fica claro, então, que a melhor pergunta a fazer é: no seu caso específico, o que é melhor, aparelho auditivo ou implante coclear?

Enquanto a tecnologia de amplificação dos aparelhos auditivos tende a ajudar a maioria das pessoas com uma perda neurossensorial leve, moderada e até severa, para aqueles com uma perda auditiva severa ou profunda, o implante coclear tende a ser o melhor.

DICA DO DR. LUCIANO MOREIRA: se você tem perda auditiva, otosclerose, zumbido no ouvido, usa aparelho auditivo ou implante coclear, conheça o CLUBE dos Surdos Que Ouvem, criado pela escritora Paula Pfeifer, do site Crônicas da Surdez. Os grupos do Clube vêm ajudando a transformar milhares de vidas desde 2010. Estar em contato direto com outras pessoas que têm deficiência auditiva é algo que vai ajudar muito a sua jornada da surdez. E, se você precisa comprar aparelho auditivo e está cheio de dúvidas, essas AULAS vão ser de grande valia.

 

 

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
      1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
      2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
      3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
      4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
      5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

 

 

#surdez #surdos #surdosqueouvem #otosclerose #aparelhoauditivo #implantecoclear #deficienciaauditiva #zumbido #zumbidonoouvido

Sair da versão mobile