A idade mínima para fazer implante coclear em um bebê varia entre países e equipes médicas. No Brasil, pelo SUS, a idade mínima é 1 ano. Já os convênios médicos não fazem esse limite.
Equipe Sonora DE IMPLANTE COCLEAR no RJ: Dr. Luciano Moreira
A minha equipe de Implante Coclear no Rio de Janeiro, Equipe Sonora, faz a cirurgia de implante coclear em bebês a partir dos 6 meses de vida. Outros colegas preferem fazer a partir de 1 ano de idade.
Com qual idade meu bebê deve fazer implante coclear?
A equação é a seguinte: considerando que o diagnóstico de surdez profunda esteja fechado, quanto mais cedo for feito o implante coclear, melhor tende a ser o resultado no desenvolvimento da linguagem e da fala.
Entretanto, é preciso que o bebê tenha um porte físico que não aumente muito o risco de uma anestesia e do procedimento cirúrgico.
A precocidade é um fator fundamental de sucesso no implante coclear.
Cada caso é um caso
Por isso, a consulta com um otorrinolaringologista especialista em surdez faz a diferença.
Converse com mães de bebês que já fizeram implante coclear
Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.
Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.