Tenho 4 filhos, e três deles são crianças que roncam à noite. Para os dois mais velhos isso já é passado, mas o pequeno ainda incomoda os irmãos com seus roncos enquanto dorme. Caso meu caçula venha a desenvolver grandes amigdalas e adenoides, é bem provável que em breve acabe seguindo o rumo dos irmãos e sendo operado também.
O RONCO EM CRIANÇAS NÃO É NORMAL
O ronco em crianças pequenas pode parecer algo engraçadinho, ou “natural” e “de criança cansada”, mas o fato é que crianças que roncam com frequência estão mais sujeitas à vários outros problemas de saúde, desde urinar na cama, passando pelo mau humor, irritabilidade, até o mau desempenho escolar ou o maior risco de problemas auditivos decorrentes de otites repetidas ou mal curadas.
DIAGNÓSTICO INCORRETO DE TDAH EM CRIANÇAS QUE RONCAM
Algumas vezes, crianças com distúrbios do sono e que roncam são erroneamente diagnosticadas como portadoras de transtorno do déficit de atenção, enquanto o que elas precisam é de uma boa noite de sono.
POR QUE AS CRIANÇAS RONCAM?
O ronco frequente em crianças pode ter outras origens, como a alteração anatômica congênita da face, com uma diminuição da mandíbula ou da via aérea superior ou mesmo uma disfunção nos músculos da faringe e dos nervos que controlam esses músculos, gerando um fechamento da via aérea durante o sono.
Entretanto, o aumento das amígdalas e da adenoide é a causa na imensa maioria das crianças com ronco e problemas respiratório do sono.
LEIA MAIS SOBRE RONCO EM CRIANÇAS
Ronco em Crianças – 10 Sinais de Alerta
Doutor, ainda se operam a amígdalas?
Cirurgia das Amígdalas e Adenoides