Ícone do site Dr. Luciano Moreira – Otorrino – Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

Desvio do Septo Nasal – Dr. Luciano Moreira, Otorrino – Rio de Janeiro

desvio de septo nasal

O septo nasal é a parede que separa a cavidade nasal em duas. Ele é composto de uma estrutura central, coberta por mucosa respiratória de ambos lados. A porção mais anterior do septo é mais flexível graças a sua composição cartilaginosa, o que permite o nariz funcionar como um “protetor da face”.

A extensão interna ou posterior do septo é basicamente composta por osso.

O septo nasal “ideal” é o septo reto, sem curvaturas ou protuberâncias de ambos os lados.

Sinais e sintomas do Desvio do Septo Nasal

    • Obstrução nasal uni ou bilateral
    • Hipersecreção nasal
    • Sangramentos freqüentes
    • Sinusites de repetição
    • Dores faciais, cefaléia
    • Ruído respiratório ou ronco noturno

Os desvios de septo nasais

Estima-se porém que 80% dos septos nasais não são em linha reta, na maioria das vezes sem conseqüências para o paciente.

Chamamos de desvio do septo nasal aqueles casos em que o septo está muito fora da linha média, trazendo sinais e sintomas para o paciente. A principal causa do desvio do septo nasal é o trauma, embora muitas vezes ele apareça durante o crescimento da face, entre a infância e a adolescência.

O sintoma mais comum do desvio de septo é a dificuldade de respirar pelo nariz, mas também costuma ocorrer, coriza, dores faciais, sinusites, sangramentos nasais etc. Os sintomas são normalmente piores em um dos lados.

A Septoplastia é a cirurgia usada para corrigir os desvios do septo nasal. Sempre que possível aguardamos os 15 ou 16 anos de idade para efetuar a septoplastia pois nas crianças as cartilagens nasais ainda estão em crescimento. Em raros casos porém, a cirurgia não pode ser adiada.

LEIA MAIS

GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Se você tem deficiência auditiva, torne-se membro do grupo fechado Surdos Que Ouvem no Facebook e converse com outras pessoas que têm surdez unilateral.

SIGA DR. LUCIANO MOREIRA NAS REDES SOCIAIS

Sair da versão mobile