Pela minha experiência pessoal como médico otorrinolaringologista até agora, todos os casos de DOR DE GARGANTA em função de COVID evoluíram de modo benigno, sem complicações ou necessidade de internação. Certamente, mais adiante veremos estudos detalhando o comportamento patológico da variante Omicron, mas uma coisa me parece certa. Ela gosta da garganta mais do que todas as outras.
O que é dor de garganta?
Quando a criança ou o adulto apresentam uma dor na garganta ao engolir, normalmente deve se tratar de uma inflamação na faringe. Crianças muito pequenas normalmente param de comer ou choram ao se alimentar quando estão com a garganta inflamada.
O que causa dor de garganta?
A maioria das inflamações da garganta são causadas por vírus, como na gripe ou nos resfriados. Cerca de 10% dos casos porém, são causados por bactérias.
O exame clínico com ajuda ou não de exames complementares como o hemograma, a cultura ou o teste rápido ajudam a diferencias estas duas situações.
Entre as bactérias causadoras de faringoamigdalites, destaca-se o Streptococcus beta hemolítico. As Infecções faríngeas causadas por este germe devem ser prontamente tratadas, pois podem levar a complicações cardíacas sérias.ins
A amigdalite é uma inflamação específica das amígdalas, que se localizam na faringe. Nesta situação, as amígdalas se encontram inchadas, vermelhas e doloridas, eventualmente cobertas por uma secreção branca-amarelada.
Pessoas que dormem com a boca aberta podem apresentar dor da garganta pela manha pelo ressecamento da faringe durante a noite. Neste caso, além do tratamento para correção da respiração bucal, pode-se usar alguma forma para umedecer o ambiente.
Infecções nasais como as sinusites, que resultam em drenagem de secreções do nariz para a garganta, também podem causar dor.
Os tumores malignos da faringe também podem trazer dor de garganta, embora sejam bem mais raros.
Quais são os sintomas da dor de garganta
Os sintomas da dor de garganta podem variar de leves a graves e podem incluir dor ao engolir, sensação de garganta arranhada, rouquidão, inflamação, vermelhidão e até mesmo presença de placas de pus nas amígdalas em casos de infecções bacterianas. Febre, dor de cabeça, fadiga e mal-estar geral também podem estar associados.
Como é feito o diagnóstico da dor de garganta
O diagnóstico preciso da causa da dor de garganta é essencial para o tratamento adequado. Um otorrinolaringologista pode realizar um exame físico detalhado da garganta e do pescoço, além de considerar os sintomas e o histórico médico do paciente. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames adicionais, como exames de sangue ou culturas de garganta.
Qual é o médico que trata a dor de garganta?
Se você está com dor de garganta ou garganta inflamada, procure imediatamente um otorrinolaringologista.
Quanto tempo dura a dor de garganta?
Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias.
Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.
O retorno a atividade escolar ou o trabalho está indicado quando não houver mais febre.
Como podemos aliviar o quadro de dor de garganta?
- Alívio da dor e da febre. Deve-se fazer uso de medicação analgésicas na dose apropriada para o peso e a idade, como a dipirona, o paracetamol ou o ibuprofeno, sempre atento à possíveis alergias ou intolerâncias medicamentosas.
- Dieta. A inflamação torna a garganta inchada e dolorida o que dificulta a ingestão de alimentos sólidos. Prefira a consistência líquida ou pastosa.
Erros comuns no tratamento da dor de garganta:
- Evite o uso de sprays analgésicos pois além de serem pouco ou nada efetivos, podem causar alergia ou irritação.
- Nunca faça uso de antibióticos por sua própria conta. A chance de você errar na escolha, dose, tempo de uso ou hora de começar é enorme. Além disto, a maioria das inflamações na garganta são de origem viral o que não requer o uso de antibióticos.