Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

NARIZ ENTUPIDO – o que fazer e o que NÃO fazer

Já expliquei sobre os PERIGOS do descongestionante nasal neste post. Nessa época do ano, o nariz entupido é campeão de reclamações entre os meus pacientes. As mudanças climáticas do outono e inverno causam bastante desconforto nasal em algumas pessoas. Muitas delas se automedicam com descongestionantes nasais sem sequer imaginar os riscos que estão correndo ao fazer isso. Os ‘remédios para desentupir nariz’ (como são popularmente conhecidos os descongestionantes) são vasoconstritores, ou seja, reduzem os vasos sanguíneos da mucosa nasal. Isso faz com que os cornetos fiquem menores e o ar passe com facilidade.

O que você NÃO DEVE FAZER em caso de nariz entupido

Usar descongestionante nasal por conta própria é a pior coisa que você pode fazer em caso de nariz entupido. O uso indiscriminado e constante desses remédios, além de atrapalhar o diagnóstico correto feito pelo otorrino, também deixa o organismo viciado e pode causar rinite medicamentosa. Além disso, o uso constante e indiscriminado de descongestionantes nasais sem orientação médica porde causar problemas cardiovasculres, hipertensão, trombose e também aumenta o risco de AVC.

O que você DEVE FAZER em caso de nariz entupido

Se o seu desconforto não for passageiro, procure um médico otorrinolaringologista.

As ‘gotinhas milagrosas’, usadas do jeito errado, podem lhe causar graves problemas de saúde. Tenha muito cuidado e use APENAS com orientação médica de um otorrinolaringologista.

 

#surdez #surdos #surdosqueouvem #otosclerose #aparelhoauditivo #implantecoclear #deficienciaauditiva #zumbido #zumbidonoouvido

Sair da versão mobile