Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

O Futuro do Implante Coclear

Se falar sobre o momento atual do tratamento da surdez já é uma tarefa complexa,  imaginar o futuro do implante coclear pode parecer muita presunção. Entretanto, se seguirmos os passos do filósofo Heródoto, podemos tentar “analisar o passado, para compreender o presente e idealizar o futuro“.

Analisando o Passado

A ideia de estimular a cóclea doente com impulsos elétricos tem mais de 60 anos, e acabou se configurando uma lenta realidade graças a pesquisadores de vários países: Djourno e Eyriès, House, Doyle, Simmons e Urban até os anos 70. Após 1980, destaque para Clark (precursor da empresa Cochlear) e Hochmair (Med-el), principais nomes entre os pioneiros do implante coclear multicanal. De fato, a introdução dos implantes multicanais é um marco importante nessa história. Foi o início da era em que os pacientes passaram a ouvir e entender a fala com a audição biônica, o que não era possível com os implantes monocanais. Em 2013 Blake Wilson se juntou a Clark e Hochmair para receberem o prêmio Lasker, o mais importante do mundo científico, pelo trabalho dos 3 com os IC.

Entendendo o Presente

Nesse rumo chegamos a 2016. Estima-se quase 400 mil implantados no planeta, número que cresce mais rápido do que nunca. Os dias atuais são marcados pela constatação, estudo após estudo, de resultados surpreendentes. Foi assim que os IC’s passaram a ser indicados não somente para pacientes com surdez profunda em adultos. Atualmente, bebês menores do que um ano de idade e nascidos surdos recebem implantes cocleares, assim como idosos de 70, 80 ou 90 anos. Pacientes com surdez assimétrica ou mesmo com surdez em apenas um dos ouvidos vêm sendo implantados experimentalmente com resultados animadores.

Vislumbrando o Futuro do Implante Coclear

Vamos partir do panorama atual, seguindo as pegadas das linhas de pesquisa acadêmicas e da indústria. Assim, podemos imaginar que o futuro dos implantes cocleares passa por alguns ou todos os tópicos abaixo:

Por fim, não podemos esquecer das pesquisas que buscam curar a surdez. Experimentos com uso de terapia genética, células tronco e nanotecnologia vêm conseguindo progressos nesse sentido. Esses avanços poderão resultar na reversão de alguns tipos de surdez, eliminando a necessidade do uso de aparelhos auditivos e implantes cocleares nesses pacientes. Nesse futuro bem distante, seria o futuro dos implantes cocleares virarem peças de museu?

Sair da versão mobile