Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

Perspectivas Futuras do Implante Coclear

Células tronco para regeneração coclear

Avanços tecnológicos de equipamentos e programas, nanotecnologia, células tronco, engenharia genética, melhoria e simplificação no diagnóstico da surdez, evidência de bons resultados em pacientes menos surdos… Estes e outros fatores fazem que o tratamento da surdez e especialmente os implantes avancem a cada dia. Como os computadores, smartphones, televisores e demais equipamentos eletrônicos, a profusão de novos modelos, mais funcionais e eficazes que os anteriores, torna também os implantes cocleares dispositivos que não param de evoluir. E a velocidade dessa evolução só faz acelerar. Como se posicionar enquanto paciente? Como e quando vale a pena esperar o lançamento de um novo modelo como se espera por um telefone ou um carro do modelo novo para comprar? Quando não vale a pena esperar?

Não haverá consenso nesse tópico e procuro apresentar meu ponto de vista pessoal, que certamente não resolve o dilema de todos os pacientes. Decisões desse nível carecem da participação de várias pessoas, pesquisas, e em última análise, a decisão pessoal de cada paciente ou família envolvida.

A seguir enumero alguns dos avanços mais aguardados e esperados e minha visão pessoa de cada um deles.

 

<< INICIO

Sair da versão mobile