Fique muito atento caso sua criança esteja roncando e procure um médico otorrinolaringologista para uma avaliação, pois o ronco em crianças é um assunto muito sério. Uma em cada dez crianças ronca quase todas as noites. Metade delas pode sofrer da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), doença que pode trazer enorme prejuízo para o sistema cardiovascular, o crescimento e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Algumas sequelas decorrentes desses prejuízos causados pelo ronco em crianças podem se arrastar durante anos. A apneia também é fonte de muito estresse para os pais, que, sem conseguirem dormir direito, passam as noites assustados com a dificuldade dos seus filhos em respirar enquanto dormem.
Conheça dez sinais de que o ronco na criança pode estar relacionado a algo mais sério e deve ser investigado.
10 SINAIS DE ALERTA do ronco em crianças
Suor excessivo à noite
Causado pela hiperatividade do sistema nervoso simpático durante o sono desregulado pela falta de oxigênio.
Esforço exagerado para respirar
Esforço exagerado para respirar pode causar a retração (entrada) das costelas durante a inspiração.
Dormir com a cabeça estendida
Ou dormir com a cabeça esticada trás – pode ser uma maneira de manter a via aérea aberta, evitando a apneia.
Dor de cabeça pela manhã
É um sinal da baixa oxigenação sanguínea e dos tecidos durante a noite
Xixi na cama
Crianças com apneia do sono apresentam com maior frequência a enurese noturna causada pelo descontrole dos hormônios que regulam a produção de urina.
Agitação e comprometimento da atenção na escola
Muitas crianças diagnosticadas erroneamente como portadoras de TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), podem ser vítimas da apneia do sono
Sonambulismo e terror noturno
Procure um médico
Hipertensão arterial
Todas as crianças portadoras de hipertensão arterial devem ser investigadas quanto a possibilidade de apneia do sono
Síndrome de Down
A Síndrome de Down aumenta muito o risco da ocorrência da apneia o que pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento a saúde física e mental das crianças
Obesidade infantil
30% das crianças obesas sofrem apneia do sono, o que aumenta o risco de outras doenças metabólicas e dificulta o combate da própria obesidade.
Crianças que roncam: os sinais de alerta e o que fazer
As crianças que roncam com frequência e que apresentam um ou mais dos sinais acima correm risco de serem portadores da apneia do sono. Se o seu filho apresenta algo parecido, procure atendimento médico. Diferentemente dos adultos, o ronco e a apneia nas crianças podem muitas vezes serem curados, principalmente quando estão relacionados ao aumento das amígdalas e adenoides.
LEIA MAIS sobre ronco