O carretel – também conhecido como tubo ou tubinho de ventilação – é colocado no ouvido de crianças e adultos que têm otite de repetição (também conhecida como otite média serosa). Em adultos, o procedimento pode ser feito no consultório do otorrinolaringologista, sem anestesia geral , sem necessidade de internação no hospital e de modo muito rápido.
Como é colocado o carretel no ouvido?
No vídeo abaixo, Dr. Luciano Moreira insere um carretel no ouvido de uma paciente no seu consultório.
Uma das causas mais comuns de perdas auditivas em todas as idades é a otite média serosa, quando ocorre um acúmulo de secreção dentro do ouvido.
A otite média serosa acontece como consequências de alergias, gripes, resfriados. Em crianças, a otite média serose ocorre devido ao aumento das amígdalas e adenóides.
No caso dos adultos, num procedimento rápido e praticamente indolor, feito em consultório, podemos drenar a secreção e restaurar a audição imediatamente.
Quais as vantagens de colocar o tubinho de ventilação no ouvido no consultório médico?
- Não há necessidade de internação hospitalar
- Não há necessidade de anestesia geral
- Procedimento rápido e indolor
- Anestesia local
- Alta no final do procedimento
Carretel no ouvido e as Otites de Repetição
Muitas crianças passam por um ou mais episódios de dor de ouvido causados por otite média até os 5 anos de idade. Na grande maiorias das vezes, essas otites se resolvem espontaneamente. Nos casos mais sérios, elas são tratadas com antibióticos orais. Mais raramente entretanto, esses episódios repetem-se muitas vezes, ou tornam-se crônicos.
Esses casos podem gerar complicações, como perda auditiva, atraso no desenvolvimento e no processamento cerebral da linguagem. Também podem surgir alterações no comportamento. Complicações mais sérias e com risco de vida são bastante raras, mas possíveis (quadro abaixo).
Nesse cenário surge o “carretel“, ou tubo de ventilação como uma arma importante para o tratamento ou prevenção. Seu uso também está indicado em adultos.
COMPLICAÇÕES DAS OTITES MÉDIAS |
Atraso da fala |
Meningite |
Paralisia facial |
Abcesso cerebral |
Mastoidite |
Trombose do seio sigmoide |
Labirintite infecciosa |
Fístula labiríntica |
Petrosite |
O que é o tubo de ventilação no ouvido?
Tubo de ventilação é um pequenino cilindro no formato de um carretel, que funciona como um dreno comunicando suas extremidades. Desta maneira, eles estabelecem uma comunicação entre os dois lados do tímpano. Eles são feitos de diferentes materiais e podem ser de curta ou longa permanência.
Com isso, a parte interna do tímpano, chamada orelha média, fica permanentemente aerada através do tubo, evitando o acúmulo das secreções causadoras das otites. Eles também são usados para evitar equalizar a pressão da orelha média, evitando as retrações timpânicas.
Os tubos de curta permanência são colocados para permanecer em média 6 a 12 meses nos ouvidos enquanto os de longa permanência são usados para permanecer por anos ou por prazo indeterminado.
Quem precisa de tubinho de ventilação no ouvido?
- Otites de repetição: Crianças e adultos com quadros de dor de ouvido recorrentes, com uso de antibiótico várias vezes ao ano.
- Otite média serosa, otite médica secretora (acúmulo de secreção ou ouvido médio, atrás do tímpano): Quadros que pode acontecer em todas as idades. Além de causar perda auditiva e poder prejudicar o desenvolvimento das crianças, pode causar também zumbido, tonteira e alteração do equilíbrio.
- Aplicação de medicação tópica na orelha média: o uso de medicação intratimpânica tem ganhado espaço no tratamento de algumas doenças do ouvido interno como surdez súbita e a síndrome de Ménière. Nesses casos o tubo de ventilação pode fornecer um canal adequado para aplicação de corticoides ou antibióticos.
- Disfunção da tuba auditiva: o bom funcionamento da tuba auditiva (que liga o ouvido médio ao fundo do nariz) é fundamental para a saúde do ouvido médio. Ela também ajuda em mudanças de pressão ambiente, como em viagens aéreas, mergulhos e descidas de serras e montanhas. Pessoas que apresentam dor com frequência em viagens de avião normalmente podem se beneficiar dos tubos de ventilação.
Como é o procedimento para colocar o tubo de ventilação?
Nos adultos, a colocação do tubo de ventilação no ouvido pode ser feita em consultório utilizando o videoendoscópio ou o microscópio.
Em crianças, a colocação do carretel no ouvido costuma ser feita em ambiente hospitalar. O procedimento dura poucos minutos.
Após a anestesia (geral ou local) e com visualização videoendoscópica ou microscópica, fazemos uma incisão na membrana timpânica e aspiração da secreção no ouvido médio. Em seguida introduzimos o tubo de ventilação através desta incisão.
Abaixo o vídeo do procedimento.
A melhora auditiva costuma ser imediata, com os pacientes referindo grande alívio logo após o procedimento.
Como é o pós-operatório após colocar carretel no ouvido?
A recuperação do procedimento costuma ser muito boa.
No caso das crianças submetidas a anestesia geral, são necessárias 2 ou 3 horas para a recuperação completa do torpor e desorientação causados pela medicação anestésica.
O maior cuidado a partir deste momento é impedir a entrada de água nos ouvidos. Como os ouvidos ficam “abertos”, a entrada de água contaminada pode causar infecções.
Após a cicatrização que dura alguns dias realizamos uma audiometria para avaliar a recuperação da audição.
Quais as complicações possíveis do carretel no ouvido?
A colocação do tubo de ventilação é um procedimento muito comum e seguro, entretanto não está livre de algumas raras complicações, como a permanência de uma perfuração timpânica após a saída do tubo, infecções repetidas e drenagem de secreção pelo tubo.
O mais importante é o acompanhamento após a saída dos tubos, através de exames do ouvido e da audiometria, para nos certificarmos que os problema anteriores não voltaram a acontecer.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
Converse diretamente com outras 22.000 pessoas com perda auditiva e seus pais no maior grupo de pessoas com perda auditiva da America Latina, liderado pela escritora – e surda que ouve – Paula Pfeifer. Clique aqui para se tornar membro.
Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais
?
74 comments
Porquê crianças que fazem o uso do ‘carretel’ não podem nadar?
E em caso de necessidade de fazer natação, o que devo fazer?
Olá Erika,
O carretel mantém o tímpano aberto e a cavidade da orelha média aberta. Ao mergulhar, a água pode entrar nesta cavidade que não está preparada para isso, causando infecção. Discuta com o teu médico a possibilidade de um tampão sobre medida que pode ajudar em alguns casos.
Quais os riscos que a criança pode correr após a retirada do carretel?
Olá Keila, depende um pouco do caso mas os principais riscos são a volta do problema que havia antes ou ficar com uma perfuração no tímpano.
Minha filha esta com tubo as vezes ela sente dr d cabeça e desconforto na escola pode ser pelo tubo de ventilação. Ou nada a ver
Olá Neusa. O tubo de ventilação não costuma causar cefaléia.
Abraço,
Dr Luciano,
Fui sua paciente em 2008 no HSVP e sou muito grata por tudo. Tenho uma confiança imensa em seu trabalho. Achei seu site por acaso pois meu enteado será submetido a este procedimento em ambiente hospitalar com anestesia geral, com uma médica que atende pelo plano de saúde dele. Que bom que tenho essa oportunidade de tirar minha dúvidas com alguém com tamanha competência. Gostaria de saber se a criança precisa ficar internada. Caso sim, geralmente tem alta hospitalar em quanto tempo? Há sutura no local da incisão? Como ocorre a retirada do tubo?
Um forte abraço.
Desde já agradeço. Parabéns pelo site!
Olá Marina,
Tudo bem?
Na maioria das vezes o a criança entra e sai do hospital no mesmo dia. Não há sutura pois a incisão é bem dentro do ouvido, no tímpano. Em geral o tubo é eliminado espontaneamente pelo ouvido.
Grande abraço,
Bom dia Dr., minha filha colocou o tubo de ventilação há 2 anos e 3 meses atrás. O tubo do lado direito caiu após 6-8 meses à cirurgia. Porém o tubo do lado esquerdo ainda permanece lá. Aparentemente minha filha não tem nenhum desconforto por isso, a não ser pelo único motivo de não poder mergulhar na praia. Segundo o otorrino que a acompanha e que fez a cirurgia, o tubo deve estar preso pela cicatrização. E que na sua opinião, provavelmente esse tubo não saia de lá a não ser se retirarmos ele por cirurgia. O que o Sr. acha disso? Devo submetê-la à outra cirurgia para a retirada do tubo?
Obrigada.
Olá Francielli, bom dia.
Isso é uma situação que acontece eventualmente e deve ser avaliada de forma individualizada para se tomar a decisão de continuar esperando ou remover.
Infelizmente não posso opinar pela internet sobre nenhum caso específico.
Abraço e saúde à toda família,
Luciano Moreira
Dr.
Meu filho está com 3 anos e 11 meses.Há 4 meses deu otite e ficou com líquido retido.O otorrino tratou com antibióticos e este líquido ainda se mantém. Estou muito preocupada, pois já tomou 4 antibióticos diferentes. O tratamento é este mesmo?
O líquido estava no ouvido esquerdo , passou para os dois e agora está novamente só no esquerdo .Será que está melhorando?Fiz também exames com fonoaudióloga e está com perca auditiva baixa.
Olá Rosana,
Bom dia. entendo sua preocupação. Me perdoe mas não posso opinar sobre nenhum caso específico pela internet.
Abraço,
Luciano Moreira
Dr. Luciano. Meu filho tem 1 ano e meio e após 10 otites teve uma convulsão e precisou ser operado às pressas para a colocação do carretel. Teve que usar a ceftriaxona e continuou com desalex. Após isso, fez um quadro grave de hipotermia. Suspendemos o desalex e estamos controlando sua temperatura todas as noites. Hj completa 1 mês sem antibióticos e está desconfortável, roncando e chorando, com temp variando entre 35º e 35,6°. Percebi algo saindo pelo ouvido. Será que pode ser uma complicação seria? Estou perdida! Não durmo mais.
Desde já, agradeço a atenção.
Atenciosamente,
Giselle.
Olá Giselle,
Bom dia. entendo sua preocupação. Me perdoe mas não posso opinar sobre nenhum caso específico pela internet.
Abraço
Ola Dr. bom dia! Vou resumir o mais rápido possível sobre meu caso; a quase um ano fui ao dentista pois uso aparelho nos dentes e numa destas sessões foi colocado um clareador em um dente e a assistente abaixou muito a cadeira e na hora de aplicar o produto tive aceleracao no coração e pressão muito alta. fui ao hospital e não deu nada nos exames pois me senti muito estranha depois de uns quinze dias fiz uma viagem ao exterior quando retornei fiquei pior e passei por vários médicos e nada e os sintomas era como se andasse um ar ou um liquido em minha cabeça. após um tempo depois de 3 meses comecei a sentir fortes dores no ouvido como se eles fossem sugados por dentro e abafou tudo abrindo somente um dia e fechados novamente . As duvidas são o produto pode ter entrado em algum sistema circulatório que tenha atingido o ouvido ou a tuba auditiva pois ate sentia como umas formiguinhas andando na minha face e descendo pela lateral do pescoco? A colocação do tudo ventilação resolve este tipo de problema que sinto? Pois na medica otorrina que estou indo ela disse que pode resolver como também pode voltar o problema não me garante. Quais os pros e contras desta cirurgia.
Grato pela sua atenção e no aguardo de seu comentário.
Ola Isis,
Me perdoe mas não posso opinar sobre nenhum caso específico via internet.
Abraço,
Ola, sou uma mãe cansada desde os dois anos que o meu filho anda nisto no até momento tem 8 anos, sempre com otites recorrentes, já pós duas vezes os tubos de ventilação a última vez, vai fazer 1 ano, assim que são colocados, expulsos ao fim de um mes, são lhe retiurados, o diagnóstico é sempre o mesmo tem que colocar novamente, mas ontem falaram me em tubois de ventilação de longa duração? sera que vai funcionar desta vez , ele grita que não quer, na escola devido a falta de audicao, falta de motivação, diz que nao houve em casa já me acostumei tudo nas em bom som, fala alto , pede um aparelho para ouvir melhor, a andar de bicicleta é um perigo o que fazer?.
Olá Ana Paula,
Entendo tua preocupação e tenho alguns pacientes nessa situação. Não posso opinar sobre nenhum caso especifico por aqui, mas posso te dizer que em muitos casos os tubos de longa permanência oferecem um bom resultado.
Abraço e boa sorte,
Luciano Moreira
Boa Tarde Dr. Luciano,
meu filho passou pelo procedimento de colocar o carretel, depois de quase um ano um deles saiu, porem continua com um, e já se passou mais um ano.
Devo me preocupar? O que devo fazer?
Olá Paula,
Infelizmente não posso opinar sobe nenhum caso específico pela internet, mas tubos de ventilação permanecem por períodos muito variados presos ao tímpano, às vezes por bem mais de um ano.
Abraço,
Luciano Moreira
boa noite dr.,
Coloquei o tubinho ja faz uns 13 anos, do lado direito depois de um tempo saiu sozinho, porem no esquerdo não. Nunca quis mexer, porem, ha 02 anos assumi minha perda auditiva e comecei a usar o aparelho auditivo, e nesse ano comecei a ter muitas infecções, uma logo apos a outra, e não melhora com o tratamento. Qual seria outra opção? Isso prejudica ainda mais minha audição? E seria normal ter tantas assim?
E como observação, sou fissurada, labio palatino bilateral com palato, dizem que aumenta a possibilidade de infecções.
Agradeço a atenção
Gabriela
Olá Gabriela,
Tudo bem?
Infelizmente não posso opinar sobre nenhum caso específico pela internet, mas posso te dizer que você deve manter um acompanhamento de bem perto com seu otorrinolaringologista para não deixar surgirem problemas mais sérios no seu ouvido.
UM abraço e boa sorte,
Luciano Moreira
Boa tarde,
É comum a melhora com tratamento clínico de crianças com 3 -4a apresentando diminuição da audição, timpanometria alterada e RX de cavum com aumento de partes moles e padrão obstrutivo? Ou a adenoidectomia costuma ter melhores resultados?
Obrigado.
Olá Flavio,
O caminho correto é a tentativa de tratar clinicamente e reservar a cirurgia para que esse primeiro falha em todas suas tentativas. Quando indicado para tratamento da otite serosa, a melhor auditiva costuma ser imediata.
Abraço,
Luciano Moreira
Boa tarde Dr Luciano!
Minha filha tem 6 anos e apresenta um quadro de otite, mas sem dor, está com líquido bem claro no ouvido, já tratamos com dois remédios, um otorrino quer fazer a cirurgia porém fomos consultar uma segunda opinião e este acha melhor tentarmos com mais alguns medicamentos e somente depois partir para uma cirurgia! Eu e minha esposa estamos um pouco preocupados, nossa filha esta com perda auditiva, e não queríamos correer riscos de ela ficar com perda para sempre! Sei que não pode relatar nada de caso específico, mas abrangendo o caso, o o tratamento cirurgico é em últimos casos né?
Olá Romeu,
Perdoe ser repetitivo, mas realmente não posso emitir nenhuma opinião sobre um caso específico. Entretanto posso te responder que indicação cirúrgica nem sempre é em último caso. Algumas vezes a espera e o tratamento clínico podem ser claramente infrutíferos e trazer sequelas. O importante é que voce confie no profissional que a acompanha.
Um abraço,
Olá, meu filho tem o tubo de ventilação, agora depois quatro meses depois da cirurgia o ouvido direito fica saindo secreção com aparência de catarro e tem cheiro. Isso pode ser sério?
Olá Jessica,
Alguns pacientes podem apresentar saída de secreções do ouvido médio através dos tubos de ventilação. Não é necessariamente grave, mas deve ser bem examinado e acompanhado pelo cirurgião.
Um abraço,
Luciano Moreira
BOA TARDE DOUTOR.
Caso a colocação do tubo de ventilação não resolva o problema qual é o passo seguinte e como funciona em uma criança de 5 anos (meu filho). Obrigado.
Olá Robson,
O tubo de ventilação pode ser usado com objetivos diferentes: para drenar secreções do ouvido, para evitar crises de otite ou para prevenir suas complicações. A eventual falha no tratamento tem que ser avaliada nesse contexto. Infelizmente não posso opinar sobre nenhum caso específico.
Um abraço e boa sorte,
Luciano Moreira
Boa tarde, minha filha de 6 meses coclocou o tubo de ventilação, faz alguns dias, contudo ela quer mexer muito nas orelhas como se estivesse coceira e uma delas está bem machucadinha é normal? A criança sente que possui algo nos seus ouvidos?
Olá Michele,
Normalmente os pacientes não têm nenhuma queixa quando estão com os tubos de ventilação. Caso aconteça, é importante que o médico examine.
Abraço,
Luciano Moreira
Oi Michele como foi a recuperação da sua filinha meu BB tem 11 messes e vai coloca to apreensiva
Luciano;
Fiz a cirurgia já faz tres dias e ainda sinto o ouvido “cheio” e quando me agito, sinto a pulsação no ouvido. Ou seja, estou IGUAL a como estava antes da cirurgia!!!
O médico tirou líquido e colocou o carretel.
É normal eu AINDA estar assim?
Quanto tempo demora pra tudo voltar ao normal??
Obrigado!!!!
Olá Eduardo,
Bom dia. Infelizmente não posso opinar sobre nenhum caso específico pela internet. Procure seu cirurgião, tenho certeza que ele pode te orientar.
Um abraço,
Luciano Moreira
Bom dia Dr, minha filha colocou o tubo no ouvido direito fazem três dias e durante a noite vaza um pouco de sangue e também sente dor no ouvido esquerdo, isso é normal após a cirurgia?
Obrigada.
Olá Danielli,
Tudo bem?
Me perdoe, mas não posso opinar sobre nenhum caso específico pela internet. Seria interessante procurar alguém da equipe que fez o procedimento para que ele seja examinado.
UM abraço,
Luciano Moreira
Dr Luciano!
Bom Dia!
Quanto tempo depois, de uma cirurgia de colocação carretel e adenoide, podemos viajar de avião com uma criança de 4 anos??
Obrigada,
Giselle
Olá Giselle,
Normalmente não existe contraindicação a viagens de avião. Entretanto você precisa conversar com a equipe médica sobre o período que eles desejam que que a criança esteja por perto após o procedimento.
Um abraço e boa sorte,
Meu filho tem 4 anos e tem síndrome de Down, e colou há um tempo atrás os tubos nos ouvidos. Gostaria de saber o seguinte: tem algum prazo para tirar esse tubos no ouvido dele? Eles podem causar alguma infecção que fica escorrendo um líquido como se fosse um catarro que sai do ouvido? Obrigado
Ola Auricimar,
Os tubos de ventilação tem uma duração muito variável, em média de 6 meses à um ano mas pode ser bem menos ou bem mais. O importante é que ele seja acompanhado por um otorrino que o examine com frequência.
Um abraço,
Luciano Moreira
Bom dia Dr minha filha tem 3 anos e foi submetida a cirurgia para colocar o tubo de ventilação há 1 ano 8 meses estou preucupada porque os tubos não caiem .
É normal levarem tanto tempo para caírem ?
Devo leva- lá ao otorrino com urgência ?
Devo esperar mais algum tempo?
Quais as consequencias? Por favor me ajude ?
Porque ela não foi operada no país em que nos encontramos agora . Devo viajar imediatamente para ver esta questão ?
obrigado.
Olá Leandra,
Não tenho como dizer se é urgente sem avaliá-la mas acho que você deve procurar um otorrino assim que possível. A tempo que os tubos de ventilação ficam nos ouvidos é mesmo muito variável.
Abraço,
Luciano Moreira
Boa tarde Dr. Luciano!
Tenho um filho com 27 meses e meio, diagnosticado com otite serosa bilateral, com perda auditiva (timpanograma tipo B) e com hipertrofia das adenóides (fez rx cavum- onde não existe sequer passagem de ar no nariz- obstrói toda a via respiratória), devidos às inúmeras otites e conjuntivites de repetição, além de ter igualmente rinite alérgica. Está em lista de espera para adenoidectomia e miringotomia.
Como está na escolinha e convive com meninos da sua faixa etária, volta e meia, estou a ser chamada à atenção, pois o meu filho está atrasado em relação a todos os outros meninos, dando-me a entender que poderá ter algum transtorno do espectro autista, contudo, eu acho-o muito inteligente- cumpre ordens e pede as coisas nos levando até elas, é muito vicaço, cheio de energia… e é extremamente meigo e sociável connosco e com terceiros- adora sobretudo crianças e animais.
E chamam-nos ao colégio à atenção, porque:
– As pouquíssimas palavras que diz são rudimentares (pouco vocabulário) e nazaladas (tipo sons de surdo-mudo)- ainda não fala mais fluentemente e não constrói frases;
– É aéreo e não é muito motivado para coisas que não exijão movimento e que requeirão maior concentração;
– Embora ande à cerca de 1 ano, não o faz com total segurança e desequilibra-se por vezes e nem sobe escadas sem apoio, ou sem ser de gatas;
– Baba-se ainda bastante (embora já tenha toda a dentição completa);
À parte das queixas da educadora:
– Ele faz apneia do sono;
– Ressona;
– Passa a vida ranhoso (ainda que com tratamento anti-histaminico profilático (Avamys + Aérius)
– Acorda várias vezes de noite;
– Cheira mal da boca/nariz.
Tudo isto é compatível com otite serosa, ou, na sua opinião, poderá bem ser algo mais?
Se sim (normal)? Correndo bem a cirurgia, ele tem viabilidade de recuperação no desenvolvimento, até ficar ao nível dos meninos da sua faixa etária?
Muito obrigada pela atenção!
Olá Monica,
Tudo bem?
Agradeço muito pelo seu longo comentário no site, eles ajudam muito outras pessoas. A otite serosa é algo muito frequente e pode sim trazer várias das alterações que você menciona. Entretando, te peço desculpas por não poder comentar o caso específico do seu filho, já que somos impedidos de fazer isso pela internet.
Um abraço,
Luciano Moreira
Olá Dr. Luciano!
Ainda assim, o pouco que lhe foi permitido responder, já me foi (pelo menos de momento) suficiente, deixando-me bem mais tranquilizada!
Pela atenção e carinho na resposta, o meu sincero agradecimento!
Bem haja!
Gostaria de saber se a cirurgia para colocada do tubo no ouvifo é indicada quando há alteração da parede do timpano e a recorrente infecção de garganta..
Obrigado
Olá Elisa,
Não é possível responder com esses dados apenas.
Um abraço,
Luciano Moreira
Olá Doutor, minha filha coloco o tubinho a 2 meses, e esta se queixando de dor, esta vazando tipo uma água com raios de sangue,e da pra ver um pequeno machucado e puz dentro do ouvido. Isso é normal?Sera q o tubinho pode ter saído?
Olá Graciane,
Não é normal e ela precisa ser avaliada, de preferência pela equipe que fez o procedimento.
Abraço,
Luciano Moreira
Boa noite, a minha filha foi operada à 1 semana para a colocação dos tubos, e retirada dos adenoides e amigdalas. Gostaria de saber se é possivel ou se é suposto ver-se o tubo a olho nú? ter alguma comichão, é sinal de o tubo estar a sair? ou pode ser cera?
obrigada
Olá Ana,
É bem pouco provável que você possa ver o tubo, caso ele esteja bem posicionado.
Abraço,
Luciano Moreira
Olá doutor, dia 23/11/2015 vai fazer 1 mes que meu filho fez essa cirurgia, colocando o carretel, percebemos muita mudança na rotina dele, uma delas e pedir sempre pra diminuir o som da TV, mas sempre sai um líquido meio amarelo de um dos ouvidos mais específico o direito , já o esquerdo está normal seco! Minha pergunta e a seguinte, e normal sair esse tipo de líquido do ouvido?! Desde já obrigado.
Olá Guilherme,
Que bom que ele está ouvido melhor! Na maior parte dos casos os ouvidos permanecem secos, mas pode haver secreção em alguns pacientes. O importante é que ele esteja sendo devidamente acompanhado.
Abraço,
Luciano Moreira
Meu filho tem 7 anos e poucas vezes reclamou do ouvido, porém ronca muito e levei-o ao especialista, e lá o médico disse que ele terá que colocar o carretel e fazer cirurgia de adenoide, fiquei surpresa com o ouvido. Agora te pergunto, esse tipo de procedimento do carretel não é pra quem já teve otites repetidas vezes? Me esclareça por favor obrigado.
Olá Iracema,
Tudo bem. Falo sobre sua pergunta no texto, mas sim, uma das indicações é para otites médias de repetição.
Abraço,
Luciano Moreira
OI DR, QUANDO O CARRETEL NÃO DA CERTO, OU SEJA ELE TAMPA, NÃO DAR O RESULTADO ESPERADO, QUAL PROCEDIMENTO A SER TOMADO NESSES CASOS? DESDE DE JA MUITO OBRIGADA, AQUADO SUA RESPOSTA.
Olá Indrele, tudo bem? Isso depende.. Algumas vezes pode ser necessário retira-lo e noutras tentar desobstrui-lo.
Abraço,
Luciano Moreira
Olá Dr. Luciano, td bem ?
Meu filho tem 04 anos e está com uma secreção no ouvido. O médico disse que talvez seja necessário uma drenagem, no centro cirúrgico com anestesia geral.
Tenho pavor de anestesia geral, existe alguma forma re retirar essa secreção sem a aplicação de anestesia geral ?
E realmente existe risco com anestesia geral nesse procedimento ?
Abraço,
Fabiano
Olá Fabiano,
Em crianças, qualquer procedimento cirúrgico, mesmo simples, é difícil de ser realizado acordado. Todo procedimento tem seus riscos mas a anestesia geral para um procedimento rápido e em crianças de boa saúde é atualmente algo muito seguro.
Abraço,
Luciano Moreira
Gostaria de saber se depois que o tubo de ventilação cai se fica uma perfuração no ouvido obrigada
Olá Miriam,
Na maioria das vezes o tímpano se fecha sozinho, mas numa minoria pode permanecer uma perfuração.
Abraço,
Luciano Moreira
Boa tarde Dr. Luciano.
Há quase dois meses meu filho colocou o carretel no dois ouvidos…a melhor decisão q tomamos pois hj ele não sofre mais com as otites de repetição.
Ocorre que, por descuido, ele tomou banho na escolinha sem o tampão? Será q terá algum problema?
Obrigado.
Olá Bruno,
Os banhos comuns, sem imersão da cabeça de baixo d´água, não costumam causar problemas com os tubos de ventilação.
Abraço,
Luciano Moreira
Parabéns doutor sua página me ajudou muito sobre dúvidas que estava.
Boa tarde meu filho está cm tubo e ventilação já tem um ano ele começou apontar pra fora
a minha dúvida e se ele pode ir pra a praia .
desde já agradeço.
Olá Elaine,
Boa noite. Para saber se ele pode molhar, o ouvido tem que ser examinado para saber se o tímpano está fechado.
Abraço,
Luciano Moreira
Dr. meu filho colocou o tubinho a 3 meses… estamos em férias, viemos de avião, ele brinca no mar, usa o tampão pré moldado… até ontem tudo bem, mas acho q abusamos da tranquilidade. Ontem e hoje novamente vimos os ouvidinhos escorrendo. No caso de entrada de água, provavelmente não muita, pois ele estava com tampão e não mergulhou, mas água do mar, esta secreção pode ser normal? Claro, não avaliando o quadro dele, mas de maneira geral, estes caso são controláveis facilmente ou são indicados a imediata avaliação médica? A próxima visita ao médico q operou-o será em um mês.
Olá Leonardo.
Parece importante que ele seja avaliado logo por alguém.
Abraço e bom ano novo,
Luciano Moreira