Antes de falarmos sobre atraso na fala das crianças é importante entender que existe um período crítico no desenvolvimento infantil, em que as áreas do seu cérebro responsáveis pela fala e a linguagem estão em formação. Essa fase vai do nascimento aos 3 anos de idade e deve coincidir com um período de intensa estimulação comunicativa, com ambientes ricos em sons, imagens e acesso à fala e à linguagem humana.
Conceitos Sobre o Atraso na Fala
É nesse cenário que se torna muito importante a vigilância da audição dos bebês e crianças, seja com o teste da orelhinha, obrigatório em recém nascidos, seja através da observação do comportamento e das reações da criança à medida que ela avança.
A falha em estimular o cérebro na hora certa com sons e fala pode prejudicar de maneira definitiva a futura habilidade linguística da criança.
O desenvolvimento da linguagem no bebê começa muito antes do aprendizado da fala.
Na medida em que eles começam a usar o choro, o sorriso e outros gestos como sinais de fome, tristeza, contentamento ou solidão… Por volta dos 6 meses de idade, os bebês já compreendem que a fala dos pais e demais pessoas que os cercam é um canal de comunicação.
Mesmo que eles ainda não tenham a capacidade cerebral e motora para articular palavras e falarem, eles já podem “conversar”, dando atenção a quem fala com eles e respondendo com gestos e resmungos à sua própria maneira.
O ritmo da aquisição da fala e linguagem entre as crianças é muito variado, sendo assim importante observar se o passo-a-passo desse caminho segue seu rumo natural.
Abaixo, fiz a tradução para o português de um checklist criado pela Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição, que pode auxiliar aos pais a saberem se seus filhos seguem os degraus da boa aquisição de linguagem e quando pode haver um atraso na fala preocupante..
Qualquer falha nessa evolução deve ser avaliada por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.
Como identificar o Atraso na Fala em Crianças
Existem alguns critérios para identificar o atraso da fala em bebês e crianças. Veja abaixo o que é esperado em cada idade.
Até os 3 meses
- Reage a sons altos
- Acalma-se ou sorri quando ouve a fala
- Reconhece sua voz e pára de chorar ao ouvi-la
- Pára ou inicia a sucção enquanto mama ao ouvir a voz
- Articula sons com a boca
- Chora de maneira diferente para necessidades diferentes
- Sorri ao ver vocês
Dos 4 aos 6 meses
- Segue os sons com os olhos
- Reage ás mudanças no seu tom de voz
- Da atenção a brinquedos que produzem sons
- Presta atenção à música
- Balbucia sons diferentes, inclusive começando com p, b, m, imitando a maneira correta de falar
- Dá risadas
- Balbucia quando está excitado ou insatisfeito
- Produz murmúrios brincando sozinho ou com você
Dos 7 meses a 1 ano
- Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música
- Vira-se para a direção dos sons
- Presta atenção quando você fala com ele
- Entende palavras comuns “água”, “mamar”, “sapato”
- Atende à chamados como “vem cá”
- Balbucia sílabas repetidas como “dadada”, “papapa”
- Balbucia no intuito de receber atenção
- Tenta se comunicar com gestos como levantar os braços
- Imita diferentes sons da fala
- Fala uma ou duas palavras como “papai”, “mamãe” ou “não” até um ano
De 1 a 2 anos
- Aponta para algumas partes do corpo quando você fala o nome delas
- Obedece comandos simples (“chuta a bola”) e entende perguntas simples (“cadê seu sapato?”)
- Se diverte com histórias, músicas e rimas simples
- Aponta para figuras em livros quando você fala os nomes
- Aprende novas palavras regularmente
- Fala perguntas simples com uma ou duas palavras
- Junta duas palavras como “mais água”
- Usa os sons das consoantes no inicio das palavras
De 2 a 3 anos
- Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou perguntar
- Pronuncia os sons de k, g, f, t d e n.
- Fala de um jeito que pessoas da família e amigos entendem
- Refere-se aos objetos pelos nomes corretos para mostrá-los ou pedi-los
- Consegue nomear quase todas as coisas
De 3 a 4 anos
- Ouve quando você chama de outro cômodo
- Ouve a TV no mesmo volume que as demais pessoas da casa
- responde perguntas simples como “quem”, “O quê?”. “Onde?”, “Porquê?”
- Pode falarsobre suas atividades, na escola ou fora dela
- Usa frases com quatro ou mais palavras
- Fala com facilidade sem repetir sílabas ou palavras
De 4 a 5 anos
- Presta atenção às pequenas histórias e responde perguntas simples sobre elas
- Ouve e entende a maioria das coisas que são ditas em casa e na escola
- Usa frases com riqueza de detalhes
- Conta histórias até o fim
- Comunica-se facilmente com outras crianças e adultos
- Pronuncia corretamente a maioria dos sons, com exceção de alguns poucos (l, s, r, v, z, ch)
- Faz rimas
- Reconhece algumas letras e números
- Usa a gramática dos adultos
Atraso na fala em bebês e crianças: OTORRINO
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