Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

Cirurgia de tratamento da SINUSITE em 2025: Sinusectomia Endoscópica Funcional – Dr. Luciano Moreira – Otorrino

image0 11

image0 11

Nos pacientes portadores de sinusites de repetição, sinusites crônicas, polipose nasal dentre outras condições, o tratamento clínico pode não ser suficiente. Nestes casos, médico e paciente podem chegar a uma opção cirúrgica, elaborada como o intuito de desobstruir o seios da face, ajudando a drená-los.

A Cirurgia da Sinusite

A cirurgia da sinusite evoluiu muito nos últimos anos, graças a tecnologia endoscópica. Pouco tempo atrás, a sinusectomia era motivo de medo e alarme, resultado de um procedimento invasivo e altamente desconfortável para o paciente. Nos dias atuais, a cirurgia endoscópica sinusal sofreu grande evolução técnica, trazendo melhor controle da doença aliado a muito menos desconforto e recuperação mais rápida para o paciente.

No passado a cirurgia tinha o objetivo de remover a mucosa dos seios da face doentes sem se reocupar com a origem real do problema.

O uso do endoscópio e a melhor compreensão da patogênese da sinusite, permite hoje em dia o restabelecimento da correta ventilação dos seios, ampliando seus óstios naturais de drenagem, evitando a ressecção excessiva de tecidos, o que facilita a cicatrização.

Como é a cirurgia da sinusite?

  1. A cirurgia endoscópica é realizada com o paciente deitado, sob anestesia geral.
  2. Ela é inteiramente realizada pelas narinas, não havendo cortes ou cicatrizes externos.
  3. Ela pode ser feita em conjunto com outros procedimentos como a septoplastia, rinoplastia, uvulopalatoplastia etc.
  4. Normalmente não há necessidade do uso de tampões nasais.

Dr. Luciano Moreira, Otorrino

YouTube video player

LEIA MAIS

SIGA DR. LUCIANO MOREIRA NAS REDES SOCIAIS

Sair da versão mobile