Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

MICROTIA: todas as pessoas com microtia têm perda auditiva? Dr. Luciano Moreira OTORRINO

microtia
Dr. Luciano, toda criança com microtia terá dificuldade na audição ou nem todas as crianças com microtia terão perda auditiva? Estou grávida e minha bebê tem microtia.
Primeiro me permita pensar e falar um  pouco na sua situação? Fico tentando me colocar no seu lugar, esperando um bebê e fazendo seus exames de rotina. Mesmo sem te conhecer ou saber os detalhes do seu pré-natal, posso imaginar todos os pensamentos e preocupações que passam por aí. Tenho quatro filhos, e mesmo não sabendo o que é ter um bebê no ventre, acompanhei de perto e sofri com as expetativas) de quatro gestações.  Também é preciso dizer (e reconhecer) o estado atual da tecnologia aplicada a medicina, que permite ver uma mal formação como a microtia (um defeito na anatomia da orelha ainda dentro do útero. É incrível! E de quebra te permite a investigar, se informar, consultar especialistas, e se preparar para chegada do seu filho sem a necessidade de um “susto” justo na hora do parto.
Mas enfim, vamos a resposta! Perdoe toda a introdução. Existe sim uma chance considerável do seu bebê ter perda auditiva, mas isso não é certo! Além disso, caso ele tenha, será muito importante estabelecer logo nos primeiros meses o tipo e o grau dessa perda, bem como os detalhes da malformação. Isso poderá ser feito com exames auditivos específicos (BERA, otoemissoes acústicas, pesquisa de alguns reflexos e das reações dele aos sons ambientais)
Muito provável que também irá passar por exames de imagem (como a tomografia), que nessa idade é bem fácil e rápido de fazer como o próprio sono natural, sem necessidade de anestesias. Esses vão ajudar a ver se as partes mais profundas do ouvido são normais ou se também apresentam alguma malformação. Depois disso, com um diagnóstico auditivo e anatômico bem feito de preferência dentro dos primeiros 3 meses de vida, é importante garantir que ele tenha acesso aos sons através da audição para que ele possa desenvolver sua linguagem (e as conexões cerebrais responsáveis por ela), nessa fase de ouro do desenvolvimento cerebral, que vai até por volta dos 3 anos.
Se por acaso ele não estiver ouvindo bem de forma natural, existem boas opções de reabilitação auditiva com aparelhos auditivos, prótese osteoancorada ou diferentes tipos de implante coclear. No fim vai dar tudo certo!

O MELHOR CONSELHO

Converse com pais de crianças que têm microtia. O CLUBE dosSurdos Que Ouvem é o lugar ideal para isso.

PAI E FILHA COM MICROTIA: SURDOS QUE OUVEM

 

 

Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais

Sair da versão mobile