Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

Consulta de Otorrinolaringologia por Telemedicina: Dr. Luciano Moreira

Acaba de ser aprovado projeto na Câmara dos Deputados que torna a telemedicina – telessaúde – permanente no Brasil. A telemedicina permite que as pessoas acessem serviços de saúde e consultas médicas (quando cabível) à distância através da tecnologia. Esse avanço só foi possíel graças à pandemia, tendo economizado tempo de pacientes e médicos, reduzido filas e esvaziado salas de espera – além de ajudar a evitar a contaminação pelo COVID.

TELEMEDICINA E CONSULTA COM OTORRINO

O quadro clínico causado pelo coronavírus pode se confundir com doenças como as que vemos todos os dias no consultório, como rinites, faringites, sinusites gripes comuns e resfriados.

Além disso, devido a enorme frequência de demanda de atendimentos urgências dentro da otorrinolaringologia, não podemos deixar nossos pacientes com outras queixas desassistidos. Pensando nisso, estruturei um novo fluxo de atendimentos de otorrino via Telemedicina.

FLUXO DE ATENDIMENTO

telemedicina otorrino

Triagem Inicial

Todos os contatos iniciais devem ser feitos diretamente com o médico através do número (21)99556-2727, preferencialmente por Whatsapp. Conforme avaliação preliminar, o atendimento poderá seguir um dos 3 destinos abaixo.

1) Otorrinolaringologia por Telemedicina

Atendimento por chamada de vídeo ou voz para pacientes que não apresentem quadro de emergência e que necessitam de orientações detalhadas sobre como cuidar das suas queixas durante o período da epidemia. Dependendo dos dados colhidos nesta avaliação, o paciente poderá ser orientado a permanecer em casa em isolamento com uso de medicações sintomáticas.

Nos casos em que os dados colhidos não forem os suficientes para uma conduta médica segura, o paciente poderá ser orientado a comparecer a uma consulta presencial com o mesmo médico ou a se dirigir a uma unidade de emergência. A prescrição e emissão de atestados médicos por via remota também está prevista na portaria do Ministério da Saúde.

2) Consulta Presencial

Realizada em consultório, quando não houver sinais indicativos de emergência hospitalar e quando não for possível manter o isolamento apenas com a Teleorientação. As consultas presenciais estão sendo agendadas em horários espaçados, para que não haja a convivência com outros pacientes, e para que se permita a correta desinfecção de todas as superfícies e equipamentos entre as consultas.

Médico e paciente devem fazer uso de óculos de proteção, máscara, e protetores de sapato e touca.

3) Emergência Hospitalar

Quando os dados colhidos na triagem, na teleorientação ou na consulta presencial revelarem sinais de alerta, o paciente será encaminha a uma emergência em hospital.

Sair da versão mobile