Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

A SURDEZ NEUROSENSORIAL explicada por um ESPECIALISTA em surdez

surdez neurosensorial

As pessoas têm muitas dúvidas sobre surdez condutiva e surdez neurosensorial. Quando abro uma caixinha de perguntas no Instagram, os leitores mandam várias questões interessantes sobre o assunto. A última que recebi diz respeito à transformação da surdez condutiva em surdez neurosensorial.

A surdez condutiva pode se transformar em surdez neurosensorial?

Uma surdez não “vira” outra, mas elas podem se somar. No caso da otosclerose, a perda auditiva neurosensorial surge SE e QUANDO a doença atinge a cóclea. Felizmente, não é isso que acontece na maioria dos casos!

Surdez Condutiva

Classificamos essa surdez decorrente dessa dificuldade de conduzir o som à cóclea como condutiva, em oposição à surdez sensorial ou sensorioneural, oriunda do dano da própria cóclea ou do nervo auditivo.

O que causa a Surdez Condutiva

Condutiva é aquela perda auditiva causada por um problema mecânico que impede a passagem das vibrações sonoras através do ouvido. Uma rolha de cera, catarro nos ouvidos, um furo no tímpano, uma destruição de um ossículo da audição, entre outros, são fatores causadores da surdez condutiva. Não existe apenas uma causa, mas sim um conjunto de causas que têm em comum essa explicação mecânica.

Surdez NEUROSENSORIAL

Outro tipo de perda auditiva é a neurosensorial, quando a parte mecânica está perfeita e o defeito acontece na cóclea e-ou no nervo auditivo, responsáveis por transformar a vibração sonora em impulso neural e levá-los até o cérebro.

Quem é o especialista em Surdez NEUROSENSORIAL e surdez CONDUTIVA?

O médico otorrinolaringologista com vasta experiência clínica e cirúrgica em surdez e cirurgias da audição é o especialista correto que deve ser procurado em caso de surdez neurosensorial ou condutiva.

 

Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais

Sair da versão mobile