A saúde auditiva requer informação, e atitude e prevenção. Segundo a OMS, há 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de perda de audição hoje no mundo. A surdez leve, moderada, severa e profunda é uma realidade para, mas evitar a perda auditiva é mais simples do que você imagina.
Como evitar a PERDA DE AUDIÇÃO
Conheça 6 hábitos simples de implementar na sua rotina que vão te ajudar a evitar e prevenir uma surdez (perda auditiva) indesejada.
- Tome todas as vacinas recomendadas
- Faça um pré-natal adequado
- Evite abuso de medicamentos
- Trate adequadamente qualquer otite e problemas respiratórios
- Faça uma audiometria todo ano
- Abaixe o som
Agora, vamos às explicações para que você entenda como é importante prevenir a surdez.
TOME TODAS AS VACINAS RECOMENDADAS
Muitas doenças que podem causar surdez podem ser prevenidas com vacinas. É o caso da rubéola, do sarampo, da caxumba e das meningites.
FAÇA UM PRÉ-NATAL ADEQUADO
Algumas perdas auditivas são causadas por infecções durante a gestação – é o caso do citomegalovírus, o CMV. E também por complicações durante a gravidez e o parto. Um pré-natal rigoroso ajuda a evitar essas complicações.
EVITE ABUSO DE MEDICAMENTOS
Existem vários medicamentos com potencial ototóxico que podem causar perdas auditivas irreversíveis. Alguns exemplos são os antiinflamatórios, o Viagra e similares, alguns antibióticos e quimioterápicos.
TRATE ADEQUADAMENTE QUALQUER OTITE E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
As otites crônicas são as principais causadadoras das perdas auditivas no Brasil, e muitas vezes elas evoluem após episódios mal diagnosticados e mal tratados.
FAÇA UMA AUDIOMETRIA TODO ANO
A perda auditiva pode aparecer devagar e sem ser percebida. A audiometria é um exame rápido e sem efeitos colaterais, e todas as pessoas deveriam fazer uma audiometria anual. A precocidade no diagnóstico e no tratamento é fundamental no caso de muitas doenças da audição.
ABAIXE O SOM
A exposição exagerada e prolongada aos ruídos, seja no ambiente de trabalho, lazer ou com fones de ouvido é uma das principais causas da surdez adquirida. Evite se expor ao barulho. Se não tiver opção, use protetores auditivos.