Descobrir a causa da sua surdez é uma das maiores preocupações dos pacientes que nos procuram. E muitas podem ser as causas das perdas auditivas, sejam elas leves, moderadas, severas, profundas, súbitas ou unilaterais.
Qual a causa da minha surdez?
Faz parte da natureza humana querer explicações, especialmente para os males da saúde. Pela lógica, descobrir a origem da queixa poderia nos abrir caminho para “consertar” o que está errado, recuperando a audição.
Esse raciocínio funciona muito bem nos casos de perda auditiva condutiva, quando há algo visível para ser reparado, como o fechamento de uma perfuração do tímpano. Já nos casos de surdez neurossensorial não estamos em condições de tratar de modo curativo a quase totalidade dos casos.
Nesses, o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares é quase sempre indicado. Mesmo assim, descobrir a origem de um quadro de surdez pode fazer diferença no tratamento, bem como saber se a perda pode progredir no futuro.
Recentemente, os exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética) somados à descoberta de muitas mutações genéticas causadoras de surdez, aumentaram muito nossa capacidade de descobrir a causa das perdas auditivas neurossensoriais.
Ainda assim, em cerca de metade dos pacientes submetidos à cirurgia do implante coclear na atualidade, não somos capazes de descobrir a causa.
Quais são as Causas Possíveis das Perdas Auditivas?
Surdez Condutiva
A perdas de audição são classificadas em tipos (conforme a localização anatômica do dano causador) e em graus (de acordo com a gravidade, ou “tamanho”, da perda). Os quadros de surdez condutiva são causados por problemas na orelha externa ou média e podem ser causados por:
- Acúmulo de cerumen
- Otites externas e médias
- Otosclerose
- Tumores
- Perfurações da membrana timpânica
- Erosão e malformações dos ossículos da audição
Surdez Neurossensorial
Neste tipo de perda auditiva, o acometimento do aparato auditivo situa-se na orelha interna (cóclea) ou nervo auditivo. Dentre as causas possíveis estão:
- Surdez genética
- Tramatismos
- Auto-imunes
- Infecções virais
- Meningites
- Displasias
- Presbiacusia (envelhecimento)
- Exposição ao ruído
- Ototoxicidade
- Síndrome de Ménière
- Tumores
As causas acima descritas representam a quase totalidade dos quadros de surdez existentes.
Entretanto, muitas vezes os exames disponíveis não nos permitem identificar a origem da perda.
É importante que a equipe médica e os pacientes não transformem a busca origem da surdez na sua única preocupação, já que a reabilitação auditiva – com aparelhos auditivos ou implantes cocleares – deve começar o quanto antes, afim de se evitar as diversas consequências decorrentes da surdez não tratada.