Pesquisar

COMO é feita a CIRURGIA para remoção do COLESTEATOMA do OUVIDO

Tem gente que acha que a cirurgia do implante coclear é uma cirurgia muito difícil e de fato ela envolve bastante treinamento, mas não se compara, por exemplo, com uma cirurgia de colesteatoma.

A cirurgia de colesteatoma é uma cirurgia muito mais desafiadora, principalmente quando são colesteatomas que avançaram e destruíram estruturas do ouvido.

O que é o colesteatoma?

Colesteatoma é um tipo de otite, mas ele tem uma característica destrutiva, então ele cresce e destrói as pequeninas estruturas que tem dentro do ouvido: o tímpano, os ossículos da audição (martelo, bigorna e estribo) e estruturas que são muito importantes, muito sensíveis e estão próximas do ouvido, como a meninge (que são as membranas que recobrem o cérebro) e o nervo facial (que é o nervo que faz nossa face movimentar).

Quais as consequências do colesteatoma?

O crescimento do colesteatoma pode provocar paralisia facial, meningite, abscesso no cérebro e complicações até mesmo fatais.

Como é feita a cirurgia de remoção do colesteatoma?

Numa cirurgia como essa, a gente tem que entrar e eu faço essa cirurgia usando endoscópios, que são pequenas câmeras que a gente introduz através do canal auditivo, e está olhando numa TV.

Junto com ela entram pequenos instrumentos que vão remover, reconstruir e dissecar as estruturas do ouvido até onde a doença foi. O que a gente tem que remover? Não podemos deixar restos dessa doença porque ela tem a tendência de voltar, de recidivar. Depois que a gente fez toda essa limpeza, começa então um trabalho de reconstrução que é praticamente um trabalho manual, quase que um trabalho artístico ou encaixe de peças de LEGO, em que você tem que fazer as peças, confeccionar as peças, e algumas você pode usar prontas, como próteses, para reconstruir os ossinhos.

Mas o tímpano, você tem que moldar a cartilagem e outros tecidos que a gente usa para reconstituir, e ir encaixando isso tudo de forma que não só a gente tenha um ouvido livre de infecção, mas que a gente tenha a maior recuperação possível da audição. E tudo isso tentando manter este resultado no longo prazo.

É um trabalho extremamente desafiador, muito delicado, mas muito gratificante quando a gente vê o paciente se livrar dessa otite crônica tão destrutiva.

VÍDEO DE CIRURGIA DE RETIRADA DE COLESTEATOMA

 

DICA DO DR. LUCIANO MOREIRA: se você tem perda auditiva, otosclerose, zumbido no ouvido, usa aparelho auditivo ou implante coclear, conheça o CLUBE dos Surdos Que Ouvem, criado pela escritora Paula Pfeifer, do site Crônicas da Surdez. Os grupos do Clube vêm ajudando a transformar milhares de vidas desde 2010. Estar em contato direto com outras pessoas que têm deficiência auditiva é algo que vai ajudar muito a sua jornada da surdez. E, se você precisa comprar aparelho auditivo e está cheio de dúvidas, essas AULAS vão ser de grande valia.

 

#surdez #surdos #surdosqueouvem #otosclerose #aparelhoauditivo #implantecoclear #deficienciaauditiva #zumbido #zumbidonoouvido

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira otorrino

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Médico Otorrinolaringologista especializado em cirurgias da audição

Outros Posts

Categorias