Em março de 2021, a Organização Mundial de Saúde divulgou o Relatório Mundial da Audição (World Hearing Report). Ele mostra que temos 1 bilhão e 500 milhões de pessoas com algum grau de surdez hoje no mundo.
Infelizmente, a maioria das pessoas sequer sabe que surdez tem tratamento. E, mais do que isso, deve ser tratada o quanto antes, em função dos inúmeros prejuízos que traz para a vida das pessoas quando não é tratada!
Como Tratar a Surdez leve, moderada e severa
A possibilidade de tratamento e a escolha do método a ser aplicado a cada caso pode depender das causas, do tipo de perda auditiva (condutiva ou sensorioneural) e do grau desta perda.
Desta forma, a maioria dos casos de surdez condutiva, aqueles oriundos de problemas da orelha média (otites, otosclerose) ou externa, podem ser tratados, total o parcialmente por tratamentos médicos, remédios e algumas cirurgias.
O maior desafio se dá no tratamento dos pacientes com a surdez sensorioneural, causada por danos as estruturas dentro da cóclea ou no nervo auditivo. Esta é, na maioria das vezes, uma lesão de estruturas nervosas, como neurônios ou as chamadas células ciliadas.
Para estes casos a medicina não dispõe na atualidade de maneiras de recuperar a função dessas células, sendo portando o tratamento paliativo.
Nos casos de surdez sensorioneural de leve a moderada e até severos, a opção se dá muitas vezes por aparelhos auditivos, amplificadores, que têm tido grande avanço na atualidade com a introdução de novos avanços tecnológicos.
Alguns dos aparelhos atuais podem mudar seus programas de funcionamento sozinhos conforme o padrão de barulho do ambiente. Além disto, possuem tecnologia sem fio para comunicação com aparelhos de som, celulares, computadores.
Do ponto de vista externo, os aparelhos auditivos vêm se tornando cada vez menores e mais estéticos e já não trazem mais o estigma de antigamente.
Como tratar a Surdez Profunda: os Implantes Cocleares
Sem dúvida, os pacientes que mais têm prejuízo com a surdez sensoriioneural são aqueles portadores da mesma no grau severo ou profundo. Para estes, mesmo os aparelhos auditivos podem muito pouco, uma vez que mesmo um som bastante amplificado não pode ser captado e transformado pela cóclea com um grau de lesão muito grande. Para estes casos existe o implante coclear.
O implante coclear é também, conhecido como ouvido biônico, é um dispositivo eletrônico transformados de energia sonora em impulsos elétricos.
Sua função substituir parcialmente uma cóclea que não pode mais funcionar, captando os sons ambientes por um microfone, transformando-os em impulsos elétricos que irão estimular diretamente o nervo auditivo, que os conduzirá até o cérebro.
Embora seja capaz de resultados extraordinários em crianças que nascem surdas e em adultos que perdem repentinamente a audição, o implante é realizado todos os casos de surdez severa ou profunda e somente uma avaliação rigorosa por uma equipe de médicos e fonoaudiólogos especializados pode estabelecer esta indicação.
Por que tratar a surdez?
A ciência vem provando cada vez mais os impactos extremamente negativos que a surdez não tratada provoca no cérebro humano. Além disso, não tratar a surdez também tem consequências muito ruins em todos os aspectos da sua vida: pessoal, profissional, educacional, social, cultural, etc. Quando você pensar em surdez, pense que o seu CÉREBRO não está recebendo os estímulos sonoros que precisa para se desenvolver plenamente. Saúde auditiva é saúde cerebral.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
Se você tem perda auditiva, torne-se membro do Clube dos Surdos Que Ouvem e converse diretamente com outras pessoas 22.000 que têm algum grau de surdez! Nos grupos do Clube você poderá conversar com pessoas com perda auditiva de todo o Brasil sobre como e porque tratar a surdez!
Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais
?
?
6 comments