Por que é tão difícil acharem uma CURA para a SURDEZ? Essa é uma pergunta frequente que os pacientes com perda auditiva me fazem nas redes sociais.
Cura é algo menos comum do que se imagina na medicina. Ela é mais comum em doenças infecciosas, em que o nosso sistema imunológico, com ajuda de antibióticos, pode vencer os micro-organismos infectantes. Já nas doenças degenerativas e metabólicas, a cura é extremamente rara. Isso porque elas envolvem múltiplos sistemas, além de fatores genéticos e ambientais. Alterações visuais, doenças neurológicas, hipertensão, diabetes, nada disso tem cura. Entretanto, as pesquisas não param, e já podemos esperar a cura de alguns tipos específicos de perda auditiva nas próximas décadas.
Se você tem perda auditiva ou é mãe-pai de alguém que tem perda auditiva, recomendo que conheça o Clube dos Surdos Que Ouvem e o trabalho da escritora Paula Pfeifer no Crônicas da Surdez.
#surdez #surdos #surdosqueouvem #otosclerose #aparelhoauditivo #implantecoclear #deficienciaauditiva #zumbido #zumbidonoouvido