O aparelho auditivo é uma das maravilhas da tecnologia moderna que permite que pessoas com perda auditiva voltem a ter acesso aos sons que seu cérebro não recebe mais sem ajuda. Há mais de 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de perda auditiva no mundo segundo o Relatório Mundial da Audição da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, apenas 2,67% das pessoas com algum grau de surdez são usuárias de Língua de Sinais, ao contrário do que o senso comum acredita (esse dado é fornecido pelo IBGE). Isso significa que há milhões de pessoas que usam aparelhos auditivos para ouvir melhor. Preste atenção na quantidade de lojas de aparelhos auditivos que existem na sua cidade!
Quanto custa um aparelho auditivo?
Paula Pfeifer, do Clube Surdos Que Ouvem, lançou uma extensa tabela de preços dos aparelhos auditivos no Brasil em 2024. Vale conferir. No Clube, você pode conversar diretamente com milhares de pessoas que usam aparelhos auditivos.
Saiba que o SUS fornece aparelhos auditivos e que o Brasil possui um fabricante nacional de aparelho auditivo de baixo custo. ATENÇÃO: no Brasil, muitos amplificadores chineses que custam $10 são anunciados como ‘aparelhos auditivos’ na internet. Fuja desse golpe clássico.
O que acontece se eu não usar aparelho auditivo?
Se você não utilizar aparelhos auditivos para tratar a sua perda auditiva quando tem indicação médica para usá-los, precisa estar ciente sobre os impactos negativos que abrangem diversas áreas da sua saúde cerebral e cognitiva. A surdez não tratada leva reduz a estimulação auditiva do cérebro, que é crucial para manter as vias neurais ativas e funcionais.
Sem essa estimulação, o cérebro pode sofrer de neuroplasticidade negativa, onde as áreas anteriormente dedicadas ao processamento de som começam a ser reorganizadas para outras funções. Isso pode resulta em dificuldades na compreensão da fala, mesmo quando os sons são amplificados posteriormente. É o famoso “escuto, mas não entendo”.
Além disso, estudos mostram que a perda auditiva não tratada está associada a um risco aumentado de declínio cognitivo e demência. Isso ocorre porque o cérebro, ao esforçar-se mais para compreender sons e palavras, redireciona recursos cognitivos de outras tarefas, como a memória e o raciocínio. Com o tempo, essa sobrecarga constante pode levar ao esgotamento dos recursos mentais e acelerar processos de degeneração cerebral. Portanto, o uso de aparelhos auditivos não apenas melhora a capacidade auditiva, mas também protege a saúde cerebral e mantém a qualidade de vida, prevenindo o declínio cognitivo associado à perda auditiva não tratada.
Por fim, não usar aparelho auditivo quando você precisa usá-los impacta negativamente todas as áreas da sua vida pessoal, profissional, familiar, social, educacional e cultural. Você terá cada vez mais dificuldades de comunicação, além de colocar sua segurança e a segurança da sua família desnecessariamente em risco. E lembre-se de que quanto mais dificuldade de comunicação, maiores as chances de isolamento que, em geral, costumam levar à ansiedade e depressão. Tudo isso pode ser evitado e resolvido com reabilitação auditiva.
Como funciona um aparelho auditivo?
Um aparelho auditivo ajuda pessoas que têm dificuldade para ouvir a captar e entender melhor os sons ao seu redor. Imagine que você está assistindo TV e o volume está bem baixinho, então você pega um controle remoto e aumenta o som para ouvir melhor. O aparelho auditivo faz algo parecido, mas é ainda mais esperto!
Primeiro, ele tem um microfone que “escuta” todos os sons ao seu redor. Depois, esses sons são transformados em sinais elétricos que o software dentro do aparelho ajusta, deixando os sons mais claros e mais altos. Por fim, esses sons ajustados são enviados para um alto-falante minúsculo, que fica dentro do seu ouvido, fazendo com que você ouça tudo de forma mais nítida e forte. Assim, você consegue ouvir melhor as conversas, os sons da natureza, a música e tudo mais que gosta de escutar!
Qual é a melhor marca de aparelho auditivo?
Conheça o mapa das marcas de aparelhos auditivos no Brasil. Depois, converse com pessoas que já usam aparelho auditivo há anos para tirar dúvidas. Recomendo fortemente as AULAS que ensinam às pessoas com perda auditiva o que elas precisam saber ANTES de comprar um aparelho de audição.
Leia mais sobre Aparelho Auditivo – Dr. Luciano Moreira OTORRINO
- Aparelho auditivo piora a surdez?
- Eu escuto mas não entendo
- 6 coisas que você deve saber ANTES de comprar aparelho auditivo
- Aparelhos Auditivos podem salvar o seu cérebro
- Usar aparelho auditivo previne a surdez?