Usar APARELHO AUDITIVO retarda ou previne a SURDEZ? Dr. Luciano Moreira OTORRINO

usar aparelho auditivo previne ou retarda a surdez

Uma leitora quis saber na caixinha de perguntas do Instagram desta semana se o uso de aparelho auditivo retarda ou previne de alguma forma a surdez. Como essa é uma pergunta recorrente, achei boa ideia caprichar na resposta.

A SURDEZ É UM FENÔMENO COMPLEXO

Primeiro, precisamos deixar claro que a perda auditiva é um fenômeno bem mais complexo do que apenas “não ouvir”. A perda não é apenas de decibéis. Além de sons e palavras, a pessoa que convive com a surdez perde interações de vários tipos que geram informações, sensações e experiências…

Partindo desse conceito ampliado, fica fácil entender como a perda auditiva (surdez) está ligada a uma cascata de consequências psicológicas, sociais, afetivas, educacionais, profissionais e emocionais. Todas essas esferas da vida podem sofrer “perdas”. Lembre bem: os decibéis são os de menos.

O USO DE APARELHO AUDITIVO RETARDA OU PREVINE A SURDEZ?

O uso de aparelho auditivo não pode evitar uma piora da audição, ou a perda em decibéis na audiometria. Entretanto, tenha certeza que ele pode evitar muitas outras perdas, às vezes bem mais definitivas ou dolorosas. Aparelhos auditivos são uma maravilhosa tecnologia capaz de lhe ajudar a ouvir mais e melhor, além de lhe fazer dar um grande salto em qualidade de vida, independência e segurança.

Temos um post chamado Usar Aparelho Auditivo Piora a Audição? Vale fazer uma leitura atenta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira otorrino

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Médico Otorrinolaringologista especializado em cirurgias da audição

Outros Posts

Categorias

Precisa de ajuda?