Algumas perdas auditivas (surdez) são tratadas com medicamentos e muitas outras com aparelhos auditivos. Mas existem situações que podem ser resolvidas com cirurgia. As cirurgias que tratam a surdez e melhoram a sua audição estão explicas abaixo pelo médico otorrinolaringologista Dr. Luciano Moreira.
Veja:
Os tipos de cirurgia em caso de surdez
OTOSCLEROSE
A estapedectomia é a técnica cirúrgica usada para tratar a perda auditiva decorrente dessa doença. Nela substituímos um pequeno ossinho, o estribo, por uma prótese de menos de 1 milímetro de espessura, recuperando instantaneamente a audição.
É uma das mais bonitas e gratificantes cirurgias da audição e exige muita experiência e treinamento do cirurgião.
TIMPANOPLASTIAS
Inflamações e traumas nos ouvidos podem causar perfurações na membrana do tímpano, além de outras lesões nas estruturas da orelha média, que levam a perda de audição.
As timpanoplastias são microcirurgias que hoje realizamos através do próprio canal do ouvido, sem necessidade de nenhum corte externo, graças à tecnologia dos endoscópios e microscópios cirúrgicos.
TUBO DE VENTILAÇÃO
Também conhecido como “carretel” ou “tubinho”, ele é usado em inúmeras situações em que há secreções presas no ouvido ou quando ele não respira pela via natural, através da tuba auditiva.
A colocação do tubo de ventilação é realizada com frequência em crianças com problemas respiratórios causadas pela adenoide, mas também em adultos e idosos. O procedimento muitas vezes pode ser realizado no consultório, sem necessidade de internação em hospitais.
IMPLANTE COCLEAR
Uma das maiores maravilhas da ciência aplicada à medicina, ele faz com que a audição seja o único dos 5 sentidos humanos que pode ser restaurado bionicamente.
Atualmente já são meio milhão de pessoas no mundo que deixaram pra trás o mundo silencioso da surdez profunda, para ouvir através dos implantes, e assim poderem se relacionar, trabalhar, estudar e viver suas vidas de forma mais plena.
PRÓTESES ANCORADAS AO OSSO
Usadas em casos de surdez condutiva, como em crianças que nascem com o canal do ouvido fechado ou em pacientes com sequelas de otites, são colocados em cirurgias que duram poucos minutos e promovem uma qualidade auditiva excelente.
LEIA MAIS
GRUPO SURDOS QUE OUVEM
Se você tem deficiência auditiva, torne-se membro do grupo fechado Surdos Que Ouvem e converse com outras pessoas que têm algum grau de surdez.
2 comments