Cirurgia da surdez: recuperando a audição cirurgicamente

cirurgia da surdez

Algumas perdas auditivas (surdez) são tratadas com medicamentos e muitas outras com aparelhos auditivos. Mas existem situações que podem ser resolvidas com cirurgias. Veja:

OTOSCLEROSE

A estapedectomia é a técnica cirúrgica usada para tratar a perda auditiva decorrente dessa doença. Nela substituímos um pequeno ossinho, o estribo, por uma prótese de menos de 1 milímetro de espessura, recuperando instantaneamente a audição.

É uma das mais bonitas e gratificantes cirurgias da audição e exige muita experiência e treinamento do cirurgião.

TIMPANOPLASTIAS

Inflamações e traumas nos ouvidos podem causar perfurações na membrana do tímpano, além de outras lesões nas estruturas da orelha média, que levam a perda de audição.

As timpanoplastias são microcirurgias que hoje realizamos através do próprio canal do ouvido, sem necessidade de nenhum corte externo, graças à tecnologia dos endoscópios e microscópios cirúrgicos.

TUBO DE VENTILAÇÃO

Também conhecido como “carretel” ou “tubinho”, ele é usado em inúmeras situações em que há secreções presas no ouvido ou quando ele não respira pela via natural, através da tuba auditiva.

A colocação do tubo de ventilação é realizada com frequência em crianças com problemas respiratórios causadas pela adenoide, mas também em adultos e idosos. O procedimento muitas vezes pode ser realizado no consultório, sem necessidade de internação em hospitais.

IMPLANTE COCLEAR

Uma das maiores maravilhas da ciência aplicada à medicina, ele faz com que a audição seja o único dos 5 sentidos humanos que pode ser restaurado bionicamente.

Atualmente já são meio milhão de pessoas no mundo que deixaram pra trás o mundo silencioso da surdez profunda, para ouvir através dos implantes, e assim poderem se relacionar, trabalhar, estudar e viver suas vidas de forma mais plena.

PRÓTESES ANCORADAS AO OSSO

Usadas em casos de surdez condutiva, como em crianças que nascem com o canal do ouvido fechado ou em pacientes com sequelas de otites, são colocados em cirurgias que duram poucos minutos e promovem uma qualidade auditiva excelente.

LEIA MAIS

GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Se você tem deficiência auditiva, torne-se membro do grupo fechado Surdos Que Ouvem no Facebook e converse com outras pessoas que têm algum grau de surdez.

SIGA DR. LUCIANO MOREIRA NAS REDES SOCIAIS

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Dr. Luciano Moreira

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Dedicado à divulgação das novidades da especialidade, especialmente no tratamento da surdez, implante coclear, cirurgia do nariz e otorrinolaringologia infantil.

Outros Posts

Categorias

Open chat
Precisa de ajuda?