otorrinolaringologia. Chamamos de septoplastia a correção do desvio do septo nasal por motivos funcionais. Nariz entupido com frequência, sinusites de repetição, dores de cabeça frequentes são alguns dos sintomas mais comuns nesses casos.
Já rinoplastia é o termo usado para a correção estética do nariz. Quando a cirurgia é realizada com os dois objetivos, funcionais e estéticos, recebe o nome de rinosseptoplastia.
Com o uso dos equipamentos endoscópicos, a septoplastia e os demais procedimentos cirúrgicos realizados dentro do nariz tiveram uma grande evolução. Usando fibras óticas especiais, acopladas à câmeras de alta definição, temos hoje a oportunidade de “entrar dentro do nariz” para fazermos todas a correções necessárias, com mais precisão e menos trauma. A cirurgia video-endoscópica nos permite também que, ao final da cirurgia, possamos controlar e cauterizar pontos sangrantes, sem a necessidade de usarmos o antes temido tampão nasal. Para os pacientes a mudança é radical. Seguindo a filosofia das cirurgias minimamente invasivas, a rinoplastia de hoje proporciona um pós-operatório praticamente indolor.
Alguns pontos devem ser bem avaliados antes de partir para a rinoplastia. Diante da queixa estética e dos eventuais problemas respiratórios associados, cirurgião e paciente devem discutir sobre os objetivos da cirurgia. As alterações estéticas devem ser cuidadosamente avaliadas no exame físico e através de fotos de alta resolução. A análise conjunta de fotos pré e pós de outros pacientes pode ajudar no ajuste das expectativas e compreensão dos limites da cirurgia.
Em nossa clínica, realizo as fotos pessoalmente na consulta, o que permite uma maior flexibilidade na escolha das poses exatas em cada caso, além de proporcionar a agilidade de um diagnóstico e planejamento completo já na consulta inicial. Infelizmente, o código de ética médica brasileiro proíbe a publicação de tais fotos na internet, mesmo com a autorização dos pacientes. Abaixo enumero algumas queixas comuns que podem ser melhoradas com a cirurgia do nariz.
Quadro 1: Queixas à serem tratadas na rinoplastia
FUNCIONAIS | ESTÉTICAS |
Obstrução nasal (nariz entupido) | Nariz grande (hiper-projetado) |
Sinusites de repetição | Nariz torto (laterorrínea) |
Dores na cabeça e na face | “Osso nasal”– Nariz adunco – Giba |
Diminuição do olfato | Ponta nasal caída |
Voz anasalada (hiponasal) | Ponta nasal globosa |
Piora dos sintomas da rinite alérgica | Nariz largo |
De posse do diagnóstico e planejamento cirúrgico completos, solicitamos exames pré-operatórios para avaliar o estado geral de saúde do paciente.
A melhora das técnicas anestésicas, associada a evolução nas técnicas cirúrgicas, permite que o dia da cirurgia seja bem mais tranquilo. É necessário um jejum completo por 8 horas, devendo a última refeição acontecer até a meia noite da véspera.
A duração de uma rinoplastia é extremamente variável, mas em nossa experiência leva de 1-3 horas, dependendo da complexidade de cada caso. Após a saída da sala de cirurgia, o paciente deve permanecer em repouso por algumas horas. Isso ajuda a eliminar completamente os medicamentos anestésicos e sedativos. A primeira refeição líquida acontece cerca de 2-3 horas após o fim da cirurgia. Costumamos liberar o paciente para casa no mesmo dia, sem a necessidade de dormir no hospital.
Nos primeiros 2-3 dias, recomendamos uma dieta líquida fria para evitar sangramentos. É comum o uso de antibióticos profiláticos por 3 a 5 dias, além de analgésicos em caso de dor. O afastamento do trabalho ou dos estudos costuma ser de 5 a 7 dias.. Exercícios físicos são contraindicados por 20-30 dias.
Pacientes submetidos a septoplastia sem rinoplastia saem do hospital apenas com um curativo tipo “bigode” (foto) para absorver algum sangue e secreções que possam sair nos primeiros 2 ou 3 dias. Quando a rinoplastia também é realizada, utilizamos esparadrapos finos colados também sobre o nariz, assim como uma placa sintética para proteção. Esses permanecem no local por um prazo médio de 7 dias. (Foto)
CONCLUSÃO
Os pacientes que candidatos à rinoplastia foram muito beneficiados pela evolução da tecnologia vídeo-endoscópica. O pós-operatório que antes era bastante desconfortável, agora acontece de maneira tranquila e indolor. O segredo do sucesso de uma rinoplastia é o disgnóstico correto e completo. Aspectos estéticos e funcionais devem ser avaliados em conjunto e servir de base para um planejamento cirúrgico preciso.
Visando trazer maior agilidade e conforto aos nossos pacientes anunciamos o nascimento da SONORA, um espaço integrado para realização de todos os exames da audição e terapias voltadas à surdez e aos demais distúrbios da comunicação. Trabalhamos juntos há anos, até então em ambientes diversos.
Portal Otorrino © 2021. Todos os direitos reservados.
Marque sua CONSULTA