Todos os pais têm receios com o atraso na fala de suas crianças, e os sinais de alerta não são evidentes para os leigos neste assunto. Escrevo o artigo de hoje com o objetivo de simplificar o assunto. Devo chamar sua atenção para um ponto sensível: ao menor sinal de desconfiança, procure imediatamente um médico otorrino para descobrir se a sua criança tem algum grau de perda auditiva. A surdez é uma emergência em crianças, especialmente nas que estão em fase de desenvolvimento de linguagem.
O DESENVOLVIMENTO NORMAL da fala em crianças
Quando a analisamos fala e linguagem, como outros aspectos do desenvolvimento da criança, a variabilidade no tempo e no desenvolvimento é muito grande. Entretanto, não podemos resumir o tema num conceito como “tem que estar falando aos X anos“, pois é bem mais complexo do que isso.
Para pais, professores, pediatras e todos os que acompanham as crianças o mais importante é estarem atentos aos possíveis sinais de alerta do atraso de fala.
Existem várias tabelas que listam as capacidades que espera-se que a criança já tenha adquirido em cada idade. Elas são um bom guia, mas podem causar confusão. Nem sempre é fácil saber o que fazer quando uma dessas capacidades parece não ter sido adquirida, e às vezes um dos pais acha que a criança é uma “tagarela” e o outro discorda, dizendo que ele “não fala nada”.
FALA X LINGUAGEM
Fala e linguagem são coisas diferentes.
Fala é o ato de se expressar através das palavras produzidas pela articulação dos lábios, da língua, e das demais estruturas da garganta, além do papel da vibração das cordas vocais.
Já a linguagem tem um conceito bem mais amplo e inclui todas as formas de se expressar e de captar as informações que tenham sentido comunicativo.
Assim, para uma boa linguagem, além de falar adequadamente é importante ouvir bem, enxergar e ter a inteligência necessária para se comunicar e se exprimir, seja através da fala ou não.
OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO NA FALA
Sinais de alerta são aqueles que devem servir de motivo para se procurar ajuda especializada junto a médicos otorrinolaringologistas, foniatras, pediatras, neurologista pediátricos e fonoaudiólogos. São eles:
Em qualquer idade:
- Crianças que não reagem aos sons ou que não balbuciam ou produzem sons com a voz.
Entre 1 e 2 anos de idade:
- Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais
- Não tentar imitar sons ou palavras
- Preferir gestos do que a voz para se comunicar
Após os 2 anos:
- Não produzir palavras ou frases espontaneamente
- Repetir palavras sem sentido para a comunicação
- Tom de voz anormal ou anasalado
- Dificuldade de compreender o que a criança diz na maior parte das vezes em que fala.
CAUSAS do atraso de fala em crianças
Causas possíveis do atraso no desenvolvimento da fala, quando não é apenas uma variação normal de criança para criança.
- As alterações da língua (freio de língua curto)
- Alterações neurológicas que afetem a cognição (aprendizado, inteligência, memória)
- Surdez de origem genética ou oriunda de infecções crônicas dos ouvidos
- Pouca estimulação das crianças pelos pais e demais adultos que cuidam. As crianças aprendem a falar ouvindo. Muitas vezes a criança pode ter um atraso na fala mesmo havendo audição e cognição perfeitas, apenas por serem pouco estimuladas verbalmente pelos pais com historinhas, conversas e demais interações interações orais que devem fazer parte do dia a dia.
O QUE FAZER SE O SEU FILHO TEM ATRASO NA FALA?
O primeiro passo é consultar um otorrinolaringologista. Caso deseje marcar a sua consulta com o Dr. Luciano Moreira, basta usar o botão de WhatsApp no rodapé da página ou então.
PÁGINAS RELACIONADAS:
- Ronco e Apnéia do Sono
- Cirurgia do Septo Nasal e Rinoplastia
- Riscos da Apneia do Sono em Crianças
- Causas e Consequências de Respirar pela Boca
- Atraso na Fala. Até Quando é Normal?
- Bela Respiração