Atraso de fala em bebês e crianças na pandemia – Dr. Luciano Moreira – Otorrino

atraso de fala pandemia

O atraso de fala e os transtornos do desenvolvimento cognitivo em bebês e crianças pode ser considerada uma das tragédias da pandemia.

Pesquisas recém publicadas

Numa publicação do dia 16 deste mês, o jornal britânico BMJ chama atenção para pesquisas publicadas recentemente nos EUA e na Itália.

Segundos os pesquisadores, os bebês nascidos durante a pandemia apresentam uma grande diminuição nos resultados dos testes cognitivos e de linguagem.

Isso é algo que já vem sendo observado por inúmeros profissionais pelo mundo afora.

O estudo italiano também demonstrou que o maior estresse entre as mães decorrente da pandemia causou grande impacto no desenvolvimento dos bebês.

O BMJ chega a comparar os resultados àqueles observados em bebê romenos enclausurados em orfanatos durante a ditadura Nicolae Ceauseaco.

A falta de estímulo à comunicação

Em todos os casos, a falta de estímulo à comunicação é um dos principais fatores por trás do déficit no desenvolvimento.

Os dados também mostram que quanto mais o alto nível de escolaridade das mães, menor o prejuízo, o que nos faz supor que entre as populações socialmente mais vulneráveis dos países em desenvolvimento como o Brasil, esse dano ainda seja mais importante.

Os primeiros 3 anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem, e a falta de estímulo apropriado nessa janela de tempo pode causar sequelas definitivas.

Remédio para a tragédia

Comunicação e estimulação de qualidade e em quantidade para os bebês!

Consulte o seu otorrinolaringologista.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Dedicado à divulgação das novidades da especialidade, especialmente no tratamento da surdez, implante coclear, cirurgia do nariz e otorrinolaringologia infantil.

Outros Posts

Categorias

Open chat
Precisa de ajuda?