Vistas de hoje, as técnicas aplicadas à cirurgia do nariz da época em que eu entrei na otorrinolaringologia, podem parecer medievais.
No campo da cirurgia funcional, como para a correção do desvio do septo nasal e para tratamento das sinusites crônicas, ainda não dispúnhamos de forma corriqueira da espetacular tecnologia endoscópica, que hoje esta disseminada por diversas especialidades médicas.
Talvez por isso, muitos pacientes, operados há 15-20 anos ou mais, guardam lembranças tão ruins das cirurgias que fizeram e isso explica a enorme má-fama dessas cirurgias ainda nos dias de hoje.
Entretanto, aqueles que nos últimos anos puderam se beneficiar desses avanços, conheceram a melhora da qualidade de vida através da respiração, de forma praticamente indolor e sem terem que se submeter aos temidos “tampões nasais”.
Cirurgia estética do nariz: RINOPLASTIA
Já do lado da cirurgia estética do nariz, a rinoplastia também se beneficiou de grandes avanços técnicos, oriundos do conhecimento da estrutura e do envelhecimento nasal.
Essa mudança de visão resultou em técnicas cirúrgicas mais conservadoras (menos destrutivas), capazes de corrigir as queixas estéticas de cada pessoa, respeitando a harmonia facial, a boa respiração e a manutenção dos resultados no longo prazo.
Nos tópicos abaixo você encontrará informações detalhadas sobre algumas doenças nasais e cirurgias empregadas para trata-las.