Ícone do site Dr. Luciano Moreira – OTORRINO – Surdez – Otosclerose – Implante Coclear -Rinoplastia -Rio de Janeiro – Cirurgia de Ouvido, Nariz e Garganta

Especialista em OTOSCLEROSE? Médico OTORRINO – Dr. Luciano Moreira

A otosclerose é campeã de perguntas no Instagram. A primeira pergunta de hoje sobre otosclerose é recorrente quando respondo dúvidas de pacientes nas redes sociais.

“Quem é o especialista em otosclerose?”

O médico otorrinolaringologista com experiência em cirurgia do ouvido e surdez é a pessoa indicada para diagnosticar e conduzir o tratamento da otosclerose. Não existe a “especialidade otosclerose” dentro da Otorrinolaringologia. Entretanto, como já expliquei em outras respostas, a otorrino envolve ouvido, nariz e garganta. Nem todos os otorrinos têm vivência em prática diária quando se trata de perdas auditivas e cirurgias da audição.

Otosclerose: cirurgia ou aparelho auditivo?

ESTAPEDECTOMIA: quanto tempo até o ouvido acostumar com os novos sons?”

Na imensa maioria das vezes é muito rápido, quase automático. Mas quando a perda auditiva corrigida era muito grande, pode levar mais tempo – algumas semanas ou poucos meses.

“A cirurgia da otosclerose pode ser feita em qualquer idade?”

A idade não é uma variável importante na indicação da cirurgia pelo especialista, mas como a otosclerose quase sempre aparece na terceira e quarta décadas da vida, é incomum que a cirurgia seja feita antes dos 20 ou depois dos 60 anos.

“Quando a otosclerose avança para o ouvido interno, o que fazer?”

Depende. Na maioria das vezes, aparelhos auditivos. Quando a doença é mais agressiva, podemos tentar o uso dos medicamentos bifosfonados (infelizmente tenho visto esses serem usados de forma abusiva e indiscrimidada). Nos casos mais avançados, implante coclear.

“A prótese na estapedectomia é ancorada só na bigorna?”

É na bigorna que ela deve ser presa. Em situações muito especiais na cirurgia de estapedectomia, podemos optar por prendê-la ao martelo.

“Qual a chance de sucesso da estapedectomia?”

Se feita nas condições ideais, por um profissional experiente, a chance de sucesso da cirurgia da otosclerose – estapedectomia – é acima de 95%. 

“É comum parecer que o ouvido não operado piorou?”

É muito comum. Operamos o pior ouvido primeiro, que passa então a ser o melhor. Aí, muitos pacientes passam a achar que o ouvido não operado piorou, enquanto ele apenas passou a ser pior (em termos relativos) do que o outro. 

“Onde encontrar relatos de pessoas que têm otosclerose?”

No site Crônicas da Surdez você pode ler inúmeros relatos de pessoas com perda auditiva e otosclerose. E no Clube dos Surdos Que Ouvem você pode conversar diretamente com milhares de pessoas de todas as cidades do Brasil que têm otosclerose.

 

LEIA MAIS: posts sobre OTOSCLEROSE

Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais

?
?



Sair da versão mobile