Pesquisar

Exame BERA no Rio de Janeiro RJ (com sedação e sem sedação) : Clínica SONORA

exame BERA com sedação Rio de Janeiro

O exame BERA em bebês e crianças  – com sedação ou sem sedação – é a especialidade da Dra. Norma Fidalgo, fonoaudióloga da Clínica Sonora no Rio de Janeiro RJ, com décadas de experiência no assunto. A dificuldade dos Testes Subjetivos como audiometria comportamental em crianças de pouca idade ou as que por diversas razões não conseguem cumprir as etapas do exame com clareza e confiança, deixam muitas delas sem o diagnóstico preciso e pais extremamente aflitos. A importância da audição para o desenvolvimento geral da criança já é muito divulgada, mas é o desenvolvimento da fala e da linguagem que mais preocupa. Sabemos que audição sem alteração no primeiro ano de vida é fundamental, uma perda leve pode acarretar grandes problemas no futuro.

O EXAME TESTE DA ORELHINHA

Teste da Orelhinha (EOA) é um exame para selecionar quais são os bebês que deverão ser encaminhados para a avaliação diagnóstica da audição. No Brasil o teste para triagem auditiva mais utilizado é a pesquisa das Emissões Otoacústicas (EOA) devido ao seu baixo custo, simples execução e bom desempenho, mas para algumas crianças ele não deve ser a primeira escolha.

Na presença de indicadores de risco para perda auditiva, o Potencial Auditivo de Tronco Encefálico Automático – BERA – deve ser a primeira opção de avaliação, devido à possibilidade de perdas auditivas que passam nas triagens com uso das EOA. Então elas não são confiáveis? São muito confiáveis, mas para crianças com baixo risco para perda auditiva.

As recomendações internacionais e nacionais orientam que os bebês de baixo risco que falharam no Teste das EOA deverão fazer o reteste em até 30 dias e caso ocorra nova falha deverá ser realizado o BERA. Continuando a falha será encaminhada para diagnóstico.

O QUE É O EXAME BERA?

BERA é a abreviação em inglês do exame conhecido como PEATE – Potencial Auditivo de Tronco Encefálico . Ambas as siglas são a mesma coisa!

O exame BERA avalia a função das vias auditivas e detalha os níveis de audição de forma objetiva. É realizado em crianças e adultos, inclusive em recém-nascidos. O BERA é um exame rápido e indolor, sem nenhum risco para o paciente.

A AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA EM BEBÊS E CRIANÇAS

A avaliação audiológica não é a realização de um único exame. Ela compreende uma bateria de testes que quando cruzamos seus resultados chegamos a uma conclusão.

Para os neonatos e lactentes a EOA, Timpanometria Específica, Avaliação Comportamental, PEATE Automático, PEATE Clicks, PEATE Frequência Específica, PEATE Via Óssea e Potencial Auditivo de Estado Estável são alguns utilizados. Nem sempre são necessários todos, mas com um exame isolado não fechamos o diagnóstico.

O EXAME BERA EM BEBÊS E CRIANÇAS

Passada a fase da Triagem Auditiva Neonatal, a necessidade da realização do PEATE (BERA) muitas vezes causa uma grande apreensão nos pais. A solicitação desse exame ocorre para auxiliar no diagnóstico das perdas auditivas uni ou bilaterais de qualquer tipo, grau e configuração, para detectar neuropatias auditivas e alterações retrococleares, dentre outros. Ele fará parte de uma bateria de testes, principalmente quando não for possível a conclusão através das avaliações subjetivas.

É necessário que a criança esteja dormindo para a realização do mesmo, movimentos musculares interferem nos traçados dificultando a sua realização. Com o avanço da tecnologia, equipamentos que conseguem diminuir essas interferências já estão no mercado, mas o ideal é que seja feito sob sono natural ou sedação. Quanto maior a criança maior a dificuldade para realização.

Para realizar o exame é necessário a colocação de eletrodos e fios na testa e lóbulos das orelhas, o que pode assustar a criança, mas é indolor e não invasivo. Após a colocação e avaliação dos eletrodos, os estímulos (sons) são emitidos e registramos os potenciais que deverão ser analisados.

É possível a realização no consultório sem sedação desde que algumas orientações sejam seguidas. Essas devem ser discutidas e acordadas com os pais.

A realização do PEATE em domicílio já é possível para as crianças que tem dificuldades de dormir durante o dia.

Quando o sono natural não é possível a sedação é recomendada, e orientada que seja realizada por profissional capacitado de preferência em ambiente hospitalar. Começados os procedimentos, o tempo médio de duração é uma hora.

ONDE EXAME BERA EM BEBÊS E CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO

Faça o exame BERA com sedação ou sem sedação do seu filho na Clínica Sonora, no Copacabana Medical Center, no Rio de Janeiro. O WhatsApp da clínica Sonora é 21 99556 2727.

 

Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais

Instagram do Dr. Luciano Moreira

Facebook do Dr. Luciano Moreira

Youtube do Dr. Luciano Moreira



Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira otorrino

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Médico Otorrinolaringologista especializado em cirurgias da audição

Outros Posts

Categorias