meningite implante coclear

Implante coclear aumenta o risco de ter meningite? Dr. Luciano Moreira Otorrino

Meningite e implante cocleat

Um estudo de 2003 mostrou que o risco de meningite em crianças com implante coclear era 30 vezes maior do que nas crianças que não tinham implante coclear. De lá para cá, descobrimos o seguinte:

Meningite X Implante Coclear

  1. Uma boa parte dos casos de meningite tinha ver com modelos que tinham uma formatação específica na região dos eletrodos, que logo depois foi corrigido pelo fabricante.
  2. O aumento do risco acontece principalmente em crianças pequenas (1 a 3 anos) e pode ser minimizado com vacinas contra bactérias causadoras da meningite.
  3. Outra parte do risco não está ligado ao implante coclear, mas sim a algumas causas da surdez, como mal formações e fístulas do ouvido interno.
  4. E ainda, outra parte do problema parecia estar ligada à técnica cirúrgica mais destrutiva e invasiva – e que hoje vem sendo abandonada – de se fazer maiores aberturas na cóclea (cocleostomias).
  5. Recentemente, um estudo acompanhando um grande número de implantados cocleares concluiu que, atualmente, a ocorrência de meningite em implantados é “extremamente rara” (JAMA Network, “Incidence of infectious complications following cochlear implantation in children and adults).

 

LEIA MAIS SOBRE IMPLANTE COCLEAR

POSSO FAZER UM IMPLANTE COCLEAR?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira otorrino

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Médico Otorrinolaringologista especializado em cirurgias da audição

Outros Posts

Categorias

Precisa de ajuda?