Pesquisar

O jeito CERTO de lavar o nariz: a LAVAGEM NASAL explicada por um OTORRINO

como lavar o nariz do jeito certo lavagem nasal correta

O problema da lavagem nasal é que ela ficou muito conhecida sem que a técnica correta para fazê-la fosse divulgada. Há muitos vídeos que fazem um grande desserviço à população porque mostram como lavar o nariz de um jeito completamente ERRADO. Você já deve ter visto algum vídeo que viralizou com uma mãe aplicando uma pressão absurda na lavagem de um bebê ou criança. Recebo no consultório toda semana algum paciente que está lidando com as consequências de uma lavagem nasal mal feita.

O problema da lavagem nasal INCORRETA mora na anatomia do ouvido, mais especificamente na tuba auditiva, que faz a comunicação entre o fundo do nosso nariz e o ouvido. Essa estrutura é responsável por manter o ouvido abastecido de ar. Quando você faz uma lavagem nasal com muita pressão, essa pressão exagerada pode ser suficiente para abrir essa estrutura. Aí, o soro da lavagem, junto com o catarro e as bactérias vão parar dentro do ouvido, causando dor e otite.

Como é o JEITO CERTO de LAVAR O NARIZ?

Neste vídeo, o Dr. Luciano Moreira mostra em detalhes como é a maneira correta de fazer a lavagem nasal de crianças e adultos. A lavagem nasal feita do jeito errado, com muita pressão, pode trazer (e geralmente traz) péssimas consequências.

 

Os benefícios da lavagem nasal incluem:

  1. Alívio da congestão nasal: A lavagem nasal ajuda a reduzir a quantidade de muco acumulado nas passagens nasais, aliviando a sensação de congestionamento e facilitando a respiração.
  2. Remoção de alérgenos e irritantes: A lavagem nasal é eficaz na remoção de partículas irritantes, alérgenos e poeira das passagens nasais, o que pode ajudar a reduzir os sintomas de alergias.
  3. Prevenção de infecções: Ao remover bactérias e vírus das passagens nasais, a lavagem nasal pode ajudar a prevenir infecções respiratórias, como resfriados e sinusites.
  4. Melhora da eficácia de medicamentos: Ao limpar as passagens nasais, a lavagem nasal pode melhorar a absorção e eficácia de medicamentos nasais, como sprays corticosteroides.
  5. Alívio dos sintomas da sinusite: A lavagem nasal pode ser particularmente útil para pessoas com sinusite, já que ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a pressão nas cavidades sinusais.

Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais




Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira otorrino

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Médico Otorrinolaringologista especializado em cirurgias da audição

Outros Posts

Categorias