A famosa cantora Jessie J foi diagnosticada com Síndrome de Meniere, o que causou uma enorme curiosidade! “Acordei como se estivesse surda do ouvido direito e não consegui andar em linha reta“, disse a cantora de 32 anos. Jessie J passou o dia com zumbidos no ouvido e descreveu a sensação como “se alguém tivesse ligado um secador de cabelo dentro dele“. Essa semana, a atriz brasileira Mariana Rios foi pauta em vários sites após contar que perdeu parte da audição por causa da Síndrome de Menière.
O QUE É A SÍNDROME DE MENIÉRE?
No início do século XIX, Prosper Ménière, diretor de Instituto do Surdos Mudos de Paris e estudioso da surdez, descreveu um tipo de doença que, além da perda auditiva, causava zumbido, crises de tonteira e sensação de ouvido “cheio”.
Com o passar dos anos, acabamos por descobrir que essas crises e sintomas da síndrome que hoje leva o seu nome (também chamada de hidropsia endolinfática) são decorrentes de um aumento da pressão do líquido dentro do ouvido interno. Simplificando, seriam crises de “pressão alta” no ouvido.06
O Labirinto
O ouvido interno está localizado dentro da mastoide (osso atrás da orelha) Ele é composto pela cóclea e por três canais ósseos semicirculares (o labirinto).
O desenho e funcionamento desses canais é extremamente sofisticado. Dentro deles há um líquido (endolinfa) que envolve membranas e células neuronais, que atuam como sensores de movimento. A posição e a aceleração da cabeça posta em movimento é captada por esse sistema, o que nos ajuda no equilíbrio. Sem um labirinto saudável, ficar de pé ou andar seria bem complicado.
O Que Causa a Síndrome de Ménière
Embora muitas dúvidas e mistérios envolvam esta síndrome, tudo indica que as crises de tonteira sejam causadas pelo aumento repentino na pressão da endolinfa dentro do labirinto. Esse aumento poderia ocorrer pelo aumento da produção ou diminuição da drenagem da endolinfa, causados por alergias, problemas metabólicos e autoimunes, infecções ou mesmo erros alimentares.
No fim do ao passado pesquisadores da universidade de Colorado publicaram uma nova hipótese de mecanismo vascular para a doença, que ainda carece de comprovação científica. Mas a grande verdade é que existem muito mais perguntas do que respostas e estamos longe de entender a verdadeira causa da doença.
Sintomas da Síndrome de Meniere
Uma crise típica de Ménière se inicia com a sensação de ouvidos “tapados” ou “cheios” por minutos ou horas.
Após esse período podem aparecer vertigens (tonteiras rotatórias) intensas, zumbido, náuseas e vômitos. Além da perda auditiva durante essas crises, alguns pacientes podem experimentar desconforto com alguns sons. Essas crises podem durar horas. Alguns pacientes têm sua perda auditiva bastante agravada com a repetição das crises ao longo dos anos.
Diagnóstico da Síndrome de Meniere
O quadro clínico acima descrito unido à investigação de outros problemas de saúde que podem estar por trás da síndrome de Ménière são as ferramentas mais importantes para o diagnóstico.
Alguns exames complementares como a audiometria e a eletrococleografia também são úteis para auxiliar o diagnóstico. A audiometria pode atestar o caráter flutuantes da audição durante as crises, com perda especialmente em graves no início da doença. Dosagens sanguíneas também podem auxiliar a detectar fatores metabólicos envolvidos.
O Tratamento da Síndrome de Meniere
Devido à característica um tanto “misteriosa” da doença de Ménière, algumas das opções de tratamento são empíricas, baseadas em estudos clínicos que atestam seu resultado, muitas das vezes sem sabermos de que maneira exata elas funcionam.
Podemos dividir o tratamento em medidas gerais, medicamentos orais e injetáveis, aplicações de drogas intratimpânicas e procedimentos cirúrgicos. Recomendamos uma restrição de sal na dieta e eventualmente o uso de uma antidiurético. As crises são tratadas com medicações orais ou injetáveis para sedar o labirinto e conter as náuseas.
Outros medicamentos, aplicações de drogas intratimpanicas e alguns procedimentos cirúrgicos podem ser usados para tentar conter a recorrência e a gravidade das crises.
Dependendo da gravidade e progressão da perda auditiva, pode ser indicado o uso de aparelhos auditivos e mais raramente, o implante coclear.
Depoimentos de pessoas que têm Síndrome de Meniere
No CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM você pode conversar diretamente com muitas pessoas que convivem com a síndrome de Menière. São nada menos do que 21.000 membros nesta incrível comunidade online criada pela escritora surda que ouve Paula Pfeifer.
Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais
?
69 comments
Passei por todos os sintomas: tonteira horriveis, nauseas e perda total da audição.
Hoje o zumbido permanesse me deixando muito mal principalmente quando ele aumenta e aparece as tonteiras e nauseas.
Pela primeira vez, este fim de semana tive uma crise. Desconhecia por completo tal doença. Apenas sei o quanto é dificil aguentar. As tonturas sempre que virava a cabeça para o lado esquerdo acompanhada de vomitos. Foi horrivel. E espero não voltar a sentir me assim. O meu filho teve que me levar para o hospital e foi lá que me explicaram o que tinha tido depois de varias horas de tratamento. Era impossivel eu manter me de pé, só estava bem deitada para o lado direito e sem me mexer. Depois de sair do hospital estava muito cansada e sentia a minha cabeça com uma sensação de peso. Não desejo isto a ninguém. tenho andado a pesquisar para saber mais sobre esta doença e saber como poder evitar mais crises destas que pelo que tenho lido poderão voltar.
.ano passado fiquei por uns 5 meses com surdez, zumbido fortíssimo, crises com vertigens, náuseas e diarréia. ..seguidamente ia parar no hospital….esse ano retornou. …meu Deus que coisa horrível. …pelo visto vamos carregar isso pra sempre. .alguém para trocar idéias sobre o caso?
eu tenho desde abril
fiquei uma semana com ouvidos tampados e depois essa tonteira
ja tomei de tudo
fiz tomo e ressonancia
agora farei outros exames ouvidos
vamos trocar ideias
Já fui em dois otorrinos e nada ag8ra estou aplicando ozonio tenho pressão nos dois ovidos e zumbido em um
Vamos vê n9 q vai dar
Eu tenho os mesmos sintomas perda de audicao parcial, zumbido e pressa. ..mas nao tenho tontura.
porenquanto estou tomando so remediar.
Faz 12 dias que estou com sim tomas.
Olá. .tbm tenho pressão, zumbido acompanhado de vertigens com náuseas vômitos e diarréia. .vômito está sendo teu novo tratamento. ? Um abraço.
Eu comecei a perde audição a 15 anos atrás fiquei sem saber o porque por 5 anos depois de uma sudez súbita foi a um especialista que constatou que eu tinha otosclerose sudez condutiva em 2010 fiz uma cirurgia e coloquei uma protex auditiva ,mais depois da cirurgia eu não voltei ao normal fiquei sem equilíbrio e vertigem por mais 2 anos os médicos não sabia o porque em 2012 fiz uma nova cirugia para corrigir o equilíbrio melhorou mais .mas eu tinha crises mesmo depois nao entendi até hoje o porquê da cirurgia nos dois ouvidos ja que o esquedo já tinha perdido a audição segundo a médica tive duas sudez súbita ..foi ai que fui encaminhada à fazer um exame onde foi constatada síndrome de menier hoje 3 anos se passaram eu continuo com crise horrível e não consigo ficar em local barulhentos me dar tontura falar de equilíbrio enjoou e fico muito irritada e nervosa com o barulho parece que vou enlouquecer parei o tratamento por falta de enterresse da minha família tenho muita vontade de saber o que na verdade eu tenho sou sensível ao barulho alto tomo remédios direito betsstina revotril o único que alivia o zumbido que e insuportável não sei mais o que fazer já não saio de casa com medo de ficar ao barulho que se tornou insuportável para mim …espero acha alguma explicação para o que eu estou pensando .se alguém tiver algo parecido me diga por favor …quem sabe assim ajudamos mais a entender o que é esta doença obrigada
Boa tarde, tive surdez súbita do ouvido esquerdo em dezembro de 2009, na época foi bem difícil, fiz vários tratamentos mas sem resultados, até que meu otorrino me falou que não tem tratamento no momento, na verdade eu aprendi a viver com o zumbido, trabalho, dirijo e levo uma vida normal, procuro evitar lugares cheios e estressantes, quando estou tranquila me sinto melhor, cuide do seu emocional, e se pensar bem, tem doenças bem piores que esta, viva a vida e faça coisa de que vc gosta. abraço
Oi elizete meu nome é alex sou do rj eu tenho essa doença a três anos e posso dizer que no início é muito difícil pra nós mas com tratamento e dieta adequada você consegue melhorar muito os sintomas e ter uma vida quase normal. Evite muitos doces refrigerante Coca Cola nem pensar líquidos escuros, bebida alcoólica, locais muito barulhento se for o caso tampe o ouvido com algodão isso ajuda a proteger. Não deixe de procurar um otorrinolaringologista que não desista de te ajudar.
Tenho esta doença desde 2009 tenho tido crises fortes mesmo tomando as medicações indicadas pelo otorrino faço as dietas recomendadas.Agora depois de uma viagem de avião estou com os ouvidos totalmente tampados e com uma sensação horrível de perda auditiva severa nos dois ouvidos
Em 2014, acordei com o ouvido esquerdo tampado. No segundo dia, fui ao otorrino que identificou o caso como herpes zoster na regiao (ouvido ou trigemeo). Apos o uso de corticoides, antibioticos, labirin, em doses cavalares, tinha uma sensibilidade incrivel ao barulho. Fiz varios exames e a cada dia que nao dormia bem, no dia seguinte tinha uma crise de fortes tonturas, nauseas, vomitos, chegando a tomar ate 8 comprimidos de labirim de 24mg/dia. Ate que fui a um otorrino especialista, prescreveu rivotril para que eu dormiase de qq forma e solicitou uma Eletrococleografia (muitos otorrinos nem sabem o que é! Pasmem) em Brasilia, so uma clinica faz o exame e particular. Fiz o exame, e levei para o medico em Goiania. Ao ler o resultado do exame o medico demonstrou assustado! O normal de linfa na coclear e de até 27% estava com 327% de liquido! Diagnostico: doença de Meniere! Com forte zumbido e cronica! Voce tera para o resto da sua vida…… Atrelado a isso, a minha surdez subita, foi mesmo provocada pela herpes zoster, e atingiu o Nervo do Trigemeo. Hoje encontrome com 40% do nervo trigemial paralisado, isto é, todo o lado da face esquerda sem sensibilidade e com fortes dores! E a neuralgia do Trigemeo! Dores inexplicaveis! Atualmente, 16 meses apos o inicio da doença, estou de licença medica, e aguardo a autorizacao do Plano de Saude para fazer a cirurgia do Nervo Trigemial no Hospital 9 de jullho em Sao Paulo. Havendo sucesso nessa cirurgua, partirei para a fisioterapia para a doença de meniere, e ver se ha alguma evoluçao na melhora.
eu fiz o eletrococleografia..mas a medica disse que eu estava com uma alteracao na coclea…mas nao me disse que o volume esta acima do normal ou algo semelhhante.
Quando vc fez o exame tinha essa especificacao pedindo o volume do liquido?
e como vc descobriu que foi o herpes que atacou o seu ouvido.
Fiz varios exames mas ate agora ru nao descobri a causa da minha doenca.
por favor poderia me responder
Eu também em Agosto de 2015 comecei c/ esses sintomas, para minha surpresa depois de tantos exames veio o laudo Síndrome de Meniére, conclusão, meu médico me passou uma dieta alimentar a qual estou fazendo + ou – uns 80%, pois acho q ainda estou absorvendo algum alimento errado. A dieta é idêntica ao diabético sem adição de açúcar total e absoluta, porque na minha curva glicêmica acusou muita produção de Insulina e alimentação de 3 em 3 horas p/ ñ dar hipoglicemia, realmente até a data de hoje ñ tive mais tontura nem enjoo, mas o zumbido continua, hora mais fraco e hora mais forte isso ñ consegui controlar.
Tive uma informação pela internet, que há um tratamento através de acumpuntura q funciona para estes casos, mas ainda ñ encontrei ninguém q faça para este caso misterioso específico, se alguém souber vamos nos contatar pelo menos para aliviar esses sintomas desagradáveis.
Minha doenca comecou ha 2 meses
Eu estou fazendo acumputura, ja fiz10 sessoes….nao sei se ajuda…mas eu fui diagnosticada com doenca de meniere e apos2 semana comecei a cumpuntuta. continuo tomando os medicamentos convencionais tambem.
Desde primeiro sintomas, que foi a sensacao de ouvido tampado e depois o zumbido nao tive tonturas severas..nao sei se e a acumpuntura que me ajudou mas sinto como se estivesse meio suspensa no ar…consigo dirigir o carro..mas tenho que tomar muita atencao, porque quase bato o carro.
Hoje alem da acumpuntura faco moxa tambem todo dia, que e um tratamento que posso fazer enc asa.
Na acumpuntura tambem nao ha cura pra esta doenca…o que ele faz e melhora a circulacao sanguinea especialmente dos rins porque se ele ficar saudavel consequentemente os ouvidos tambem ficam.
tambem tomei remedios naturais orientais pra auxiliar o tratamento.
Mas enfim curada nao estou!talvez ajude…
Faco dieta sem sal e acucar tento andar 1 hora por dia pra manter o equilibrio.
Estou fazendo de tudo que e possivel pra melhorar…pois apos o primeiro sintomas nunca passou..tenho os 4 sintomas 24 horas por dia.
Oi Mirian, minha mãe está com essa doença.. ela simplesmente se entregou!!! está depressiva e eu estou completamente preocupado com ela, inclusive parei meus estudos para cuidar dela, isso que ela tem apenas 43 anos!!! Fiz um caderninho com dicas de exercícios e alimentações, hoje vou preparar um cardápio para ela porque pelo que eu vi a alimentação ajuda muito! Espero que você melhore. beijos
Bom dia! Na verdade não sou eu que está em crise e sim meu esposo. Ele começou com perda auditiva, pressão, zumbidos a um ano e meio…e a vertigem chegou a poucos dias. Para o otorrino fechar o quadro como doença de Meniere só faltavam as vertigem. Ele fez todos os tipos de tratamento e investigação . Fez até tratamento paralelo na Unicamp. Enfim…agora estou no hospital com ele em uma de suas crises de vertigem e vômitos. É muito triste. Alguém já faz o tratamento?
Como tb. sofro desse mal, a partir do momento q iniciei a dieta de ñ ao açúcar total e absoluto, ñ tive mais a crise de vertigem graças à Deus e tb. comer sempre algo saudável de 3 em 3 horas, só ñ consegui me libertar do zumbido q tem dia q fica mais suave e tem dia q aumenta, eis uma dica.
Eu recusei a medicação tradicional…..tenho o cuidado de cuidar da circulação, com venoactiv e chá de alcachofra que ajuda a drenar….o verão passado andei muito bem, porque frequentava uma piscina no Gerês que tinha água gelada e activava a circulação e fiz o tratamento da água do gerês para limpeza interna, fiz tb pressoterapia….numa semana no gerês, fiquei sem olheiras, sem zumbidos…..acho que tudo o que fiz fez a diferença!
Dizem que o tratamento passa por diúréticos e evitar o sal e tudo o que são excitantes….na realidade tudo faz sentido, porque quando como algo com mais sal, como queijo, a minha cabeça “dispara” em obstrução total…é necessário optar por uma dieta o mais natural possivel, sem sal e sem excitantes como chocolate, chá verde, chá preto…quando tenho a sensação de ouvido obstruido, uso gotas contra inflamação…usei vários anos lentes com prismas que ajudam imenso nas vertigens, desiquilíbrio etc….acrescentava sempre os prismas às lentes que uso para miopia e sempre me dei bem, tanto que, vou voltar a usar porque sinto a diferença….
Esta é a minha experiência…o nosso corpo é um laboratório….é necessários testar e por exclusão, retirar tudo o que nos dá desconforto….
Espero ter ajudado!
Olá Rosa,
De fato, não só a Síndrome de Ménière, mas nosso corpo são feitos de muitos mistérios. O importante é que busquemos informações e sobretudo cuidados com nossa saúde.
Parabéns e abraço,
Luciano Moreira
Rosa Maria. Bom Dia. Vi seu depoimento sobre síndrome de meniere a qual sofro faz anos. Você comentou sobre as lentes de prismas, já ouvi falar disso que resolvem o problema das tonturas é isso mesmo funciona, pois estou querendo fazer para mim, quem sabe melhorou dessas tonturas se puder me responder agradeço muito. Obrigada . meu email lucialucena@gmail.com
Rosa,
Obrigada por dividir sua experiência!
Estou numa crise após muitos anos!!
Em 1992 tive surdez súbita do ouvido direito! Dai uma crise muito forte do labirinto, zumbido altíssimo, vômito e 2 dias de UTI!
Fiquei muito mal! Não conseguia nem atravessar a rua! Tinha que ser ajudada! Foi muito difícil !!
Só consegui melhorar com acupuntura!
O zumbido ficou! A zonzeira tb!!!
Mês passado fui fazer aula de pilates e desencadeou uma crise no labirinto não igual a primeira vez mas não estou conseguindo abaixar mais!
Minha geriatra identificou como síndrome de Menière e estou sendo medicada! Tenho fibromialgia, e tb tenho problema circulatório e estou tentando entender o que está acontecendo comigo!!!
Gostei muito como vc está tratando dos seus sintomas e vou colocar para o otorrino na consulta!
Obrigada
Dr Luciano,
Se a origem está numa desordem metabólica e imunidade, se optarmos pela cirurgia, o problema vai persistir? Eu tenho o problema num só ouvido, se operar, o outro pode ficar também com o problema certo? Ou o que foi operado pode voltar a ter o problema? Porque se a origem não for eliminada ou controlada, volta ao mesmo certo?
Penso que o meu problema é circulatório, porque tambem tenho imensas varizes e retenção de liquidos…fico sempre bem melhor com diuréticos e medicação para a circulação….
olá.. tenho doença meniere a 6 anos, a primeira vez passou logo, mas dessa vez estou com crise forte desde abril/2015. Faço tratamento com uma ótima médica em Santo André, faço uso de betadine para o meriere, amato para evitar a enxaqueca que foi identificada como um fator da doença, evito leite e derivados, pois a enzima do leite pra mim é outro fator que agrava a doença, além disso, como muitos, acabei entrando em um quadro depressivo e estou fazendo uso de medicamentos para me auxiliar.
Tenho tontura praticamente o dia todo, o zumbido me acompanha 24 horas por dia e já perdi parte da audição.
Minha próxima esperança agora é estabilizar a audição para tentar um aparelho auditivo que, segundo a médica, poderá diminuir o zumbido e me trará mais qualidade de vida. Assim espero!
Espero que todos tenham sucesso no tratamento e encontrem um caminho para viver melhor, ja que, segundo dizem, a cura para essa doença ainda não existe.
Até mais.
Em 2014 comecei ter muitas crises c vomitos vertigens muito fortes e zumbido persiste ate hoje e depende muito da alimentaçao. Fiquei internada 3 vezes porque sintomas nao passava. No inicio medicos nao sabiam o q era. Ate q um otorrino muito conceituado aq em Limeira começou tratamento com betahistina de 24mg 4 por dia ate hoje e 10 gotas de clonazepan ate hoje tb. Faço dieta . Nada de açucar so das frutas. E manero no carboidratos, leite sem lactose e cafe descafeinado. Nao tenho tido crises desde julho de 2015. As vezes sinto pouco de tontura mas se esvorrego na alimentaçao ou por motivo emovional. Estou muito confiante q nao terei mais crises mas tenho q viver equilibradamente.
Cláudia boa noite! Fui diagnosticada com essa doença, gostaria muito falar com VC se possível.
Ana Cláudia . li seu comentário tenho síndrome de meniere e sofro com isso faz tempo. Vi que VC cortou todo açúcar. Gostaria de um retorno seu pra saber como VC está passando e se as crises pararam. Desde já agradeço e aguardo um retorno seu. Bjs Lúcia. Meu email lucialucena@gmail
Tenho crises de tontura há mais de três anos. Há dois fui diagnosticado com Ménière. Tomo 5 comprimidos de Betahistina por dia de 24 mg. Em abril desse ano o Dr. Sady Selaimen fez uma cirurgia para descomprimir o saco endolinfático e drenar, porém as tonturas não passam, ficam se manifestando a cada dois, três dias e duram o dia inteiro. É desesperador, não sei mais o que fazer. Eu era gerente comercial em uma empresa e precisava viajar muito, com a doença fui desligado. Arrumei outro emprego, agora sem precisar viajar, mas está difícil, com crises duas vezes na semana.
Estou me tratando com outra médica e agora tem a possibilidade de aplicação direta de um medicamento dentro do ouvido. Não sei mais o que fazer.
Roger nosso caso e parecido era gerente comercial tambem em uma empresa onde viajava muito com as crises constantes e as licenças medicas fui desligado e olha que trabalhava na empresa a 29 anos, não consigo mais trabalhar pois estou tendo crises constantes e agora a perda auditiva está se acentuando nos dois ouvidos.
Estou com a doença de nome sindrome deiniere desde 2013 até hoje não passa o que é que posso fazer para sentir-me bem
Em 2005 ao retornar da zona rural, isto de uma propriedade rural e ao entrar no ônibus, senti tonto, quando baixava a cabeça aliviava, foi difícil pois ônibus duas horas para chegar no meu destino, naquela época procurei um clinico geral que me receitou vários remédios: vertic (acho que é assim que se escreve) e um para controle da hiper tensão, fiz o tratamento e uns 8 anos após tive nova crise, fui ao mesmo médico que repetiu a medicação, fiz tomografia do celebro e vários exames de laboratório, hoje tenho tomado um remédio fitoterápico (ginkgo biloba de 80 mg) tem melhorado muito e betaistina. Observei os outros comentários quanto a dieta vou seguir. abraços e boa melhora a todos
Tenho essa tal de meniere há uns 5 anos e tenho padecido muito, já passei mal e cai na rua mais de umavez, fui a mais de um otorrino, faço uso de betaistina e moduretic e exercicios de reabilitação vestibular, além de o cuidar da dieta, aboli o café, não como chocolate, não uso açúcar e sal reduzido,
Olá…
Sofro bastante com o Meniére e quando tenho uma crise pesada é mesmo pesada… Tomo diariamente Betaserc e quando ando controlada consigo tomar apenas 1 de manhã mas tento descansar o máximo que consigo e evito fazer certas coisas que sei que são prejudiciais e que me podem despoletar uma crise. Barulhos altos evito ao máximo e até um perfume mais intenso me pode provocar uma crise. Tive uma crise há 1 mês e desta vez tomei um medicamento novo… Arlevert!! Para controlar uma crise é um must ;-) É caro mas consegui controlar melhor e mais rápido esta crise… Já lido com o Meniére há alguns anos e já vou conhecendo os sintomas de alerta. Não conheço ninguém com esta doença e cada vez que digo a um médico que não conheço que sofro de Meniére fazem-me sentir uma espécie rara!! Enfim… Para quem não sabe, doentes de Meniere, somos apenas 0,01% da população mundial.
Boa tarde, tehno a doença de meniere a 20 anos, aki em ribeirao preto demoraram 16 anos para fechar meu diagnostico, ja fiz descompressao do labirinto e colocaram um dreno, fiquei melhor durante 2 anos e meio, e logo começaram as crises vir com frequencias, tenho crises umas vez por semana, tontura constante, ja perdi 80% de audiçao, ja sofri varios acidentes de trabalho e ja quase fui atropelado varias vezes na rua, as pessoas pensam que era bebado, hj quase nao saio de casa, tenho 39 anos, e tudo que se refere a tratamento da doença de meniere é esperimental, ja fiz inumeros tratamentos, hj eu tomo rivotril para dormir, pois hj eu tenho 3 zumbidos que me acompanham a muito tempo, o inss nao reconhece e nem a justiça, ou seja, estou de maos atadas, ainda ontem cheguei carregado por um cliente, fui fazer um orçamento em um pc e acabou nisso, alguem tem alguma luz, ja nao tenho mais o que vender em casa, nao quero passar como coitado, mas é realidade, obrigado, aguardo alguma resposta
Boa tarde pessoal. Tive as primeiras crises de l Abirintite em agosto de 2015 e só fui descobrir o problema e diagnóstico a 1 dia atras: sofro de Síndrome da Meniere, e essas crises vertiginosas e de labirintite são horríveis e muito estressantes. Seguidas de náuseas, vômitos, tonturas intensas e vertigens. Estou tomando uma série de medicacoes mais as crises ainda persistem. Tomei muito soro e muitas injeção para ameniZar o problema, mais isso se torna involuntário….acontece em qualquer lugar mesmo você estando em boas condições. Agora estou seguindo uma dieta severa e cheia de limitações alimentares. Sempre é bom o tratamento com o especialista otorrino e neurologista da área. Desejo melhoras pra todos vcs é espero em deus que eu melhore o mais rápido possível. Por enquanto estou com crises muito intensas e impossibilitada de trabalhar.
Não tomo nenhuma medicação, já tomei clonazepam por alguns anos e não adiantou nada. Tenho a doença há 13 anos, hj controlo com alimentação: evitar de chá preto, mate, verde, café, chocolate e bebidas alcoolicas. Evitar fumar e locais muito barulhentos. Percebo que o estresse piora. Recentemente fiz um exame chamado curva insulinêmica de 5 horas quee ajudou a descobrir queeu pâncreas joga no meu organismo mais insulina que necessário, corrigi o problema com alimentação, evitando alimentos de alta carga glicêmica e evitando ficar longas horas sem comer e percebo melhoras. Espero que tenha ajudado.
Tenho 45 anos e sofro com zumbidos (prefiro dizer chiados) e vertigens desde os meus 17 anos (em 1987). Até os 24 anos sofri muito com vertigens. Passei por todas as clínicas de ouvido da cidade onde moro. Fiz vários exames, inclusive neorológicos e tomei vários remédios. Naquela época tive que parar a faculdade e também fiquei desempregado. Quando tinha 24 anos procurei tratamento alternativo, homeopatia, o que interrompeu as vertigens, mas nesta época já estava com a audição comprometida. Depois de muitos anos sem crise de vertigem e sem tomar nenhum medicamento, voltei a ter uma em 2012, creio que desencadeada por estresse. Foi quando passei oito horas tonto em observação em um pronto atendimento. De outubro de 2012 até hoje não tive mais vertigem. Continuo com os chiados, a sensação de ouvido tapado e perda auditiva que já chega a 60%. Agora minha maior preocupação é que o outro ouvido também comece a ser afetado. Além do tratamento homeopático também fiz uso de ginkgo biloba e anteriormente um médico havia receitado Tebonin que é extrato de Ginkgo e auxilia na circulação, não vi muito resultado. Meu maior castigo é quando vou deitar, levo muito tempo para conseguir dormir por conta do chiado que me incomoda muito, e colocar música, como indicou um médico, não me ajuda, pois sou do tipo que precisa de escuridão e silêncio para relaxar. Vou tentar um aparelho, um gerador de pressão, alguma coisa que pelo menos possa mascarar o chiado.
Boa tarde Marcos. Se possível, gostaria de saber qual o remédio homeopático que voce tomou. Desde já, fico grato.
Att. Joab.
Tenho 72 anos e comecei há 8uns meses atrás a ter zumbidos no ouvido esquerdo,sensção de água a fervilhar dentro do oiuvido,e meio tapado e talvez a audição esteja a diminuir.O médico de familia receitou-me BETAHISTINE 2cmxdia mas na realidade não faz diferença abolutamente nenhuma tomar ou não tomar-faz nada…
Estou muito apreensiva pois vim aqui procurar mais informação e só encontro más noticias,com o avançar da doença,com vertigens,vómitos,mcrises etc. Até agora ainda não entrei por esses sintomas e crises,mas que devo fazer?
Posso evitar que a doença se agrave,ou não há nada que possa fazer para suster o avanço?
Por favor digam-me alguma coisa sobre as minhas dúvidas.
Boa noite ,tenho essa doença a 15 anos ,fui diagnosticado por um exame indolor que se chama cocleografia onde fica comprovada a presença de excesso de liquido no ouvido ,só o que posso dizer evoque fico em média 2 anos sem crise e quando ela chega agora e com menos intensidade tomo meclim 50 mg e a crise melhora no mAis como tenho tendência a engordar sempre quando estou acima do peso ela volta. Porém com o tempo vai dominuindo de intensidade ,quando volta começo a fazer dieta. E ela some apesar do zumbido permanecer .
Tudo passa pessoal !
Tenho a síndrome de Meniére há 3 anos. Já tive várias crises, terríveis, cheguei até a bater o carro uma vez. Já fui em vários especialistas e pouco adiantou. Tenho todos os sintomas, vertigem, tonteira, muito zumbido e surdez. mais o que mais me incomoda é a surdez. Me deixa muito nervoso.
Sei que é uma doença em que se sabe muito pouco.
Gostaria de dicas/medicamentos que possam melhorar esta surdez. Das outras vezes cheguei a ficar quase dois meses com a crise. Tomei tanta coisa que nem sei o que melhorou, e se foram os remédios realmente.
Oi pessoal! Gostaria de saber se vocês tiveram alívio dos sintomas com a dieta. Lúcia Santos, a restrição de açúcar ajudou? Se puder me responder. Tenho tentado controlar, mas os sintomas têm persistido. Obrigada e melhoras pra todos nós!
Ajuda bastante! Troque por açúcar demerara ou mascavo, e evite cafeína.
Olá pessoal! Fui diagnosticada com Ménière há vários anos. O que me ajudou a diminuir, porém não parar,as crises, foi o corte total da cafeína, corte total de embutidos e evitar alimentos como: chocolate, doces, carboidratos à noite, álcool e alimentos gordurosos. Tudo isso associado à preocupações estimula o aumento de quantidade de fluidos endolinfáticos no labirinto, causando as vertigens. Fico de 5 até 15 dias com as vertigens, dependendo da intensidade da crise. Associado a essa doença, ainda tenho Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Os cristais saem do canal auditivo sendo necessário manobras de reabilitação no consultório. Me ajuda muito. Tomo medicação continua. Betacerc ou labirin 24mg, ginko biloba 80MG, de 12/12hs e durante a crise, meclin. Boa sorte a todos!
Acredito que a alimentação tem tudo haver, este final de semana fiz tudo que eu não podia fazer, comer churrasco com bebida alcoólica e show de rock progressivo , não deu outra , nova crise, mas antes que ela se instalasse tomei Dramin 50 mg e o Vonau 8 mg sublingual e foi dormir por 2 horas quando acordei estava bem melhor.
Boa noite! Tenho crises de tonteira desde dezembro de 2009 apos o término de uma sociedade empresários da qual eu não gostaria que tivesse acabado, como tudo na vida é estressante quando se aproxima do fim comecei com esta crise de tonteira que logo foi controlada. Em abril de 2013 tive outra crise também apos um quadro estressante no trabalho, de aí em adiante as coisas só pioraram, tonteira perda da audição e começou o zumbido na meu ouvido esquerdo. Fui a varios otorrinos, ate que em junho de 2015 fui diagnosticada com a síndrome de meniere. Estou usando aparelho auditivo, mas o zumbido não passa. Minha última crise de tonteira foi em agosto de 2015, não desejo isso pra ninguém nessa vida. Estou tomando o Betaserc 24mg de 6 em 6 horas mas o zumbido não passa. Se alguém quiser se comunicar comigo, estamos juntos para tentar algo que nos ajude. Sou viciada em doce, chocolate e tudo que tem açucar será que isso possa estar me atrapalhando? me ajudem por favor algo que faça este zumbido desaparecer, caso eu tenha novidades aqui em MG eu também comunico. Obrigada e desejo com todo meu coração que nós posamos vencer esta doença. Um abraço ?
tenho isso a dois anos, e esta cada vez pior.
tenho as crises todos os dias e ate duas vezes ao dia.
estou tomando labirim 24mg , 2 comp tres vezes ao dia.
e vertix a noite.
estou gastando muito dinheiro para manter esse tratamento, mais esta muito dificil.
estou com depressão, por me sentir impotente.
peço a Deus a minha cura, por que não estou aguentando mais.
tenho apenas 48 anos, e me sinto com 70 ate ajuda para atravessar uma avenida ja tive que pedir.
e triste , e não desejo isso pra ninguem.
Resposta para Gisele
Por experiência propia e reconfirmado pelo meu otorrino
Notei uma grande diferença entre tomar labirim e betaserc os dois são a mesma formula porém o betaserc e melhor pois parece que o sal e fabricado na Holanda .agora para as crises tomo meclim 50 mg .espero ter ajudado .
Olá. Eu comecei a ter os primeiros sintomas ontem: zumbido no ouvido esquerdo, dor de cabeça, tonteira sempre que me levanto. Ainda não sei do que se trata pois só amanhã procurarei um otorrino. Porém andei pesquisando sobre os sintomas e o que pode ser e cheguei até esta página. Confesso que estou meio assustada com os relatos com quem já sofre com a doença há anos. Acho que poderíamos criar um grupo de whatsapp para compartilhar experiências e tentar ajudar um ao outro.
POr acaso alguém também tem uma sensação de que tem uma pressão dentro do crãnio? Como se sentisse a base dom crãnio? Eu tenho zumbido desde pequeno e de vez em quando tonturas, mas agora com 47 anos estou tendo essa sensação ruim como se fosse um dor de cabeça que vai começar, parece que tem água dentro da cabeça! Alguém tabém sente isso? Fica como se dando uns pulsos dentro da cabeça e o zumbido dá uma aumentada, depois volta ao tom original, daí alguns segundos dá esse tipo de pulso na cabeça e volta de novo, horrível. Se alguém tiver isso me mande um e-mail dizendo, obrigado!
Olá. Tenho Meniére há 1 ano e estou em busca de informações para melhorar nossa qualidade de vida. Tenho crises quase todo o mês, com o zumbido ficando muito alto, ouvido tampado, náuseas, vômitos e tonturas que podem durar dias para passar. Com crises severas mensais fica difícil manter emprego, família e humor. Poderíamos criar um grupo no face. Participo de um, mas é em espanhol. Gostaria de saber, por aqui pelo Brasil, o que está sendo usado para tratamento.
Sei que a dieta faz muita diferença, beber bastante liquido, pouco sal, pouco açúcar. Mas não sei bem o que faz a crise começar. Me parece ser “do nada” algumas vezes…
Abraços
Tenho 41 anos e comecei a perder a audição faz aproximadamente uns 15 anos. No começo era aquela sensação de pressão nos ouvidos, com crises de labirintite bem esparsas… A cada dois anos… Depois, veio uma perda súbita de audição faz uns 7 anos, bem grave. Foi daí que resolvi fazer exames mais completos e descobri a tal síndrome de meniere. Faz dois anos que utilizo aparelho auditivo e posso me comunicar bem hoje com a ajuda do aparelho. Já estou enquadrado como deficiente auditivo para os fins da legislação em vigor. Sinceramente, não desejo essa doença ao pior inimigo. As crises de labirintite tornam-se mais freqüentes em alguns períodos e o que me ajudou a ficar 1ano e meio sem nenhuma crise foi a ACUPUNTURA… Recomendo!!! Funcionou comigo em poucas sessões… Tenho que voltar a fazer… Quem precisar por aparelhos auditivos, fica a dica: o governo federal tem nas principais cidades, por meio das secretarias municipais de saúde órgãos que são referência em saúde auditiva regional. Aqui em Santos chama-se SECRESA. Coloquei meus aparelhos lá, INTEIRAMENTE GRATUITOS. Que Deus nós dê forças para suportar e vencer, com a ajuda Dele, essa terrível doença! Amém!!!
Boa tarde tenho esta doença tb tinha um bom tempo que não apresentava sintomas , agora voltou, com zumbido direto e algumas tonteiras é horrível, estou tomando o betserc e o meclin em caso de crises mais sérias, mas gostaria de sabe o que faze para ter uma vida melhor qualidade. espero noticias. tá muito ruim pra mim..
Olá! Às vezes fica muito ruim mesmo. Mas passa. Sempre acaba passando ou melhorando muito. Nas crises é sempre bem tenso. Meclin me ajuda muito na crise.
Alimentação é a chave!!!!
Abraços e força p nós.
Boa noite! Descobri a síndrome em agosto de 2015, o que me incomoda mais é o
Zumbido, fico muito triste pois meu zumbido nunca parou, nunca mais ouvi o silêncio, todos os meus vícios tenho que cortar, chocolates comidas bem temperadas, café, o meu trabalho é muito estressante, trabalho com contabilidade, em semana d fechamento, os meus ouvidos ficam extremamente doloridos e os zumbidos insuportáveis. Eu fico cada dia mais triste com essa situação, pois tudo o que leio não me traz esperanças. Sei que existe doenças muito pior, mas este tipo de doença que está diretamente ligada à mente é muito difícil controlar o emocional. Eu tenho 24 anos, a única coisa que tenho pedido a deus é que me liberte, tenho tido muita tontura, às vezes durante o trabalho, ocorre até umas seis vezes. A minha tia também tinha os zumbidos ela começou a fazer tratamento com NOTROPIL junto com as vitaminas do LAVITAN disse que teve uma melhora de 90% e que o zumbido diminuiu bem. Iniciei o tratamento hoje, estou muito confiante, se houver alguma melhora eu comunico a vcs. O tratamento dura três meses. Abraços fiquem com Deus .
Olá! Sentiu alguma melhora com o tratamento? Tb tenho essa doença e pra mim está muito ruim. Crises não passam, tonturas e vômitos dia sim e dia não. Já dura quase 1 semana de cama. Crise mais longa que já tive.
Força pra nós! Sorte no tratamento.
Abraços.
Olá pessoal, também tenho a sindrome de Meniére, em 2014 fiquei 3 meses de cama com vertigem quase todos os dias, meu otorrino me receitou Betaserc 24 mg 4 x ao dia, tomava Dramin B6 também para os enjôos e vómitos, não desejo pra ninguém o que senti. Nesse começo de 2016 voltei a sentir uma pequena atordoação num dia só, mas já foi o suficiente pra ficar de pelos em pé. Que medo tenho dessas crises. Por conta aumentei o betaserc que tomo ( 1 por dia) todo dia desde 2014. Tenho muito barulho no ouvido direito, que desde 2014 nunca mais sumiu. Depois dessa crise em 2014 perdi 50% da audição no ouvido direito. Alguém aí conhece algum grupo que fale sobre isso no facebook ? Precisamos compartilhar mais do nosso sofrimento. Me escrevam……
Oi Lucy. Também sofro com a doença e entendo bem você! Faço parte de um grupo no face, mas é em espanhol, único q achei. Assossiacion Síndrome de Meniere.
É ótimo o grupo, pessoal troca bastante informação e fico sabendo dos tratamentos usados por aí a fora. Mas precisamos de um grupo no face para o Brasil.
Força pra nós!
Abraços
Bom dia, tenho doença de meniere ha 21 anos, hj tenho 39 anos, ja perdi 80% da audiçao no ouvido direito, o sus demorou 16 anos para fechar meu quadro clinico, encaminharam para fazer a cirurgia de descompressao do labirinto e colocaçao de um dreno, isso foi a 5 anos atras, antes de fazer a cirurgia fiquei 2 anos em casa, praticamente de cama, depois de 8 meses da operaçao tive uma melhora mas depois começou tudo de novo, hj nao posso mais trabalhar, quase nao saio de casa, tenho 3 zumbidos que me encomodam muito, sao muito alto, agora eles querem fazer a labirintectomia, varios medicos ja disseram que nao tem um tratamento eficaz e que nao podem me dar uma certeza, fica dificil!!!!, essa doença nao da afastamento no inss, e hj estou com processo na justiça, ja perdi uma vez e agora vou ver no que vai dar, ja sofri varios acidentes no serviço quando trabalhava, tive crises na rua, eu trabalho com eletria, eletronica e informatica e nao posso exercer meu serviços, ja perdi muita coisa, se alguem quiser conversar sobre estou a disposiçao,
Boa tarde!!
Depois de seis anos sofrendo com sensação de ouvido (direito) entupido, zumbido , tonteiras, enxaquecas.. finalmente foi-me diagnosticado este mal de Mèniere.
Li todos os depoimentos, anotei e quero agradecer imensamente a generosidade de todos vcs: somos 0,01% na verdade, rs, mas esta é uma forma de estarmos unidos e eu de não me sentir só.
Abraços.
Oi pessoal, tenho tbm essa doença, desde set/2014. No meu caso, acredito que foi causada por estresse do trabalho. Tomei Ginko Biloba 80 MG por um bom tempo e estava até me sentindo bem. Entretanto no final do ano passado parei de tomar, exagerei nas comidas (doces etc) e tomei cerveja (uma lata por dia, por uns 20 dias); além disso, corri bastante ajudando nos preparativos do casamento do meu filho, em 23/01. Conclusão: em 05/01 tive uma crise tremenda (com náuseas, vômito e tudo q tem direito), fui parar no hospital. Uma semana depois, tudo de novo (no casamento do meu filho não tomei cerveja nem comi doces… rsrs). Fui ao otorrino e ele me receitou Betaserc 16 mg, 2 x dias (disse-me q é o melhor para nosso caso). Semana passada procurei um novo otorrino e, por incrível que pareça, ele também sofre da sindrome de meniere!!!! Aí conversou comigo e me deixou bem mais tranquilo… nem tudo está perdido. No meu caso, acho q o melhor é repouso, evitar barulho e tdo mais q vcs disseram. Importante tbm procurar manter a calma e saber “isso também passará”. Diga a Deus que vc está com uma doença terrível; diga à doença que vc tem um Deus maior q tudo. abraços a todos
Só uma correção: “NÃO diga a Deus que você está com uma doença terrível”; mas diga à doença qu você tem um “Deus maior que tudo”.