Para os pais, professores e cuidadores e geral, reconhecer os sinais da perda de audição (surdez) na criança não é tarefa das mais fáceis.
Hoje recebi Pedro (nome fictício), de 6 anos, no consultório. “O meu ouvido às vezes tá bom, às vezes tá ruim” ele me disse. “Quando alguém fala comigo na escola, se os amigos estiverem falando muito e gritando, eu não entendo nada. Mas tem outras horas que eu tô conversando e entendo tudo.“
Com os pais apenas observado, Pedro resumiu em poucas palavras um dos maiores desafios para pessoas com algum grau de perda auditiva: compreender a fala em ambientes barulhentos.
A maior parte das perdas de audição nesta idade está relacionada a inflamações crônicas ou repetidas nos ouvidos, e pode ser tratada. Entretanto, outras causas genéticas, traumáticas e infecciosas podem trazer perdas auditivas definitivas.
Existem inúmeras evidências que a perda de audição está associada a alterações neuropsicológicas, como ansiedade, dificuldades de memória e depressão. Em crianças essa preocupação é ainda maior, uma vez que trata-se da fase de desenvolvimento das habilidades sociais e linguísticas, como a fala, a leitura e a escrita. Preste muita atenção: o cérebro do seu filho não pode esperar!
A surdez não tratada tem impactos negativos profundos no desenvolvimento da fala e da linguagem de um ser humano. Um bebê ou criança com perda auditiva que não trata essa surdez do modo adequado está impedindo o cérebro de ter acesso aos sons que ele precisa para se desenvolver plenamente. Portanto, comece a jornada com um médico otorrino especialista em surdez e cirurgias da audição.
DICA DE OURO PARA OS PAIS SOBRE SURDEZ EM CRIANÇAS
Assistam às aulas do CURSO PARA PAIS DE BEBÊS E CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA. Ele é uma ferramenta que vai iluminar demais a jornada da surdez do seu filho e da sua família.
Tornem-se membros do CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM. Ele é uma poderosa rede de apoio, informação e compartilhamento criado por Paula Pfeifer, escritora e criadora do movimento #surdosqueouvem. No grupo, você terá a oportunidade de conhecer centenas de pais de crianças com perda auditiva, sanar dúvidas e conhecer suas trajetórias e escolhas. Conheça centenas de famílias, pais e mães de crianças e bebês com algum grau de deficiência auditiva. Os grupos Surdos Que Ouvem são uma comunidade online com milhares de participantes que se ajudam mutuamente com a jornada da surdez. Clique aqui para se tornar membro.
10 SINAIS QUE PODEM INDICAR PERDA DE AUDIÇÃO (SURDEZ) EM CRIANÇAS:
- A criança repete “O que?” com muita frequência quando é falado algo com ela
- Ela parece dispersa, desatenta e no seu “próprio mundo”
- Grande dificuldade de de compreender a fala em ambientes ruidosos
- Apresenta dores de ouvido ou zumbido com frequência
- Tem dificuldade de respirar pelo nariz, respira pela boa e/ou ronca a noite com frequência
- Passa a observar os lábios de quem fala com muita atenção, para fazer leitura labial
- Não reage a sons de campainha ou telefones tocando
- Dificuldade de se engajar nos trabalhos em grupo na escola
- Apresenta atrasos no desenvolvimento da fala .
- Irritabilidade excessiva e sem causa aparente
O QUE FAZER QUANDO O SEU FILHO NÃO ESCUTA?
Diante de um ou mais desses sinais, deve se suspeitar de perda de audição na criança e ela deve ser levada a um otorrinolaringologista e fonoaudiólogo para examinar os ouvidos e fazer uma avaliação auditiva apropriada para a idade.
Caso a sua criança receba um diagnóstico de surdez, busque uma rede de apoio digital onde você possa conhecer crianças com perda auditiva e interagir com outras famílias, como o Clube dos Surdos Que Ouvem.
1 comment