A surdez neurosensorial é irreversível E NÃO TEM CURA, e é por isso que alertamos tanto a respeito dos cuidados com a sua saúde auditiva. Ela afeta o ouvido interno e lesiona as células ciliadas ou as células do nervo auditivo. Isso faz com que o paciente com perda auditiva neurosensorial tenha uma piora na percepção do som (em qualidade e quantidade), reduzindo a sua compreensão de fala. Hoje, respondo a algumas perguntas feitas por vocês no Instagram.
Surdez neurosensorial é a mesma coisa que surdez mista?
Mista é a perda auditiva que se forma pela soma dos tipos condutivo e neurosensorial.
Qual cirurgia pode ser feita em quem possui surdez neurosensorial?
Nas perdas neurosensoriais de grau severo e profundo, é comum fazermos a cirurgia de implante coclear. Os graus de surdez leve e moderado normalmente não são tratados com cirurgia.
Surdez neurosensorial pode causar dor no ouvido como fisgadas?
A perda auditiva em si não causa dor. Entretanto, doenças inflamatórias como as otites podem causar tanto dor quanto perda auditiva.
Surdez neurosensorial com zumbido causa muita sensibilidade ao barulho?
Sensibilidade aos sons é chamada de hiperacusia. Assim como a dificuldade de ouvir e o zumbido, ela também é um sintoma de problemas no sistema auditivo.
Tenho perda auditiva mas não sinto dificuldade em escutar. Preciso fazer tratamento?
As perdas auditivas têm graus (leve, moderado, severo e profundo) e podem aparecer em frequências específicas. Isso faz com que pessoas com perdas leves ou isoladas em frequências agudas, por exemplo, achem que estão ouvindo normalmente, já que elas podem desempenhar suas tarefas diárias sem problemas. Isso não quer dizer que sua audição esteja normal. A recomendação é que todas as perdas auditivas sejam tratadas.
Colesteatoma tem cura?
Sim, colesteatoma tem cura, através de cirurgia. Consulte o seu otorrinolaringologista.
Surdez neurosensorial moderada a severa: quais os tratamentos?
Quase sempre, aparelhos auditivos. A terapia fonoaudiológica de treinamento auditivo também pode ajudar bastante. Casos excepcionais, que a compreensão de fala seja muito ruim, também poderiam se beneficiar de implantes cocleares.
LEIA MAIS
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva. Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias. Iniciativa da escritora surda que ouve Paula Pfeifer.