Perguntas e respostas sobre surdez neurosensorial – Dr. Luciano Moreira, Otorrino

surdez neurosensorial

A surdez neurosensorial é irreversível, e é por isso que alertamos tanto a respeito dos cuidados com a sua saúde auditiva. Ela afeta o ouvido interno e lesiona as células ciliadas ou as células do nervo auditivo. Isso faz com que o paciente com perda auditiva neurosensorial tenha uma piora na percepção do som (em qualidade e quantidade), reduzindo a sua compreensão de fala. Hoje, respondo a algumas perguntas feitas por vocês no Instagram.

Surdez neurosensorial é a mesma coisa que surdez mista?

Mista é a perda auditiva que se forma pela soma dos tipos condutivo e neurosensorial.

Qual cirurgia pode ser feita em quem possui surdez neurosensorial?

Nas perdas neurosensoriais de grau severo e profundo, é comum fazermos a cirurgia de implante coclear. Os graus de surdez leve e moderado normalmente não são tratados com cirurgia.

Surdez neurosensorial pode causar dor no ouvido como fisgadas?

A perda auditiva em si não causa dor. Entretanto, doenças inflamatórias como as otites podem causar tanto dor quanto perda auditiva.

Surdez neurosensorial com zumbido causa muita sensibilidade ao barulho?

Sensibilidade aos sons é chamada de hiperacusia. Assim como a dificuldade de ouvir e o zumbido, ela também é um sintoma de problemas no sistema auditivo.

Tenho perda auditiva mas não sinto dificuldade em escutar. Preciso fazer tratamento?

As perdas auditivas têm graus (leve, moderado, severo e profundo) e podem aparecer em frequências específicas. Isso faz com que pessoas com perdas leves ou isoladas em frequências agudas, por exemplo, achem que estão ouvindo normalmente, já que elas podem desempenhar suas tarefas diárias sem problemas. Isso não quer dizer que sua audição esteja normal. A recomendação é que todas as perdas auditivas sejam tratadas.

Colesteatoma tem cura?

Sim, colesteatoma tem cura, através de cirurgia. Consulte o seu otorrinolaringologista.

Surdez neurosensorial moderada a severa: quais os tratamentos?

Quase sempre, aparelhos auditivos. A terapia fonoaudiológica de treinamento auditivo também pode ajudar bastante. Casos excepcionais, que a compreensão de fala seja muito ruim, também poderiam se beneficiar de implantes cocleares.

LEIA MAIS

GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Se você tem deficiência auditiva, torne-se membro do grupo fechado Surdos Que Ouvem no Facebook e converse com outras pessoas que têm surdez neurosensorial.

SIGA DR. LUCIANO MOREIRA NAS REDES SOCIAIS

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Dedicado à divulgação das novidades da especialidade, especialmente no tratamento da surdez, implante coclear, cirurgia do nariz e otorrinolaringologia infantil.

Outros Posts

Categorias

Open chat
Precisa de ajuda?