Dr. Luciano Moreira

Meu interesse pela audição vem muito antes de eu ouvir falar em implante coclear ou reabilitação auditiva. O ano era 1992 e eu estava no segundo ano da faculdade de medicina. Sendo muito interessado em música e sem mais interesses específicos dentro da área médica, os mistérios do mundo sonoro e a forma como o ser humano interage com o mundo através dos sons me tocaram desde o primeiro momento. Foi um amigo veterano da faculdade quem me fez enxergar que na otorrinolaringologia eu podia transformar esse fascínio em trabalho. E foi exatamente assim que a coisa caminhou nos últimos  23 anos.

Terminei minha graduação em medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1997 e a residência médica em Otorrinolaringologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2000, tendo no mesmo ano obtido o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela então Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Fui estagiário bolsista em Cirurgia do Ouvido e da Surdez da Fundação Georges Portmmann (Bordeaux, França) entre 2000 a 2001. E foi lá que acompanhei meus primeiros implantes cocleares!

Voltando ao Brasil, cursei mais um ano de residência médica em  endoscopia per-oral entre 2001 e 2002, tempo em que me dediquei ao aprendizado sobre as neoplasias da cabeça e do pescoço. Tendo encerrado minha formação básica em 2002, iniciei minha atividade profissional como co-fundador da Clínica Sinus (depois rebatizada de OTOLAB), primeira clínica do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente ao atendimento otorrinolaringológico de crianças e adolescentes.

Ainda em 2002, criei este Portal Otorrino, com o objetivo de ampliar os canais de comunicação com meus pacientes. Tendo o site sido bem recebido, agreguei o Otoblog ao domínio em 2013, no qual procuro expor novidades e algumas ideias pessoais sobre os temas relacionados ao meu trabalho, especialmente às minhas maiores paixões: Tratamentos e Cirurgias da Surdez, Implante Coclear, Cirurgias do Nariz e Otorrinolaringologia Infantil.

Em março de 2015, reuni forças com algumas das mais experientes fonoaudiólogas especializadas em diagnóstico auditivo do Rio de Janeiro e sob a gerência de minha esposa, a escritora Paula Pfeifer Moreira, estruturamos a equipe SONORA, onde acolhemos e cuidamos juntos dos pacientes em busca de reabilitação auditiva.

Divido meu trabalho entre o consultório, as cirurgias e as viagens para simpósios, cursos e congressos, no Brasil e no exterior.