Antes de falarmos sobre atraso na fala das crianças é importante entender que existe um período crítico no desenvolvimento infantil, em que as áreas do seu cérebro responsáveis pela fala e a linguagem estão em formação. Essa fase vai do nascimento aos 3 anos de idade e deve coincidir com um período de intensa estimulação comunicativa, com ambientes ricos em sons, imagens e acesso à fala e à linguagem humana.
Conceitos Sobre o Atraso na Fala
É nesse cenário que se torna muito importante a vigilância da audição dos bebês e crianças, seja com o teste da orelhinha, obrigatório em recém nascidos, seja através da observação do comportamento e das reações da criança à medida que ela avança.
A falha em estimular o cérebro na hora certa com sons e fala pode prejudicar de maneira definitiva a futura habilidade linguística da criança.
O desenvolvimento da linguagem no bebê começa muito antes do aprendizado da fala.
Na medida em que eles começam a usar o choro, o sorriso e outros gestos como sinais de fome, tristeza, contentamento ou solidão… Por volta dos 6 meses de idade, os bebês já compreendem que a fala dos pais e demais pessoas que os cercam é um canal de comunicação.
Mesmo que eles ainda não tenham a capacidade cerebral e motora para articular palavras e falarem, eles já podem “conversar”, dando atenção a quem fala com eles e respondendo com gestos e resmungos à sua própria maneira.
O ritmo da aquisição da fala e linguagem entre as crianças é muito variado, sendo assim importante observar se o passo-a-passo desse caminho segue seu rumo natural.
Abaixo, fiz a tradução para o português de um checklist criado pela Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição, que pode auxiliar aos pais a saberem se seus filhos seguem os degraus da boa aquisição de linguagem e quando pode haver um atraso na fala preocupante..
Qualquer falha nessa evolução deve ser avaliada por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.
Como identificar o Atraso na Fala em Crianças
Existem alguns critérios para identificar o atraso da fala em bebês e crianças. Veja abaixo o que é esperado em cada idade.
Até os 3 meses
- Reage a sons altos
 - Acalma-se ou sorri quando ouve a fala
 - Reconhece sua voz e pára de chorar ao ouvi-la
 - Pára ou inicia a sucção enquanto mama ao ouvir a voz
 - Articula sons com a boca
 - Chora de maneira diferente para necessidades diferentes
 - Sorri ao ver vocês
 
Dos 4 aos 6 meses
- Segue os sons com os olhos
 - Reage ás mudanças no seu tom de voz
 - Da atenção a brinquedos que produzem sons
 - Presta atenção à música
 - Balbucia sons diferentes, inclusive começando com p, b, m, imitando a maneira correta de falar
 - Dá risadas
 - Balbucia quando está excitado ou insatisfeito
 - Produz murmúrios brincando sozinho ou com você
 
Dos 7 meses a 1 ano
- Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música
 - Vira-se para a direção dos sons
 - Presta atenção quando você fala com ele
 - Entende palavras comuns “água”, “mamar”, “sapato”
 - Atende à chamados como “vem cá”
 - Balbucia sílabas repetidas como “dadada”, “papapa”
 - Balbucia no intuito de receber atenção
 - Tenta se comunicar com gestos como levantar os braços
 - Imita diferentes sons da fala
 - Fala uma ou duas palavras como “papai”, “mamãe” ou “não” até um ano
 
De 1 a 2 anos
- Aponta para algumas partes do corpo quando você fala o nome delas
 - Obedece comandos simples (“chuta a bola”) e entende perguntas simples (“cadê seu sapato?”)
 - Se diverte com histórias, músicas e rimas simples
 - Aponta para figuras em livros quando você fala os nomes
 - Aprende novas palavras regularmente
 - Fala perguntas simples com uma ou duas palavras
 - Junta duas palavras como “mais água”
 - Usa os sons das consoantes no inicio das palavras
 
De 2 a 3 anos
- Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou perguntar
 - Pronuncia os sons de k, g, f, t d e n.
 - Fala de um jeito que pessoas da família e amigos entendem
 - Refere-se aos objetos pelos nomes corretos para mostrá-los ou pedi-los
 - Consegue nomear quase todas as coisas
 
De 3 a 4 anos
- Ouve quando você chama de outro cômodo
 - Ouve a TV no mesmo volume que as demais pessoas da casa
 - responde perguntas simples como “quem”, “O quê?”. “Onde?”, “Porquê?”
 - Pode falarsobre suas atividades, na escola ou fora dela
 - Usa frases com quatro ou mais palavras
 - Fala com facilidade sem repetir sílabas ou palavras
 
De 4 a 5 anos
- Presta atenção às pequenas histórias e responde perguntas simples sobre elas
 - Ouve e entende a maioria das coisas que são ditas em casa e na escola
 - Usa frases com riqueza de detalhes
 - Conta histórias até o fim
 - Comunica-se facilmente com outras crianças e adultos
 - Pronuncia corretamente a maioria dos sons, com exceção de alguns poucos (l, s, r, v, z, ch)
 - Faz rimas
 - Reconhece algumas letras e números
 - Usa a gramática dos adultos
 
Atraso na fala em bebês e crianças: OTORRINO
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3 respostas para “ATRASO NA FALA em bebês e crianças em 2025: Até quando é NORMAL?”
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[…] Apresenta atrasos no desenvolvimento da fala […]
[…] os pais têm receios com o atraso da fala de suas crianças, e os sinais de alerta não são evidentes para os leigos neste assunto. Escrevo […]