A surdez em idosos, na maioria dos casos, pode ser muito ajudada através do uso de aparelhos auditivos. Infelizmente, recebo vários pacientes no meu consultório que ouviram de um médico o seguinte:
“O senhor ainda não precisa de aparelho!“
MALDITA FRASE!
Pior ainda quando dita por um profissional que deveria zelar pela saúde auditiva.
É por isso que é tão importante que um otorrinolaringologista com vasta experiência em surdez seja consultado em casos de perdas auditivas. Os prejuízos sociais, emocionais, familiares e físicos da perda auditiva não tratada, especialmente nos idosos, são gigantescos.
Dizer para um idoso com perda auditiva leve a moderada que ele “ainda não precisa usar aparelhos” é o mesmo que dizer:
- “O senhor não precisa mais ouvir tão bem.”
- “Como aposentado, o senhor não precisa mais estar tão atento às conversas”
- “Para que ouvir a voz dos seus netos?”
- “Música? Quem precisa disso?”
- “Falar ao telefone? Peça para alguém falar por você…”
- “O senhor já fez o seu papel na educação dos seus filhos, agora não precisa mais participar tanto dos assuntos familiares”
- “Pode ser que o senhor não ouça uma sirene, um interfone ou o alarme, mas é só ficar mais atento para não sofrer nenhum acidente”
- “Na sua idade existe um risco maior de quedas e fraturas, e embora os aparelhos auditivos possam te ajudar a evitá-los, não vale a pena usá-los”
- “Mesmo q perda auditiva sendo um fator de risco para depressão e doença de Alzheimer, ainda não está na hora de pensar nisso”
Audição, visão e os idosos
Audição e visão de qualidade são importantíssimos na manutenção da boa saúde. E mais ainda para os idosos. Óculos e aparelhos auditivos existem há décadas e estão aí para ajudar!
Seus pais, avós e bisavós não merecem ficar isolados do resto da família, ouvindo mal, sem interações sociais significativas. Ouvir mal não é normal, não importa em qual idade seja.
LEIA MAIS
A surdez em idosos e o risco de demência
Está provado: aparelhos auditivos podem salvar o seu cérebro
1 comment