Todos os pais têm receios com o atraso na fala de suas crianças, e os sinais de alerta não são evidentes para os leigos neste assunto. Escrevo o artigo de hoje com o objetivo de simplificar o assunto. Devo chamar sua atenção para um ponto sensível: ao menor sinal de desconfiança, procure imediatamente um médico otorrino para descobrir se a sua criança tem algum grau de perda auditiva. A surdez é uma emergência em crianças, especialmente nas que estão em fase de desenvolvimento de linguagem.
O DESENVOLVIMENTO NORMAL da fala em crianças
Quando a analisamos fala e linguagem, como outros aspectos do desenvolvimento da criança, a variabilidade no tempo e no desenvolvimento é muito grande. Entretanto, não podemos resumir o tema num conceito como “tem que estar falando aos X anos“, pois é bem mais complexo do que isso.
Para pais, professores, pediatras e todos os que acompanham as crianças o mais importante é estarem atentos aos possíveis sinais de alerta do atraso de fala.
Existem várias tabelas que listam as capacidades que espera-se que a criança já tenha adquirido em cada idade. Elas são um bom guia, mas podem causar confusão. Nem sempre é fácil saber o que fazer quando uma dessas capacidades parece não ter sido adquirida, e às vezes um dos pais acha que a criança é uma “tagarela” e o outro discorda, dizendo que ele “não fala nada”.
FALA X LINGUAGEM
Fala e linguagem são coisas diferentes.
Fala é o ato de se expressar através das palavras produzidas pela articulação dos lábios, da língua, e das demais estruturas da garganta, além do papel da vibração das cordas vocais.
Já a linguagem tem um conceito bem mais amplo e inclui todas as formas de se expressar e de captar as informações que tenham sentido comunicativo.
Assim, para uma boa linguagem, além de falar adequadamente é importante ouvir bem, enxergar e ter a inteligência necessária para se comunicar e se exprimir, seja através da fala ou não.
OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO NA FALA
Sinais de alerta são aqueles que devem servir de motivo para se procurar ajuda especializada junto a médicos otorrinolaringologistas, foniatras, pediatras, neurologista pediátricos e fonoaudiólogos. São eles:
Em qualquer idade:
- Crianças que não reagem aos sons ou que não balbuciam ou produzem sons com a voz.
Entre 1 e 2 anos de idade:
- Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais
- Não tentar imitar sons ou palavras
- Preferir gestos do que a voz para se comunicar
Após os 2 anos:
- Não produzir palavras ou frases espontaneamente
- Repetir palavras sem sentido para a comunicação
- Tom de voz anormal ou anasalado
- Dificuldade de compreender o que a criança diz na maior parte das vezes em que fala.
CAUSAS do atraso de fala em crianças
Causas possíveis do atraso no desenvolvimento da fala, quando não é apenas uma variação normal de criança para criança.
- As alterações da língua (freio de língua curto)
- Alterações neurológicas que afetem a cognição (aprendizado, inteligência, memória)
- Surdez de origem genética ou oriunda de infecções crônicas dos ouvidos
- Pouca estimulação das crianças pelos pais e demais adultos que cuidam. As crianças aprendem a falar ouvindo. Muitas vezes a criança pode ter um atraso na fala mesmo havendo audição e cognição perfeitas, apenas por serem pouco estimuladas verbalmente pelos pais com historinhas, conversas e demais interações interações orais que devem fazer parte do dia a dia.
O QUE FAZER SE O SEU FILHO TEM ATRASO NA FALA?
O primeiro passo é consultar um otorrinolaringologista. Caso deseje marcar a sua consulta com o Dr. Luciano Moreira, basta usar o botão de WhatsApp no rodapé da página ou então.
PÁGINAS RELACIONADAS:
- Ronco e Apnéia do Sono
- Cirurgia do Septo Nasal e Rinoplastia
- Riscos da Apneia do Sono em Crianças
- Causas e Consequências de Respirar pela Boca
- Atraso na Fala. Até Quando é Normal?
- Bela Respiração
18 comments
Meu filho tem 3 anos , gagueja muito e fala tudo errado. O que devo fazer???
Olá Renata,
Você deve levá-lo a um médico otorrinolaringologista e a uma fonoaudióloga de sua confiança.
Abraço
Meu netinho tem 1 ano e 6 meses e não fala nada estou preocupada mas agente pergunta a ele quem é quem aonde está oq se pede ele amostra as pessoas certas eas coisas aonde estão.
Meu filho tem 2,4 anos e produz poucas palavras perceptiveis.Na maioria das vezes produz sons sem sentido.Seria algum tipo de problema?
Olá Luciana, tudo bem?
Ele precisa ser avaliado por um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo que trabalhe com linguagem.
Um abraço,
Luciano Moreira
Meu filho tinha 22 meses e já dizia muitas palavras como lachinha, mamã, pai, leitinho, peixinho, agora está com 27 meses e parece que esqueceu tudo. Não faz nada do que se pede, ultimamente tem tido um comportamento estranho, as pessoas falam com ele e ele não comunica. Como frequenta a creche desde os 5 meses hoje questionamos a educadora e ela diz que ele regrediu, antes parecia que ia ser uma criança muito esperta e agora está estranho, quando junta as crianças para ouvir uma estória ele prefere ficar sozinho a correr de um lado para o outro aos saltos. Por favor ajudem-me estou a ficar desesperada!
Olá Natália,
Bom dia. Sei filho precisa ser avaliado o quant o antes por um otorrinolaringologista e possivelmente fazer alguns exames para avaliar a audição e a linguagem com um fonoaudiólogo.
Abraço,
Boa noite!
Meu filho tem 3 anos, acabou de fazer. Ele fala tudo porém nem sempre com clareza e tenho muita dificuldade de entende-lo. Muitas coisas entendo pois convivo com ele e sei o que ele quer dizer. Biscoito ele diz “coiti”. Água ele diz “ua”. Assistir ele diz “sistir”. Porém consegue falar super herói, Angry bird, Power ranger com clareza. A pediatra dele( primeira e única) diz que não é alarmante e não é necessário encaminhá-lo para o fonoaudiólogo. Mas eu já estou a ponto de consultar com esse especialista. Pode me orientar, por favor?
Olá Lucivania,
Bom dia. Perdoe mas não posso opinar sobre o caso específico pela internet sem ter avaliado pessoalmente seu filho.
Entretanto sugiro que busque levá-lo a um especialista, otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.
Abraço,
Luciano Moreira
Olá!
Meu sobrinho tem 5 anos. Ele compreende bem as palavras possui uma conversa compreensível e com sentido. No entanto, as vezes apresenta gagueira e não pronuncia o R em palavras como “preto = peto”, “brincar = bincar”, mas em outras como cachorro, rato, fala normalmente.
É normal ou é um atraso no desenvolvimento da fala? O que devo fazer?
Obrigada.
Olá Vanessa,
Bom dia. Ele precisa ser avaliado por um otorrino e por uma fonoaudióloga que cuide de linguagem. Pode ser necessário algum tratamento.
Um abraço,
Luciano Moreira
Boa noite
Tenho uma prima que tem 1 ano e 6 meses, ela só fala mama, papa, pão e meu nome, Ana… Ela compreende o que falamos e se perguntamos onde está alguém ela aponta… Ela prefere apontar a responder falando; conversando com minha mãe já pensamos em falar com minha tia para levá-la a um fono, é necessário nessa idade dela?
Olá Ana,
Tudo bem?
Aconselho levar para uma avaliação profissional.
Um abraço,
Luciano Moreira
Tenho filhas gêmeas e aos 2 anos e meio ainda não falam nada, não fazem o menor esforço, tudo conseguem por meio da pirraça. Brincam com as outras crianças e são muito divertidas, mas não falam o neuro, fono, psiquiatra e terapeuta ocupacional descartaram o autismo, mas também não deram mais nenhuma opção, elas vão ao CAPIS uma vez por semana e à creche? alguém já viu caso assim? elas nasceram prematuras e passaram quase um mês na incubadora.