Comprar aparelho auditivo não é uma tarefa fácil, especialmente para aqueles que são novatos no assunto e acabaram de receber um diagnóstico de surdez. Está claro que a reabilitação auditiva através dos aparelhos de audição pode melhorar a interação social, o desempenho escolar e profissional, fazendo com que os pacientes se relacionem com as pessoas e o meio ambiente de forma mais efetiva e menos sofrida. Entretanto, para os que têm perda de audição, foram avaliados por médicos e fonoaudiólogos e tiveram indicação de usar ou testar aparelhos, muitas dúvidas ainda permanecem.
Como comprar Aparelho Auditivo sem errar na sua escolha?
Procuro sintetizar aqui 6 coisas importantes que se deve ter em mente antes de partir para os aparelhos auditivos. A compreensão de cada um desses pontos ajuda a evitar decepções causadas por desconhecimento e melhorar a aderência ao tratamento. Você também deve conhecer as principais diferenças entre aparelhos auditivos, e saiba que informação de qualidade é poder quando se trata desse assunto.
Converse com quem já usa aparelhos auditivos para NÃO ERRAR na compra do seu APARELHO AUDITIVO
Paula Pfeifer, autora do Crônicas da Surdez e criadora do movimento Surdos Que Ouvem possui um grupo com 22.000 pessoas com deficiência auditiva que são usuárias de aparelhos auditivos do Brasil inteiro. É o melhor lugar para você conversar diretamente com outras pessoas que já usam aparelho auditivo há mais tempo e tirar todas as suas dúvidas ANTES de comprar os seus aparelhos auditivos. Com as informações certas, você economiza muito dinheiro, tempo e energia. E ainda consegue ótimas dicas para se adaptar melhor e mais rápido ao uso dos seus aparelhos auditivos. No Clube, você irá encontrar pessoas que usam aparelho auditivo de marcas como Phonak, Resound, Widex, Signia, Oticon, Telex, Unitron, Rexton, etc. Além de descobrir preços de aparelhos auditivos, você poderá pedir opiniões aos usuários e conhecer os prós e contras de cada um.
Esse grupo vem transformando milhares de vidas desde que começou. Se você é pai ou mãe de alguém com deficiência auditiva, também pode participar. Para se tornar membro do CLUBE dos Surdos Que Ouvem, esse é o caminho.
Escrevi um post sobre um artigo que mostra o papel “protetor” do cérebro que os aparelhos auditivos têm em quem precisa deles. Rapidamente choveram mensagens com dúvidas sobre os aparelhos auditivos. Saiba que saúde auditiva é saúde cerebral.
Paula Pfeifer também criou uma série de aulas com todos os segredos da indústria da audição que você deve conhecer antes de comprar o seu aparelho auditivo. As aulas reúnem tudo o que ela aprendeu sobre comprar aparelhos auditivos em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia. Torne-se aluno AQUI.
6 coisas que você deve saber ANTES de comprar aparelho auditivo
-
- Converse com quem já usa aparelhos auditivos (o Clube dos Surdos Que Ouvem é o lugar perfeito para isso)
- Saiba que aparelhos auditivos não são como óculos
- Saiba que o SUS fornece aparelhos auditivos
- Entenda que aparelhos auditivos dão defeito e têm vida útil
- Compreenda que usar aparelho auditivo não é motivo de vergonha
- Adquira os seus aparelhos auditivos no Brasil (e entenda porque eles custam caro)
- Aqui estão os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Se você é novato no mundo dos aparelhos auditivos e está cheio de dúvidas, recomendo que vá conversar diretamente com pessoas que usam aparelho auditivo nos grupos do Clube dos Surdos Que Ouvem. E se você está em vias de comprar o seu primeiro aparelho auditivo, é fundamental que assista essas aulas para não cometer os erros mais básicos na hora de escolher o seu aparelho de audição. No site Crônicas da Surdez você também encontra uma infinidade de conteúdos de alta qualidade sobre perda auditiva, AASI, IC, acessibilidade, direitos dos surdos e muito mais.
Aparelhos Auditivos não são como óculos
Aparelhos auditivos evoluem todos os dias. Sua tecnologia pode chegar a proporcionar aos usuários algumas capacidades que os ouvintes normais não têm, como transmissão do som sem fio e filtros de ruído para ambientes barulhentos.
Entretanto, diferentemente dos óculos, eles não são capazes de corrigir a audição ao padrão normal. Para mais detalhes, leia esse texto no Crônicas da Surdez.
Torne-se membro do CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM e fique em contato direto com quase 22.000 usuários de aparelhos auditivos do Brasil inteiro para trocar experiências!
Aparelho Auditivo custa caro
Sim, vivemos no Brasil onde quase tudo é caro demais se comparado aos outros países. Embora aparelhos auditivos, especialmente os mais tecnológicos, sejam caros em todos os lugares, nós sempre acabamos pagando um pouco mais.
Cotação do dólar, vendas em pequena escala, baixa concorrência, existem muitas explicações possíveis para esse fenômeno e ele extrapola meus conhecimentos econômicos, mas o fato é que para se comprar bons aparelhos auditivos hoje no Brasil, é preciso gastar um bom dinheiro e nem sempre isso é possível. No Brasil já existe um fabricante nacional de aparelho auditivo de baixo custo.
Uma coisa muito importante quando se avalia preço é que você deve encarar seu aparelho mais como um serviço contínuo (uma assinatura), do que como uma compra, já que você sempre precisará da assistência dos fonoaudiólogos da empresa.
Não compre aparelhos sem testá-los o tempo suficiente para que os conheça, ou se você não se sentiu bem atendido ou à vontade. Na dúvida, procure outro serviço e compare todos os aspectos.
Aparelhos Auditivos grátis através do SUS
Sim, temos no Brasil um programa de adaptação gratuita de aparelhos auditivos, bancado pelo governo, (ou pelo contribuinte, se preferir). O programa de saúde auditiva do SUS está espalhado principalmente pelas grandes e médias cidades em todo o país. Infelizmente essa distribuição não é uniforme e nem sempre obedece critérios técnicos, mas existem vários centros que funcionam muito bem. Milhares de brasileiros se beneficiam todos os anos do programa de saúde auditiva com aparelhos gratuitos.
Aqui há um passo-a-passo que ensina como conseguir seu aparelho auditivo pelo SUS.
Aparelhos Auditivos dão defeito e têm vida útil
Aparelhos celulares, tablets, e eletrodomésticos não duram para sempre, e com alguma frequência quebram ou dão defeito. Precisam de pilhas para funcionar e elas acabam, muitas vezes na hora em que não deveriam.
Com os aparelhos auditivos não é diferente. Para o que não tem solução, resta o cuidado, comprometimento e o conhecimento do usuário.
Você precisará tratar seu aparelho com carinho, ou como seu melhor amigo, seguir as orientações do fabricante nos cuidados de limpeza e desumidificação, guarda-los sempre em local seguro e conhecido e ter sempre pilhas extras à mão.
Dessa maneira eles poderão te acompanhar por muitos anos e serão “eternos enquanto durarem“. Quase sempre, seja pela progressão da perda auditiva ou pelo desgaste natural do tempo, chegará o dia de trocá-los por outros melhores e com mais recursos. Quando a garantia dos seus aparelhos auditivos chegar ao fim, você pode procurar técnicos independentes que vão consertá-los a preços baixos.
Aparelhos Auditivos não são invisíveis e nem devem ser
Isso eu aprendi com a Paula Pfeifer, quando ela diz que “Não dá pra disfarçar o indisfarçável“. A surdez aparece muito mais do que qualquer aparelho auditivo, tenha certeza disso.
Apesar de entender que aparelhos auditivos não devem ser necessariamente feios e podem ser discretos ou até bonitos, não dá concordar com a filosofia do “invisível acima de tudo”.
Profissionais e empresas que exageram no foco da invisibilidade estão sabotando a causa da reabilitação auditiva, que deveriam defender antes de tudo. Trata-se de um tiro no próprio pé. Muito mais efetivo é estimular o orgulho e a autoestima de quem usa e quer mostrar seus aparelhos. Veja que bonito isso!
Adquira seus Aparelhos Auditivos no Brasil
Muitos pacientes e familiares me questionam sobre a possibilidade de comprar aparelhos fora do país, especialmente nos EUA. Como já falamos, os preços dos aparelhos por lá podem valer a pena dependendo da cotação do dólar. Infelizmente essa não é uma boa ideia e o barato pode acabar saindo caro.
Aparelhos auditivos precisam de manutenção e ajustes com frequência e esse serviço quase sempre é prestado pelo fonoaudiólogo que participou da venda.
Além disso eles são vendidos com uma garantia que, em geral, só é válida no país em que foram adquiridos.
Portanto, a menos que você tenha residência fora do país e possa ser acompanhado por lá, procure adquirir aparelhos o mais perto possível de onde mora.
Dicas de usuários de aparelhos auditivos
Paula Pfeifer compilou 10 dicas de quem já usa aparelhos auditivos sobre como escolher o melhor aparelho auditivo para você. Saiba também quais são as piores lojas de aparelhos auditivos e tudo o que as marcas de aparelhos auditivos NÃO te contam.
As coisas que ninguém conta sobre aparelho auditivos
Leia depoimentos de pessoas que usam aparelhos auditivos há muitos anos e têm muito o que compartilhar e ensinar sobre eles.
LEIA MAIS:
-
Como conseguir aparelho auditivo pelo SUS
-
Aparelho auditivo do SUS é bom?
-
Qual a melhor marca de aparelho auditivo que existe?
-
Conselhos para novos usuários de aparelhos auditivos
-
Como funciona sacar o FGTS para comprar aparelho auditivo
Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais
26 comments
Excelente texto Dr. Luciano !
Objetivo, muito bem elaborado e com informações muito importantes e úteis para o primeiro usuário. Parabéns!
Obrigado, Isabella!
Vindo de uma profissional experiente como você, vejo que o texto pode ajudar os pacientes que ingressam nesse meio.
Abraço,
Luciano Moreira
Otima. Matéria Dr. Eu descobri que tive uma perda auditiva considerável recentemente. Que eu vou precisa utiliza aparelho(02). O médico otorrinolaringologista que eu passei até me orientou que tem financiamento através de banco, no dia que ele me passou eu fique transtonado por saber que precisaria usa aparelho que não prestei atenção. O Sr. tem ciência que banco, e como faz para ter esse financiamento. Obrigado pela Atenção.
Que bom que gostou, Marcos.
Não tenho conhecimento desse tipo de financiamento.
Abraço,
Luciano Moreira
Marcos Souza, o banco do Brasil tem uma linha de crédito chamada de Acessibilidade onde financia em até 60x com juros bastante atrativos. Não trabalho no banco e sim em um centro auditivo no qual vários pacientes adquiriram através deste canal. Veja no site do BB crédito acessibilidade. Lá você poderá encontrar varias informações.
Eliete .Obrigado pela informação. Foi muito importante.
Abraço.
Excelente post!!!informações diretas e coerentes.Abraços.
Sou usuário e depende de aparelhos desde 5 anos.Hoje(57anos) usando ap.e implante do ouvido médio gostaria de falar da importância dos pais na infância em fazer com que seus filhos
sejam protetizados.Ouvir é importante para tudo e tem solução.Quanto mais cedo melhor.procure seu otorrino .
Não existe preconceito e sim SONS.
Parabéns Dr. Luciano!
Excelentes comentários!
Que todos que procuram por aparelhos auditivos tenham acesso a informações simples e objetivas como essas,
Grande abraço
Obrigado, Angelí,
Que bom que gostou! Simplicidade e objetividade nas informações são coisas raras mesmo.
Grande abraço,
Luciano Moreira
sou fono, trabalho com aparelhos ha 8 anos e nunca vi um texto comtanta clareza e ao mesmo tempo profundo sobre a realidade do uso dos aparelhos.
Parabens!
Olá Glad, que bom saber que o artigo é bem visto por você. Espero que ele auxilie também os teus pacientes.
Abraço,
Luciano Moreira
Parabens Dr Luciano, o artigo ficou bem objetivo, sou fono e trabalho com aparelho e infelismente as pessoas ainda vem com muitos mitos sobre este assunto, precisamos de pessoas como voçe para orientar a importancia e o beneficio do aparelho auditivo.
Obrigado, Tuane.
Grande abraço,
Luciano Moreira
Olá. Com relação aos preços eles poderiam sim serem mais baratos. Quase todos os impostos estão zerados e isentos. Sei disso por que área financeira e tributária. Mesmo com todos os custos de importação e desembaraço aduaneiro ainda sim os preços poderiam baixar em bastante. Um pessoa na minha família tem surdez e gastar com esses aparelhos é sempre uma afronta. Acredito que pouco mais da metade dos preços dos aparelhos são a tal da assinatura falada no texto acima, para atendimento. Então pergunto: precisa custar tudo isso? Será que não há um abuso por parte dos profissionais já que muitos cobram pelo atendimento após a adaptação?