Pesquisadores da universidade de Michigan e Harvard divulgaram resultados de um estudo que pode nos fazer rever um conceito importante sobre a surdez. Hoje entendemos que a surdez sensorioneural, aquela decorrente da lesão das células ciliadas da cóclea, é quase sempre definitiva, não curável. Uma das causas mais comuns desse tipo de surdez é a exposição exagerada ao barulho.
No estudo, liderado pelo pesquisador Gabriel Corfas, foi administrado tamoxifeno (medicação usada em alguns estágios do tratamento do câncer de mama) a camundongos com surdez causada pela exposição prévia ao ruído. Duas semanas após a administração, usando o exame de potencial evocado auditivo (BERA) semelhante ao que usamos na prática clínica em pessoas, observou-se a recuperação da audição. Essa melhora não foi verificada no grupo controle, que não usou droga.
O tamoxifeno atua no nível genético, aumentando a produção de uma neurotrofina (NT3), proteína que atua na comunicação entre as células ciliadas da orelha interna e o cérebro, recuperando a via auditiva.
Há um caminho a percorrer até sabermos se esses resultados pode ser reproduzidos em seres humanos. Entretanto, esse e outros estudos em andamento sugerem que, num futuro próximo, pacientes portadores de surdez induzida por ruído ou mesmo decorrente do envelhecimento poderão ser curados com a terapia genética abrindo uma linha de atuação na reabilitação auditiva.
Referências:
Neurotrophin-3 regulates ribbon synapse density in the cochlea and induces synapse regeneration after acoustic trauma, Gabriel Corfas, et al., eLife, DOI: http://dx.doi.org/10.7554/eLife.03564, published online 20 October 2014.
University of Michigan Health System news release, accessed 21 October 2014
5 comments
Muito interessante este post sobre a cura da surdez, que vez voltar ao tempo quando fui precurar ajuda medica ( Dr Luiz Lavinsky – meu anjo da guarda) por estar com problemas de audicao! Fui com muita esperanca de que Dr Luiz iria me curar da surdez!! Isto não correu e de certa forma fiquei muito decpcionada com a medicinal!!! Segui tratamento e indicacao de aparelhos auditivos e mais tarde IC, o que me fez reconquistar minha qualidade de vida. Grata por ter o Dr Luiz e sua maravilhosa equipe em minha vida, já se passaram 10 anos que uso IC e graças a ele sou quase uma ouvinte normal, mas sigo sem estar curada da surdez, como todos que usam IC! Prezado Dr Luciano, que as pesquisas sobre a cura evoluam para contribuir ainda mais com o mundo, objetivando a qualidade de vida. Afinal medicina eh cuidar de vidas! Tania
Compartilhei para que outras pessoas tb fiquem sabendo dessa novidade que haverá de dar certo! Cura da surdez a caminho!Amém!Tb fiz implante com Dr Lavinsky e sua equipe!Deu td certo até o momento de quase fechar sete anos de cirurgia e começou um barulho muito forte enão consegui mais colocar e fiz avaliação e não teve outro jeito vou ter que operar novamente e descobrir o que houve e foi na parte interna do IC.Sei que é para toda a vida mas comigo aconteceu e sei que fui a unica e uma outra pessoa mas de outra marca. Fiquei desesperada pq tinha td dado tão certo e tinha tido um ganho de audição muito bom!Mas vou tentar novamente e tenho fé que tudo vai se solucionar e Assim Seja!Fui tb muito bem atendida por toda equipe e foram maravilhosos! Regina