Sinusite: o que é, sintomas e tratamento – Dr. Luciano Moreira, Otorrino – Rio

A sinusite é uma doença muito comum. Ela é uma infecção por bactérias nos seios da face. Geralmente, os quadros de sinusite ocorrem por complicações de resfriados ou crises alérgicas

sinusite

As pessoas costumam fazer confusão entre sinusite, rinite e amigdalite.

O que é sinusite?

A sinusite é uma doença muito comum.

Ela é uma infecção por bactérias nos seios da face. Geralmente, os quadros de sinusite ocorrem por complicações de resfriados ou crises alérgicas

Seios da Face e Sinusite

Os seios da face ou cavidades paranasais são espaços repletos de ar situados dentro dos ossos da face, dispostos aos pares: maxilares, etmoidais, frontais e esfenoidais, um para cada lado. Suas funções são alvo de especulações como proteção contra traumas, ressonância da voz, diminuição do peso da cabeça entre outras.

Apenas os seios maxilares e os etmoidais estão presentes ao nascimento. Entretanto, nesta fase da vida eles ainda não estão completamente formados e continuam a desenvolver-se até a adolescência. Os seios esfenoidais iniciam o seu desenvolvimento somente aos dois anos de idade e os frontais, aos seis anos.

Sintomas da sinusite

Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, nariz entupido com produção de catarro amarelado e, eventualmente, febre e dor de cabeça.

Muitas vezes a tosse, principalmente ao acordar pela manhã, é o único sintoma da doença nas crianças. Repare que estes sintomas podem ser facilmente confundidos com um resfriado comum ou até mesmo com a rinite alérgica

Tratamento da sinusite

O tratamento da sinusite aguda infecciosa normalmente envolve o uso de um antibiótico, acompanhando ou não de descongestionantes, anti-inflamatórios e lavagem nasal com soluções salinas.

Em casos mais raros, de pacientes com infecções repetidas ou crônicas, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, com o objetivo de restaurar a funcionalidade da via aérea e eliminar tecidos com lesões irreversíveis. Trata-se da sinusectomia endoscópica funcional.

LEIA MAIS

GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Se você tem deficiência auditiva, torne-se membro do grupo fechado Surdos Que Ouvem no Facebook e converse com outras pessoas que têm surdez unilateral.

SIGA DR. LUCIANO MOREIRA NAS REDES SOCIAIS

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Dr. Luciano Moreira

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Dedicado à divulgação das novidades da especialidade, especialmente no tratamento da surdez, implante coclear, cirurgia do nariz e otorrinolaringologia infantil.

Outros Posts

Categorias

Open chat
Precisa de ajuda?