Afinal, surdez tem cura ou tratamento? A cura da surdez é uma realidade para muitos pacientes portadores de doenças como a otosclerose e a otite crônica após uma cirurgia ou um tratamento clínico – mesmo que o processo de base das suas doenças permaneça. Um paciente satisfeito com esse tipo de resultado inevitavelmente terá contato com outras pessoas que têm algum tipo de surdez, falará a eles do quanto melhorou e está feliz.
Isso faz com que muitos venham nos procurar buscando a mesma solução, o mesmo “milagre”. Mas como todos sabemos, não há milagres – ao menos, na Medicina…
SURDEZ TEM CURA OU TRATAMENTO?
Isso nos leva a um assunto já falado aqui antes: os tipos de surdez e seus tratamentos possíveis. Existem três tipos de surdez e algumas dezenas de causas para cada uma delas.
A surdez condutiva, causada por distúrbios da condução do som pelo conduto auditivo, tímpano e orelha média pode, em muitos casos, ser abordada por nós com um objetivo curativo, mesmo que isso não seja sempre possível.
Já a surdez neurossensorial ou sensorioneural, oriunda do dano às células nervosas (células ciliadas) da cóclea ou ao nervo auditivo, só pode ser curada num pequeno número de casos. Enquanto a cura da surdez sensorioneural não chega, esse tipo de perda deve ser tratada, com aparelhos auditivos, implantes cocleares ou terapia fonoaudiológica de reabilitação.
Em pacientes que perderam completamente a audição ou que nasceram sem a mesma, o uso de implantes cocleares pode fazê-los ouvir, mas isso não significa cura. A pessoa vai depender do dispositivo para ouvir assim como o hipertenso precisa de um remédio diário para manter sua pressão arterial controlada. É o que chamamos de tratamento paliativo.
O terceiro tipo, a surdez mista, é aquele em que há perda auditiva causada pelos dois mecanismos acima descritos.
No quadro abaixo tendo incluir algumas das principais causas de perda auditiva encontradas por nós, divididas por tipo e seu potencial curável X tratável.
Surdez CURÁVEL X Surdez TRATÁVEL
Por fim, mas não esqueçamos que além de curável e tratável a surdez também é muitas vezes prevenível! Aqui você conhece os fatores de risco e o que você pode fazer para preserva sua audição. Além disso lembre sempre, cada caso é um caso e a experiência de cada paciente com o tratamento é única.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
Se você tem algum grau de perda auditiva ou se é mãe de um bebê ou criança com perda auditiva, não deixe de conhecer o Clube dos Surdos Que Ouvem.
LEIA MAIS
21 comments
Tenho otoscletose e ela só avançou mesmo com a cirurgia especifica eu piorei então recorri ao IC pois já não escutava mais com meus AASI. Estou na fase de fonoterapia para alcançar o entendimento das palavras.
Olá Eliane,
Sim, como ressaltei no fim do texto, cada um vive seu problema de forma única. A possibilidade de cura da surdez através da cirurgia da otosclerose é alta mas ainda assim uma minoria de pacientes não obtêm sucesso. O importante é sempre estar se buscando a melhor maneira de se tratar, como você está fazendo. Parabéns! Abraço.
Boia tarde? Tive que operar meu ouvido duas vezes tive Otoclerose e otite crônica nas duas vezes…e perdi totalmente a audição ouvido direito..
Seria colocado uma prótese na segunda cirurgia, mais devido ao inflamação ter sido de grande alcance na aérea a quase atingindo as meninges meu médico achou melhor não colocar um corpo estranho no ouvido operado.
Desenvolvi leitura labial, e vive “quase normalmente” só não posso ficar escuro ai tds percebem minha surdez.
Não posso usar aparelho por enquanto ele acha não vai resolver muito agora, ouvido recém operado e perigoso…Foi tratável mais perdi audição.
Tenho 53 anos hj a primeira cirurgia fiz com 40 anos e outra a mais ou menos 3 anos, ele disse que tenho fazer acompanhamento permanente para não voltar..
É possível fazer implante coclear prá que tem otosclerose estapediana?Fiz cirurgia no ouvido esquerdo há 20 anos atrás, resolveu, mas continuo com perda auditiva gradativa.
Sim Cintia, é possível. Mas para estar indicado o implante, a perda auditiva deve ser de um grau bastante avançado, quando não houver a possibilidade de recuperá-la ou tratá-la, seja com uma nova estapedectomia ou com o uso de aparelhos auditivos.
Bom dia!!!
Doutor, por favor, queria informações, a respeito de quais exames são necessários para detectar a real situação de minha mãe, ela diz que uma vez soltaram uma bombinha embaixo da cadeira que ela estava, e a partir daí, ela não escuta de um ouvido. Na época, ela devia ter uns 20 e poucos anos, hoje ela tem 53. Nunca procurou tratamento, nem foi a otorrino, ela sente muita vergonha ao falar disso. Sei que a primeira atitude é procurar auxílio médico, mas queria mais informações pra poder prepara-la para isso. É um assunto que a deixa extremamente triste.
Obrigada.
Olá Renata, o procedimento básico e bastante simples seria uma consulta com um otorrinolaringologista seguida de uma audiometria. É bem provável que daí já saia uma opção de tratamento. Abraço,
Olá, Renata. Ela precisa de uma consulta com um otorrinolaringologista, seguido de uma audiometria. Esse primeiro passo já pode ser o suficiente para traçar o tratamento. Abraço,
Olá! Gostei do que li aqui e gostaria de um esclarecimento e tem uns amigos querendo me ajudar! Tenho uma perda auditiva (escuto o som da pessoa falando mas não entendo as palavras no total(leio mais os lábios) as vezes não escuto som nenhum. Tenho 53 anos e já tive desde os 23 anos de idade todos os sintomas da Meniere, hoje tenho apenas todos os tipos de barulho e alto dentro da cabeça. Aparelho auditivo que uso são fornecidos pelo SUS e só amplificam os sons atrás de mim, nunca me ajudam a ouvir quem está falando. Tenho atualmente um interno e não estou nem usando pois de nada me adianta. Só sei ouvir onde me trato que é stress! Minha igreja quer me ajudar pois eles veem meu desespero.Quase nem saio, não assisto televisão, enfim tenho vida isolada. Mas consigo me comunicar mesmo conversando com as pessoas(aviso do meu problema e peço para falarem de frente). Me disseram que posso ter Meniere, mas onde me trato disseram que não olham isto. A minha perda é moderada nos dois ouvidos. O senhor pode me esclarecer alguma coisa e fornecer endereço para possível contato! desde agradeço e Deus abençoe a todos que aqui entram!
Ola Glaucia,
Me perdoe mas não posso opinar sobre nenhum caso específico via internet. O endereço e contato do consultório encontra-se no site, à direita.
Abraço,
Bom dia Doutor Meu filho de dez anos tem perda auditiva moderada em ambos ouvidos ,.Ele usa aparelhos auditivo desde os seis anos de idade , sua perda auditiva é genética .Pesquisando na internete encontrei matérias a respeito de implantes com celulas tronco ,gostaria muito de mais informaçoes a respeito destes avanços ,Gostaria de saber se ha algum outro tratamento mais eficaz que o uso do aparelho .Desde ja agradeço sua atençao
Olá Maria, bom dia.
Existem muitas pesquisas em células tronco, terapia genética e nanotecnologia em andamento. Você pode acompanhar nos posts que publico nessa área: https://portalotorrino.com.br/cura-da-surdez/.
Um abraço,
Luciano Moreira
Boa noite Dr. Meu filho recen nacido tem 18 dias de vida e nao passou no teste do ouvido, foi diagnosticafo risco de surdez ,foi entao remarcado pra 15 dias depois, essa situacao e grave? muito grato pela atencao.
Olá Ricardo,
Tudo bem? O mais importante é que vocês façam todos os testes para concluir se há algum problema auditivo. Não deixe de repetir o teste da orelhinha e seguir as orientações da equipe. Infelizmente não é possível nem permitido que eu opine pela internet sobre a gravidade de um caso que não atendi.
Um abraço,
Luciano Moreira
boa tarde,fiz a cirurgia de osteosclerose a cinco meses,obtive uma melhora muito boa da audição no incio nos três primeiros meses com o passar dos dias notei que eu perdi um pouco da audição,não estava como no inicio da cirurgia,isso e possível digo ter uma melhora depois uma piora na audição?
Olá Cintia,
Possível é, mas não é esperado. O importante é avaliar os motivos que levaram a isso.
Abraço,
Luciano Moreira