· Envelhecimento: a exposição ao barulho ao longo dos anos pode levar a perda auditiva.
· Hereditariedade: mutações genéticas estão entre as causas mais comuns de surdez e elas podem ser herdadas. Há mutações que causam uma maior fragilidade do ouvido aos sons ou a medicações por exemplo.
· Exposição ao barulho: A exposição a ambientes barulhentos no trabalho é causa comum de surdez. Operários de linhas de produção e mesmo músicos estão neste grupo de risco. Ruídos provenientes de atividades de lazer como fogos de artifício, motores de motocicletas ou mesmo ouvir música muito alto como ou sem fone de ouvido também pode causar surdez definitiva, ás vezes em apenas alguns minutos.
· Medicações: Alguns antibióticos, quimioterápicos, diuréticos e anti-inflamatórios estão entre os remédios mais tóxicos para os ouvidos e a audição.
· Doenças: alguma doenças que podem lesar a cóclea e as vias auditivas como podem levar a surdez, como a meningite e a rubéola.
3 comments
Adoro ler tudo o que se refere a perda auditiva. Eu herdei do meu pai a otosclerose. Dos 3 filhos, somente eu mulher vim a ter isto. Nunca aceitei quando jovem, passei a usar o AAI com meus 26 anos. Trabalhei durante 31 anos sem comentar com os colegas sobre minha deficiência. Somente após a aposentadoria é que esta doença me deixou na mão quase 100%. Aí sim, conheci este site, conheci Crônicas da Surdez e Implante Coclear e até minhas conversas com os amigos é em torno da minha perda e da meu implante. Aguardando a ativação e posteriores satisfações com o uso dele poderei dar meus depoimentos enquanto isso curto muito seus textos. Obrigada!!!!!
Tenho zumbido muito alto nos meus ouvidos. Como e onde tratar!? Já fui em alguns otorrinos que me disseram que não há tratamento e não me deram a devida atenção. Tenho 64 anos e muito medo da surdez. Vocês podem me ajudar a aliviar esse sintoma?
Obrigada.
Helena Masurk
Boa Noite, Helena.
Seria um prazer te ajudar. Há alguma opções para o zumbido mas isso deve ser avaliado numa consulta e alguns exames.
Estou a sua disposição.
Abraço e saúde!
Luciano