Zumbido no ouvido (em inglês, tinnitus) é qualquer percepção auditiva que não corresponda a um som real. Trata-se portanto de um som fantasma. Já os pacientes descrevem seu zumbido das mais diferentes formas: chiado, cachoeira, TV fora do ar, buzina, sirene, panela de pressão e por aí vai… Gosto muito de contar histórias que vivo no consultório todos os dias através dos meus pacientes. A história de hoje, muito engraçada, tem o zumbido no ouvido como tema.
CENA REAL SOBRE ZUMBIDO NO CONSULTÓRIO
Último paciente do dia. Fim da consulta de um senhor operado trinta dias antes para fechar uma perfuração no tímpano, recebendo alta da cirurgia e a liberação para voltar à vida normal:
– Parabéns! Teu tímpano e tua audição estão ótimos, te espero em 6 meses para uma nova revisão.
– Doutor, posso lhe perguntar uma coisa?
– Claro.
– Tenho um amigo que sofre com zumbidos. Ele me contou que descobriu recentemente que por trás disso há uma organização secreta internacional, não sei se russa ou americana. Ele disse que essa organização, valendo-se de alta tecnologia, mapeia pessoas ao redor do mundo que por seus conhecimentos e atividades, são uma ameaça. Então, eles enviam sinais através de satélites para incutir sons na cabeça dessas pessoas para distraí-las e neutraliza-las… Inclusive, tudo indica que o Hugo Chaves foi vítima dessa organização. O que você acha disso?
– Acho polêmico! :-0
SOBRE O ZUMBIDO NO OUVIDO
Zumbido não é um assunto fácil pra ninguém. Nem para os pacientes que se queixam e nem para os médicos e fonoaudiólogos que lidam com ele. A existência de muitas causas possíveis, inúmeros exames a serem feitos e diferentes formas de tratamento só mostra como é vasto e complexo o tema. Para os profissionais que querem se aprofundar no estudo, sugiro o tratado Textbook of Tinnitus, editora Springer, de 2011. O livro de quase 800 páginas conta com a colaboração de pesquisadores e especialistas de todo o mundo (inclusive brasileiros) e é fruto da iniciativa do excêntrico milionário Italiano Matteo de Nora, que se viu vítima do zumbido no ouvido após capotar com seu 4X4 no rali dos Faraós, no Egito, em 2004.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DO ZUMBIDO?
Estudos realizados para estimar a frequência de zumbido na população mostram que 80% das pessoas já experimentaram algum episódio e 20% o sentem de maneira mais contínua. Ironicamente, a perda auditiva (nos seus diversos tipos origens), capaz de privar as pessoas de sons importantes do dia a dia, também acaba “criando sons que não existem”, sendo ela a principal causa de zumbido. Outras causas podem ser de ordem vascular, neurológica, tumoral, psiquiátrica, traumática, muscular ou articular.
ZUMBIDO COSTUMA SER SINTOMA DE ALGUM GRAU DE SURDEZ
Mas como eu disse antes, o zumbido é na maioria das vezes decorrente de algum grau de surdez.
Tudo indica que, diante da privação da entrada de sons através dos ouvidos, o cérebro tende a uma disfunção nas áreas e conexões relacionadas ao processamento auditivo e isso pode gerar o zumbido para alguns pacientes. Nessas situações, algumas pessoas estão mais sujeitas à percepção e ao consequente desconforto causados por essa atividade neural anormal. Essa predisposição pode estar relacionada à fatores psíquicos, como o medo de ter uma doença grave, ansiedade e depressão.
Assim, uma das técnicas mais atuais no tratamento do zumbido, o tinnius retraining therapy – resultado do modelo neurofisiológico para o zumbido criado pelo Prof. Jastreboff – atua no nível neuropsicológico, com aconselhamento e esclarecimento do paciente e seu problema, além do uso de aparelhos geradores de sons que induzem a habituação. Habituação é um fenômeno relacionado à plasticidade das conexões neuronais e é capaz de fazer que ao longo do tempo nosso cérebro passe a “ignorar” um zumbido que se tornou contínuo, fazendo que o paciente deixe de percebe-lo.
ONDE ENCONTRAR OUTRAS PESSOAS QUE TÊM ZUMBIDO?
No Clube dos Surdos Que Ouvem você entra em contato direto com milhares de pessoas que têm zumbido no ouvido e estão espalhadas pelos quatro cantos do Brasil. É muito bom trocar experiências com quem entende o que você está passando e pode compartilhar informação e vivências com você.
CUIDADO COM DIAGNÓSTICOS FATALISTAS DE ZUMBIDO
Uma curiosidade fruto desse modelo neurofisiológico é que, diagnósticos negativos e fatalistas que frequentemente são apresentados aos pacientes, do tipo “não há o que fazer, aprenda a conviver com o zumbido”, além de não serem verdadeiros, têm um enorme poder de piorar o desconforto dos pacientes.
Hoje sabemos que no primeiro contato com alguém queixando-se do zumbido nossa postura deve ser de informadora e tranquilizadora, por um lado ditando o rumo da investigação e da conduta médica, e por outro, explicando que a maioria absoluta dos pacientes ficará muito melhor ao longo do tempo.
Para além da complexidade e das histórias, há muito o que se fazer na vida real pelos pacientes que nos procuram com a queixa de zumbido nos ouvidos.
Antes de qualquer coisa, ter em mente que o zumbido é um sintoma de algo além, não menosprezar a queixa nem jogar a toalha antes da hora. Em seguida, investigar e afastar as causas potencialmente graves, ou quando presentes, enfrentá-las. Por fim, cumprir nosso papel, aplicando todos os recursos disponíveis para a melhora do paciente.
REMÉDIOS PARA ZUMBIDO?
REMÉDIOS QUE CAUSAM ZUMBIDO?
Temos uma lista de medicamentos que podem causar zumbido e perda auditiva. Entretanto, a internet está povoada por tentativa de golpes, como remédios milagrosos para zumbido no ouvido. Assista ao vídeo abaixo para não cair nesses golpes.
RELATOS DE PACIENTES COM ZUMBIDO
Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais
?
?
25 comments
Um zumbido iniciado durante uma forte gripe, tem algum diferencial ou tratamento?
Sim, Roberto, pode acontecer em decorrência de alguma otite. Procure um otorrinolaringologista. Abraço,
Olá Doutor!
Passei também por essa cirurgia de timpanoplastia, porém minha audição não voltou ao que era. O médico queria tentar uma nova cirurgia para saber o que aconteceu mas morro de medo de perder a audição por completo! Sei que é impossível um diagnóstico sem saber exatamente do meu caso, mas gostaria de saber se é comum para o Dr. a revisão da cirurgia de timpanoplastia para pessoas em que a audição não volta.
Aguardo!
Olá Ana. Sim, isso pode acontecer.
Abraço e boa sorte.
Boa tarde Doutor!
Eu acordei completamente tonto, com zumbido no ouvido esquerdo e logo depois veio a perda total da audição nos dois ouvidos… Após o diagnóstico, pois foi dito pela equipe médica que o líquido do ouvindo interno estava vazando, fístula perilinfática… Passei mais de 30 dias sem ouvir nada, e agora, depois de quase dois anos, eu ouço muito poucoaparelho auditivo nós dois ouvidos,
Boa tarde Dr. Luciano.
Há 20 anos coloquei uma prótese interna no ouvido direito e 10 anos depois no esquerdo, devido a uma otosclerose e tenho zumbidos com frequência, quase diariamente…não escuto 100% e nos exames de audiometria o resultado gira em torno de 80%… mas, como ainda sinto q/ estou perdendo minha audição, talvez o zumbido seja em decorrência disso. Esse ano vou procurar um otorrino e fazer uns exames.
Olá Maria Izabel. É importante que você esteja mesmo fazendo exames de audiometria para monitorar a evolução da sua perda. Abraço
olá Dr!
Em 2009, numa época de muito stress na minha vida, tive uma perda auditiva de 80% ( medido por audiometria) e zumbido no ouvido esquerdo, sem causa aparente. Fiz todos os exames possíveis e imagináveis e não obtive êxito em descobrir o que causou. O médico que cuidou do meu caso me passou medicamentos e fez uma dieta retirando chocolate, cafeína, álcool, cigarro e qualquer tipo de exercício físico. Hoje recuperei praticamente toda audição mas o zumbido não me abandonou. :(
Bom dia Dr.
tenho zumbidos parecido com um bilhão de grilos.é constante e não dá folga.
tenho quase 50 anos e nenhum histórico na parte auditiva.
O que me diz Dr. .?
Código de Ética Médica.
Capitulo XIII
“É vedado ao médico:
Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.”
Dr. Luciano a um ano comecei a setor um barulho no ouvido parecido com o barulho de um sopro, vento. Procurei um otorrino e a consulta foi marcada para 15 dias. A principio não me incomodava mas com o passar do tempo os barulhos externos começaram a me incomodar muito parecia que eu tinha um rádio mal sitonisado no meu ouvido. Não conseguia ouvir nenhum barulho, tudo me incomodava. Fiz uma audiometria e tive uma oeda auditiva de 45%. O médico me receitou Betina e Tanakan por 90 dias e retornasse ao consultório e me falou que isso não tinha cura e que o tratamento era paliativo. Hoje o zumbido que ouço é completamente diferente. Ouço um chiado misturado com o antar de um grilo no ouvido direito e um outro grilo que não consigo identificar onde. No princípio não sentia tonturas mmas no mês de dezembro comecei a sentir e o médico mandou que eu voltasse a tomar Betina 2x ao dia. Minha audição teve uma melhora. Resultado da ultima audiometria. Perda auditiva neuro sensorial leve em 0,25k 0,50k 3 k 4k e moderada 6k 8khz. Se o Sr. puder me ajudar agradeço.
Abraços e desculpe pela consulta.
Código de Ética Médica.
Capitulo XIII
“É vedado ao médico:
Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.”
DR. Boa noite tenho um tipo diferente de som no ouvido. A mas de 5 anos escuto um barulho vinte quatro horas.de um martelo batendo fortemente em uma placa de ferro. Já fiz alguns exames e fui encaminhada p um hospital pelo setor público da qual nunca marcaram uma se quer cons
uta também perdi um pouco da audição . tem dia que esto muito irratada não sei o que fazer .por favor me ajude .rj
Olá,
Código de Ética Médica.
Capitulo XIII
“É vedado ao médico:
Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.”
Procure um otorrinolaringologista!
Abraço,
Sofri com zumbidos muito intensos por alguns meses sem diagnosticar a causa. Hoje não tenho nenhum zumbido mais, apesar de perceber uma diminuição na audição. percebi que meus zumbidos estavam relacionados à tensão e preocupação com o estado de saúde de minha mãe e o medo inevitável da perda. Ela faleceu a 2 anos e os zumbidos acabaram sem nenhum tratamento. Quanto a redução da audição fiquei decepcionada com o médico q me disse que é irreversível mesmo sem nenhum exame!!
Há oito meses perdi minha audição, perfurei meu tímpano com cotonete,desde então fico ouvindo um zumbido insuportável…Tem chances de eu voltar á ouvir !?
Ola Telma,
Me perdoe mas não posso opinar sobre nenhum caso específico via internet, mas você precisa ser avaliada por um otorrinolaringologista o quanto antes.
Abraço,
Um dia acordei com uma dor forte na nuca …e uma forte pressão na cabeça..
fui ao banheiro fazer um xixi ,,,,e na hora , o ouvido esquerdo ficou “mudo” e começou o zumbido ..faz mais de 2 anos ..e estou com ele ate agora …fui em todos os otorrinos de primeiro escalao …os melhores….os Tops Tops …
sabem o que eles sabem ? sobre o Zumbido ?? NADA NADA NADA NADA….
Tomo Betarsec – Vicog – para amenizar …e as vz esqueço dele …
Se alguem tiver novas noticias …de uma alo
Pessoal , nao querendo deixa-los preocupados , mas desisti da melhora …procuro nao prestar atencao no problema e tentar viver a vida ….Nao fique prestando a atencao nele ….esqueca-o.!
Doutor,
Minha sogra fez uma timpanoplastia e voltou com alta perda de audição e um barulho muito forte no ouvido, uma situação que está impedindo ela de ter uma vida normal. O que você aconselharia? Isso é causado por erro médico?
Olá Judson,
El precisa de uma reavaliação médica e de exames complementares.
Abraço,
Luciano Moreira
Comecei a ouvir zumbidos no meu ouvido direito por valta dos 19 anos agora tenho 20.estou muito mal pensei em me suicidar,o zumbido só ameniza quando ouço radio,mas quando faz silencio começa tudo de novo.acho que deve ser algo com meus dentes.se houver alguma relação de zombido com os dentes me informem por favor.