Sinusite

SinusiteO que é?

A sinusite é uma doença muito comum. Ela é uma infecção por bactérias nos seios da face. Geralmente, os quadros de sinusite ocorrem por complicações de resfriados ou crises alérgicas

Seios da Face

Os seios da face ou cavidades paranasais são espaços repletos de ar situados dentro dos ossos da face, dispostos aos pares: maxilares, etmoidais, frontais e esfenoidais, um para cada lado. Suas funções são alvo de especulações como proteção contra traumas, ressonância da voz, diminuição do peso da cabeça entre outras.

Apenas os seios maxilares e os etmoidais estão presentes ao nascimento. Entretanto, nesta fase da vida eles ainda não estão completamente formados e continuam a desenvolver-se até a adolescência. Os seios esfenoidais iniciam o seu desenvolvimento somente aos dois anos de idade e os frontais, aos seis anos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, nariz entupido com produção de catarro amarelado e, eventualmente, febre e dor de cabeça. Muitas vezes a tosse, principalmente ao acordar pela manhã, é o único sintoma da doença nas crianças. Repare que estes sintomas podem ser facilmente confundidos com um resfriado comum ou até mesmo com a rinite alérgica

Tratamento

O tratamento da sinusite aguda infecciosa normalmente envolve o uso de um antibiótico, acompanhando ou não de descongestionantes, anti-inflamatórios e lavagem nasal com soluções salinas.

Em casos mais raros, de pacientes com infecções repetidas ou crônicas, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, com o objetivo de restaurar a funcionalidade da via aérea e eliminar tecidos com lesões irreversíveis. Trata-se da sinusectomia endoscópica funcional.