ZUMBIDO em bebês e crianças – Dr. Luciano Moreira

zumbido em crianças e bebês

O zumbido não é exclusividade dos adultos. A escritora Paula Pfeifer relata em seu livro Crônicas da Surdez que sua lembrança mais antiga do zumbido remonta aos 6 anos de idade! Crianças também têm zumbido.

Recebi a seguinte pergunta no Instagram: “Meu bebê de 8 meses está fazendo exames para surdez unilateral. Como saber se o meu bebê tem zumbido?

Vamos às premissas sobre ZUMBIDO:

1. Zumbido é um sintoma não uma doença
2. Zumbido é uma sensação auditiva (de qualquer tipo) sem que haja um som real externo
3. Se só a própria pessoa “ouve” o seu zumbido, nós do sabemos que ele existe quando ela nos comunica isso

ZUMBIDO em adultos

Falando de adultos, se colocarmos pessoas que nunca se queixaram de zumbidos em um ambiente totalmente silencioso e pedirmos que eles tentem perceber se ouvem algum zumbido, um
grande número deles vai dizer que sim. Entretanto no seu dia a dia eles nunca tinham se queixado. Não vamos então dizer que eles “têm zumbido” certo?

Isso nos levaria a uma definição um pouco mais elaborada de zumbido que seria “ouvir e SE INCOMODAR com um som que não existe de fato”.

ZUMBIDO em bebês e crianças

Mas finalmente chegando no seu bebê. Não acho que essa deva ser uma grande preocupação, pois além de ser impossível de ter certeza, crianças costumam se incomodar menos com “barulhos” em geral, não é?

Agora, em crianças pequenas que têm zumbidos muito fortes ou incômodos, eles vão manifestar isso de forma indireta, através de alguns sinais do comportamento, como irritabilidade, choro, alterações do equilibro, desconforto com barulhos muito altos, alterações do sono, etc…

insÉ mais ou menos a mesma lógica de crianças com dor.

Mais posts sobre ZUMBIDO

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Dr. Luciano Moreira otorrino

Dr. Luciano Moreira – CRM-RJ 65192-3

Médico Otorrinolaringologista especializado em cirurgias da audição

Outros Posts

Categorias

Precisa de ajuda?